Lista completa de Questões de Economia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A análise das demandas individual e de mercado constitui um dos pilares da teoria microeconômica. Acerca desse assunto, julgue C ou E.
Supondo-se que, no Brasil, o uso de transporte coletivo seja um bem inferior, conclui-se que o efeito renda decorrente do aumento do preço das passagens de ônibus contribui para reforçar o efeito substituição, o que reduz a demanda por esse tipo de transporte.
O gráfico abaixo mostra duas curvas de oferta de maçãs, de curto e de longo prazos, traçadas a partir de preço e quantidade iniciais p0 e q0.
Examinando o gráfico, afirma-se que
S1 é a curva de oferta de longo prazo.
S2 é a curva de oferta de curto prazo.
maçãs não têm bens substitutos para os consumidores.
S2 é mais elástica em relação a preço que S1, no ponto (q0 ,p0).
a elasticidade em relação a preço é constante ao longo de S1.
Uma empresa maximizadora de lucro, atuando num mercado em competição perfeita, fabrica e vende 100 unidades mensais de seu produto ao preço de R$ 10,00/unidade. Se os preços de todos os seus insumos aumentarem 20% e o preço de seu produto no mercado aumentar para R$ 12,00/unidade, o novo número de unidades que produzirá mensalmente será
120
100
110
maior que 120
menor que 100
O gráfico abaixo mostra a curva de oferta (S) de uma indústria competitiva, considerando apenas seus custos privados.
Como a produção da indústria causa danos ambientais, se eles fossem internalizados, ou seja, representassem efetivamente custos para a indústria, a curva de oferta seria (S), tracejada no gráfico. Se (D), no gráfico, for a curva de demanda pelo produto e se não houver outras distorções alocativas na economia, a perda social, devido aos custos ambientais não internalizados, corresponderia à área do
trapézio ABDE.
trapézio ABCF.
trapézio ABCE.
triângulo CEF.
triângulo CDE.
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Um aumento de 1% na renda desse consumidor faz que sua utilidade aumente em mais que 1%.
As elasticidades cruzadas da demanda desse consumidor são diferentes de zero.
No caso em que os preços PX e PY são fixos, um aumento de 1% na renda desse consumidor faz que ele aumente em menos que 1% o consumo dos dois bens.
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação às curvas de indiferença, assinale a opção correta.
Curvas de indiferença convexas implicam que se prefere sempre os consumos extremos de um dos bens ao consumo médio de todos eles.
As curvas de indiferença entre dois bens complementares perfeitos são linhas retas com inclinação -1.
As curvas de indiferença entre dois bens substitutos têm o formato da letra L.
Curvas de indiferença entre um bem neutro e um bem normal são linhas verticais em relação ao eixo do bem neutro.
Curvas de indiferença monotônicas implicam que elas têm inclinação negativa.
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto à dinâmica de determinação de preços e margem de lucro, assinale a opção correta.
Independentemente do tipo de mercado, toda empresa racional estabelece seus níveis de produção em que os custos marginais se igualam às suas receitas marginais.
A prática de discriminação de preços em mercados imperfeitos normalmente leva a perdas sociais.
Empresas em mercados de concorrência monopolística tendem a ter lucros elevados no longo prazo devido à característica de livre entrada e, consequentemente, concorrência de novas empresas.
Quantidades produzidas no equilíbrio de Cournot por empresas pertencentes a um duopólio tendem a ser superiores às quantidades produzidas no equilíbrio competitivo.
Se duas empresas duopolistas pudessem fazer uma coalizão, a produção das duas seria maior que se elas competissem à Cournot.
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com respeito à oferta e à demanda agregadas, assinale a opção correta.
No modelo de oferta e demanda agregadas em que a oferta de curto prazo seja positivamente inclinada, quando ocorre um choque de oferta adverso ocorre redução dos salários reais no curto prazo.
No modelo de oferta agregada de curto prazo positivamente inclinado, um choque que aumente o preço da matéria-prima importada reduz a taxa de desemprego natural.
A oferta agregada incorpora o mercado de bens, a moeda e as divisas.
O efeito taxa de juros incide sobre o consumo em decorrência de uma mudança no poder de compra do consumidor atribuída a uma mudança no nível de preços agregado.
Uma curva de demanda agregada muito inclinada nunca está associada a uma redução da arrecadação de tributos decorrente do aumento dos juros.
A representação estilizada que sugere que, a partir de certo nível de alíquota de imposto, qualquer elevação de taxa, em vez de aumentar a arrecadação total do governo, resulta em sua redução em virtude da evasão fiscal denomina-se Curva de:
Possibilidades de Produção;
Giffen;
Marshall;
Phillips;
Lafer.
Quando ocorre insuficiência de demanda agregada em relação à oferta agregada de pleno emprego, a medida de quanto a demanda agregada deve ser aumentada para que possa atingir o equilíbrio de pleno emprego denomina-se:
hiato inflacionário;
hiato deflacionário;
inflação de demanda;
desemprego estrutural;
vazamento de renda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...