Lista completa de Questões de Economia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Há sazonalidade de período anual numa série temporal de dados mensais de produção. Logo,
é preciso substituir a tendência linear pela logarítmica.
para dessazonalizar, é preciso calcular as variações percentuais dos dados de cada mês em relação aos de seis meses anteriores.
a variação percentual do dado de um mês, em relação ao dado de doze meses antes, não deve apresentar sazonalidade.
a correção da sazonalidade deve ser realizada somando- se os dados trimestralmente.
as variações percentuais entre dados consecutivos mensais não apresentam sazonalidade.
A análise microeconômica examina as escolhas dos agentes econômicos na presença de restrições de preferência, tecnológicas e orçamentárias. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A redução do desemprego, que começa a ser observada nas economias que emergem da recente crise econômica mundial, por viabilizar a expansão da produção, desloca a curva de possibilidade de produção para cima e para a direita.
Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação econômica de projetos.
Suponha que a produção de um certo detergente seja uma atividade poluente que gera uma externalidade negativa diretamente proporcional à quantidade produzida. Então, a quantidade produzida privadamente ótima será superior à quantidade ótima do ponto de vista social.
A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens de 68 a 72.
Programas de pesquisa e desenvolvimento que elevam a capacitação da mão de obra e introduzem processos produtivos mais eficientes, empreendidos por empresas de uma indústria, beneficiam as empresas que não desenvolveram esses programas e, portanto, geram economias externas de escala para as empresas não-participantes.
Suponha que a demonstração de resultados de uma empresa, que produz um único produto, apresente as seguintes informações:
Suponha, ainda, que a produção dessa empresa seja de 1.000 unidades e que a alíquota de imposto de renda seja zero. Considerando esses dados, julgue os itens que se seguem.
Essa empresa deve produzir 1.400 unidades para cobrir seus custos fixos, visto que sua margem de contribuição unitária é igual a R$ 8,00.
A inexistência de mercados para os bens e serviços ambientais requer o uso de soluções alternativas para atribuir valores econômicos a esses bens e serviços. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O método da produtividade marginal, no qual se estima a produção sacrificada do trabalhador associada ao dano ambiental, é recomendado para os casos em que os efeitos ambientais são localizáveis, como é o caso dos custos de saúde associados à poluição atmosférica.
Considere o texto a seguir: Seus princípios gerais proporcionam as bases para a análise dos custos e da oferta dos bens produzidos. São também peças fundamentais para a análise dos preços e do emprego dos fatores, assim como da sua alocação entre os diversos usos alternativos na economia. É possível afirmar-se que ela, a ______, desempenha dois papéis extremamente importantes: que se relaciona com a idéia de que a ela serve de base para a análise das relações existentes entre produção e custos de produção; aquele que mostra que ela também serve de apoio para a análise da procura da firma com relação aos fatores de produção que utiliza. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto apresentado.
Assinale a alternativa correta. Essa lei descreve o comportamento da taxa de variação da produção, quando é possível variar apenas um dos fatores, permanecendo constantes os demais. À medida que uma empresa aumenta a sua produção por meio de uma função de produção, onde todos os fatores de produção são fixos, menos um, alteram-se as proporções de combinação entre os fatores. Essa alteração não se faz totalmente ao sabor das próprias intenções da empresa; ela é regida pelo(a)
O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do sistema financeiro brasileiro. NÃO é de sua competência
regular o valor externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos.
estabelecer a meta de inflação.
zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras.
fixar a taxa de juros vigente no Brasil.
propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...