Lista completa de Questões de Economia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que a análise do balanço de pagamentos no Brasil permite avaliar o relacionamento do país com o resto do mundo, assinale a opção correta.
Considerando os fatores fundamentais para determinar o saldo da balança comercial, quanto maior for a renda do país, melhor será o saldo da balança comercial.
As duas formas de contabilizar as exportações e as importações são FOB (free on board) e CIF (cost, insurance and freight), sendo a segunda a que adiciona ao custo da mercadoria os custos com frete e seguro de transporte até o destino. Por isso, considera-se o preço CIF para efeito do balanço de pagamentos.
Quando ocorre um superavit em transações correntes, verifica-se a geração de poupança externa necessária ao financiamento de investimentos.
A transferência líquida de recursos para o exterior equivale ao saldo de serviços de fatores, acrescido das transferências unilaterais.
Em uma economia cuja poupança bruta do setor privado e o saldo em conta-corrente se mantenham constantes, o governo deve aumentar o deficit do balanço de pagamentos para elevar o nível de investimento na economia.
Segundo a lei dos dispêndios crescentes, postulada por Adolf Wagner, em 1880, e válida até hoje, os gastos públicos têm uma tendência a representar parcelas cada vez maiores do produto interno bruto (PIB). A esse respeito, assinale a opção correta.
Para não sobrecarregar excessivamente a carga tributária, é importante que o aumento de gastos seja financiado com elevações da dívida.
Fatores demográficos e urbanização são os principais responsáveis pela validade da lei dos dispêndios crescentes no mundo moderno.
O aumento do PIB per capita permite aliviar as pressões sobre o crescimento dos dispêndios públicos.
O aumento da produtividade das economias em relação aos serviços privados tem contribuído para compensar a elevação global das despesas públicas.
Durante o período de governos contrários à intervenção governamental na economia, países como o Reino Unido e os Estados Unido da América conseguiram reduzir a participação dos gastos públicos no PIB.
Dados extraídos das Contas Nacionais do Brasil, no ano de 2006 (em milhões de reais):
- Consumo Intermediário 2.087.032
- Despesa de Consumo Final 1.903.679
- Variação de Estoque 8.012
- Formação Bruta de Capital Fixo 389.328
- Produto Interno Bruto 2.369.797
Com tais informações, é correto deduzir que, naquele ano, as exportações de bens e serviços foram superiores às mportações de bens e serviços, em milhões de reais, em
183.353.
60.766.
68.778.
76.790.
53.998.
O saldo da conta corrente do balanço de pagamentos de um país foi positivo em um determinado período. Isso significa, necessariamente, que
houve entrada líquida de capitais externos no país.
a renda líquida enviada ao exterior foi positiva.
as amortizações de empréstimos externos contraídos foram inferiores às entradas de novos empréstimos.
o país está financiando o resto do mundo com uma parcela de sua poupança interna.
Os lucros auferidos no Brasil por uma empresa estrangeira aqui atuante são incluídos no(a)
produto interno bruto do país.
produto nacional bruto do país.
exportação brasileira.
renda nacional brasileira.
entrada de capital do exterior no Brasil.
O envio para o exterior dos juros dos empréstimos externos, contraídos por empresas que operam no Brasil, é registrado, no balanço de pagamentos do país, como
déficit comercial.
serviço da dívida externa.
perda de reservas internacionais.
amortização da dívida externa.
saída de capital financeiro.
No que se refere à contabilidade nacional e ao sistema monetário, sabe-se que
o Produto Interno Bruto (PIB) de um país é sempre maior que suas exportações.
o Produto Interno Bruto (PIB) de um país é sempre igual ao seu Produto Nacional Bruto (PNB).
o multiplicador monetário é definido como a razão entre os meios de pagamento e a base monetária.
a velocidade-renda de circulação da moeda é a razão entre os meios de pagamento e o total das reservas internacionais.
um balanço comercial superavitário implica necessariamente acumulação de reservas internacionais pelos residentes do país.
Comparando os conceitos de Produto Interno Bruto (PIB) e de Produto Nacional Bruto (PNB) de um país, conclui-se que
PIB > PNB se o país for desenvolvido.
PIB < PNB se o país for um grande importador.
PIB = PNB se o país tiver uma economia muito aberta.
PNB > PIB se a renda líquida recebida do exterior for positiva.
PNB > PIB se o país apresentar um déficit no balanço comercial.
Considerando que a análise macroeconômica permite analisar os princípios econômicos que se aplicam ao conjunto da economia, com ênfase nas questões relativas à determinação da renda e do nível de preços, julgue os itens de 46 a 61.
Os lucros distribuídos pelas empresas sob a forma de dividendos integram a renda disponível, porém, não são incluídos no produto interno bruto (PIB).
O estudo da economia internacional oferece um ferramental apropriado para examinar as questões do comércio entre as nações, bem como aquelas referentes às finanças internacionais. A respeito desse estudo, julgue os itens de 65 a 74.
No balanço de pagamentos do Brasil, as compras de ações de empresas brasileiras por estrangeiros, observadas recentemente na BOVESPA, são registradas como crédito na conta de capital e financeira do balanço, e, simultaneamente, como débito no balanço de transações correntes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...