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As agências de fomento estaduais
podem captar recursos junto ao público, incluindo a captação de recursos externos.
devem ser constituídas obrigatoriamente sob a forma de sociedade anônima de capital fechado.
podem ser transformadas em qualquer outro tipo de instituição autorizada a funcionar pelo BACEN.
estão proibidas de captar recursos provenientes de organismos e instituições financeiras internacionais.
estão proibidas de prestar serviços de consultoria e de agente financeiro.
O processo de privatização no Brasil foi iniciado no final dos anos 80 e intensificado na década de 90. Um dos motivos alegados pelo governo para legitimar a privatização das empresas estatais foi a necessidade de:
fomentar o acesso ao crédito público e privado
transferir divisas para investimentos estrangeiros
obter recursos para financiamento de obras públicas
gerar receitas para redução da elevada dívida estatal
recuperar os custos de manutenção das empresas públicas
Durante o primeiro mandato do governo Lula, as exportações cresceram continuamente, atingindo US$ 137.807 milhões no ano de 2006. O bom desempenho do setor externo colaborou para a melhora do ambiente macroeconômico brasileiro no mesmo período. Entre os fatores que explicam o crescimento das exportações, incluem-se:
controle da inflação e elevação das taxas de juros
elevação do superávit primário e valorização cambial
ampliação da oferta de crédito e contenção da demanda interna
elevação do preço das commodities e desvalorização do câmbio
estabilização dos preços domésticos e redução das importações
A multiplicidade de instrumentos financeiros oferecidos nos mercados favorece:
a escolha de riscos separando agentes a eles avessos dos propensos.
a criação de instituições que administram riscos.
a análise e avaliação do comportamento ético de investidores a operadores.
a transparência na formação de preços de valores mobiliários.
o desenvolvimento econômico.
Considere o caso de uma economia aberta de um país pequeno em relação ao resto do mundo, com livre mobilidade de capitais:
um excesso de poupança interna sobre o investimento implica déficit na conta transações correntes.
um excesso de investimento sobre a poupança interna implica a necessidade de entrada de capital externo no país.
um excesso de investimento sobre a poupança interna implica aumento da taxa de juros no mercado internacional.
a livre mobilidade de capitais é suficiente para garantir a igualdade entre a poupança interna e o investimento.
um excesso de poupança interna sobre o investimento implica a entrada de poupança externa.
Em 1956, com a chegada de Juscelino Kubitschek à Presidência da República, o Brasil busca estabelecer um Plano de Metas cujo objetivo era crescer cinquenta anos em cinco , privilegiando 5 setores da economia brasileira: energia, transporte, indústrias de base, alimentação e educação. No Plano de Metas não se contemplava:
criação de mercados oligopolizados.
financiamento do gasto público, via expansão dos meios de pagamentos e empréstimos externos.
crescimento do departamento I e da indústria produtora de bens de consumo durável.
desestímulo ao programa de industrialização por substituição das importações em favor das empresas exportadoras.
presença de empresas estatais e multinacionais na economia.
Em nível teórico, a abordagem tradicional do comércio internacional, com suporte no teorema de Stolper-Samuelson, refere-se ao processo de abertura comercial como uma forma de reduzir as disparidades de salário entre trabalhadores qualificados e não-qualificados nos países em desenvolvimento. Esse argumento tem como pressuposto o fato de a liberalização comercial
diminuir o preço do fator abundante (trabalho não-qualifi cado) nos países em desenvolvimento.
reduzir o prêmio do trabalho qualificado.
melhorar os termos de troca em favor das importações.
piorar os termos de troca em favor das exportações.
aumentar o prêmio do trabalho qualificado.
No Brasil, o governo Lula, que sucedeu, em 2003, ao de Fernando Henrique Cardoso, optou por uma política econômica de
manutenção de um substancial superávit primário no orçamento do setor público, para ganhar a confiança internacional.
contínua desvalorização cambial, para beneficiar as exportações.
aumento das taxas de juros, para incentivar o investimento.
rolagem compulsória dos títulos da dívida pública, para equilibrar financeiramente o governo.
forte expansão dos gastos públicos de investimento, como % do PIB, para promover o crescimento.
A respeito do desenvolvimento brasileiro no pós-guerra, julgue os itens a seguir.
Em 1983 houve, no Brasil, um crescimento econômico com redução dos índices de desemprego em consequência do ajuste externo monitorado pelo FMI.
A respeito do desenvolvimento brasileiro no pós-guerra, julgue os itens a seguir.
Os Planos Cruzado I e II elevaram os salários reais. Com isso, a pressão de demanda interna, associada a uma política de câmbio fixo, levaram à suspensão de pagamento dos serviços da dívida externa no início de 1987.
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