Lista completa de Questões de Economia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A análise econômico-ambiental trata da avaliação de custos e benefícios derivados do consumo de atividades que geram danos ambientais, incluindo, aí, as políticas de controle ambiental. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Embora a criação de mercados de licença de poluição estimule o desenvolvimento de tecnologias mais limpas, por ser uma solução privada de correção de externalidade, retira da autoridade ambiental a possibilidade de controle das emissões, implicando, assim, danos ambientais mais elevados.
A análise econômico-ambiental trata da avaliação de custos e benefícios derivados do consumo de atividades que geram danos ambientais, incluindo, aí, as políticas de controle ambiental. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A cobrança da água no rio Paraíba do Sul inclui, além da cobrança pela águas captadas no manancial e pelo seu consumo, a cobrança pelo despejo de efluente na bacia hidrográfica. Isso constitui uma forma de internalização de externalidades por meio de regulamentação via quantidades, que visa controlar os níveis de poluição dessa bacia.A inexistência de mercados para os bens e serviços ambientais requer o uso de soluções alternativas para atribuir valores econômicos a esses bens e serviços. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
No método da avaliação contingente, a ausência de restrição orçamentária pode induzir as pessoas avaliadas a sobrestimarem o preço dos danos ambientais, conduzindo, assim, ao aumento da variância das respostas.
No que diz respeito aos custos da proteção ambiental, julgue os itens subsequentes.
Uma forma de levar em conta os custos sociais associados à deterioração do meio ambiente, representados pelas reduções de bem-estar da comunidade, e que não são apreçados pelos mercados privados, consiste na imposição de taxas corretivas pigouvianas.
A ideia de crescimento sustentável, bem como aquelas referentes à otimização do uso dos recursos naturais, são tópicos relevantes da economia ambiental. A respeito desses tópicos, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a regra de Hotelling, a exploração eficiente de um recurso não renovável requer que a renda de escassez derivada da extração desse recurso cresça mais rápido que a taxa de juros de mercado.
A ideia de crescimento sustentável, bem como aquelas referentes à otimização do uso dos recursos naturais, são tópicos relevantes da economia ambiental. A respeito desses tópicos, julgue os itens que se seguem.
A recomendação de que os lucros derivados da valorização das commodities primárias sejam investidos nos setores de infraestrutura vai ao encontro da regra de Hartwick, de acordo com a qual a manutenção, em níveis constantes, dos níveis de consumo per capita de uma sociedade requer que os ganhos auferidos com o uso dos recursos naturais não-renováveis sejam investidos em capital material.
A ideia de crescimento sustentável, bem como aquelas referentes à otimização do uso dos recursos naturais, são tópicos relevantes da economia ambiental. A respeito desses tópicos, julgue os itens que se seguem.
O fato de que, na visão dos defensores da forte sustentabilidade, o crescimento sustentável exige a manutenção do estoque presente relativo de capital natural conflita com a hipótese de que as isoquantas entre recursos naturais e capital material sejam formadas por ângulos retos paralelos.
Considere o texto a seguir: Muitos bens intermediários podem passar pelo comércio atacadista antes de atingir a empresa que irá utilizálos na produção. Plástico, ferro e aço são exemplos desses bens. Entretanto, são os bens finais que mais freqüentemente passam pelo comércio atacadista e pelo comércio varejista antes de chegarem ao consumidor. No estudo de mercado, quando da elaboração de um projeto, os canais de comercialização geralmente são analisados sob determinados aspectos. Em relação a esses aspectos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Práticas comerciais usuais.
II. Políticas de estoque adotadas.
III. Porte financeiro dos agentes envolvidos.
IV. Capacidade financeira dos agentes envolvidos.
V. Possibilidades de mudanças.
Considere o texto a seguir: Os planos econômicos aplicados na economia nacional, em sua maioria, foram heterodoxos. Pode-se citar, por exemplo, o Plano Cruzado, o primeiro deles, foi heterodoxo. As razões que levaram o governo a implantar o plano, por exemplo, foram: o regime militar, que governou o país desde 1963; o fim do período do milagre econômico, quando ficou evidente que a manutenção dos níveis de crescimento daquela época dependia cada vez mais de condições externas favoráveis e estas expectativas não se confirmaram; e a 1.ª crise do petróleo, em 1973, que trouxe aumento de custos, alta dos juros internacionais pela diminuição da disponibilidade de crédito e queima das reservas internacionais pela maior necessidade de pagamento das importações de petróleo. Depois, vieram os Planos Bresser, Verão, Collor e Real. Este último, com base no 'consenso de Washington', receitado pelo Fundo Monetário Internacional, a partir de 1990, visando promover o ajustamento macroeconômico de países em dificuldades, como era, no caso, a situação do Brasil. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as regras básicas do consenso.
I. Disciplina fiscal e reforma tributária.
II. Câmbio de mercado e juros de mercado.
III. Privatização das estatais e abertura comercial.
IV. Redução dos gastos privados e direito à propriedade intelectual.
Considere o texto a seguir: Tanto o Estado da Bahia quanto outros Estados da região têm se beneficiado, nos últimos anos, de significativos investimentos em alguns setores da economia nacional. A região, antes desprestigiada, pós-planos econômicos, está melhorando a sua participação no mercado nacional. A Bahia, com forte crescimento no mercado regional, tem assumido crescente importância na atração de capitais, exercendo a liderança dos Estados nordestinos. Alguns fatores têm permitido que o produto manufaturado no Nordeste pudesse chegar ao núcleo principal do mercado nacional com preços competitivos. Em relação aos fatores que contribuíram/possibilitaram o crescimento e desenvolvimento econômico da Bahia, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Baixo custo de mão-de-obra, incentivos fiscais e escala mínima do mercado regional.
II. Bons salários, pagos pelas empresas que passaram a instalar-se na região.
III. Expansão da fronteira agrícola, focada no crescimento significativo da produção de grãos no oeste da Bahia e na fruticultura.
IV. A existência de um ambiente favorável às novas oportunidades de investimentos, do ponto de vista institucional, que passa pela capacidade do governo de organizar instituições públicas, articulando-as com as privadas, de forma a constituir um clima propício ao crescimento econômico e assegurar a estabilidade das regras do jogo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...