Lista completa de Questões de Economia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O grande aumento dos preços do petróleo, no início da década de 1970, fez-se acompanhar, no Brasil, pela(o)
redução da taxa de crescimento do PIB real.
redução da dívida externa.
redistribuição de renda para as classes mais pobres.
aumento das reservas internacionais em divisas estrangeiras.
aumento do superavit do balanço comercial.
O Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) é utilizado para valorar a compra e a venda no Mercado de Energia Brasileiro. O seu valor, para que seja utilizado no Sistema de Contabilização e Liquidação, é informado à(ao)
ONS
MAE
CCEE
ANEEL
ELETROBRAS
Tendo em vista a Lei no 9.478/97 (Lei do Petróleo), analise as afirmações a seguir.
I - A ANP é uma entidade de direito público, integrante da Administração Federal Direta, vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
II - A ANP tem por objetivo regular a contratação e fiscalização da indústria do petróleo, do gás natural e do biocombustível.
III - A União tem todos os direitos de exploração e produção de petróleo e gás natural em território nacional.
IV - A exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural serão exercidos mediante contrato de concessão firmado com a União por meio de tomada de preços entre empresas do setor que provem sua capacidade técnica para tal mister.
V - Cabe à União arcar com os custos da remoção dos equipamentos e bens que não sejam passíveis de reversão, quando da extinção da concessão, devendo indenizar, de forma justa, a empresa que explorava o bloco objeto da concessão, em caso de dano.
Estão corretas APENAS as afirmações
I e IV.
II e III.
I, III e V.
II, IV e V.
I, III, IV e V.
Economia - Efeitos Econômicos da Grande Depressão e da 2ª Guerra Mundial na Economia Brasileira - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A crise econômica mundial, que começou em 1929, teve consequências vitais para a economia brasileira, como o(a)
aumento da importância do setor agroexportador do café.
aumento do preço do café e da capacidade de financiar investimentos industriais.
início da industrialização do país, financiada pelo excedente da economia do café.
início do processo inflacionário brasileiro, associado à recessão mundial.
escassez de divisas, dificuldades de importar e aceleração da substituição de importações.
A globalização do espaço econômico torna o estudo da economia internacional cada vez mais relevante para o entendimento das relações de comércio entre as nações. A esse respeito, assinale a opção correta.
De acordo com o princípio das vantagens comparativas, a produção mundial total será maximizada se cada bem for produzido pelo país capaz de fazê-lo com os menores custos.
De acordo com a visão de Prebisch, as recorrentes crises, nas nações periféricas, causadas pelo desequilíbrio dos balanços de pagamentos, decorreram, em parte, do fato de às elevadas elasticidades-renda da demanda de importações terem-se contraposto as baixas elasticidades-renda das exportações da periferia, o que contribuía para a deterioração dos termos de trocas desses países.
Consoante a teoria da paridade do poder de compra, país cuja taxa de inflação é mais elevada que a que prevalece nas demais nações enfrenta pressões para apreciar a moeda nacional.
O modelo clássico de comércio internacional, formulado no começo do século XIX, não pode ser aplicado ao comércio de serviços.
No longo prazo, a adoção de barreiras comerciais, como, por exemplo, tarifas e quotas à importação, conduz ao aumento da taxa de câmbio real, o que favorece o aumento das exportações líquidas da economia e a redução do deficit de conta-corrente na economia.
A análise das demandas individual e de mercado constitui um dos pilares da teoria microeconômica. Acerca desse assunto, julgue C ou E.
Campanhas publicitárias bem-sucedidas, além de deslocarem, para cima e para a direita, a curva de demanda de mercado do produto anunciado, contribuem, quando promovem a fidelização do cliente, para tornar essa curva mais preço-inelástica.
Considerando a teoria da produção e dos custos, que fornece importantes elementos para a análise da formação de preços em distintos ambientes de mercado, julgue C ou E.
O êxito de um cartel depende não apenas das similaridades — considerando-se tamanho e poder de mercado — entre as diferentes firmas que o compõem, mas também da demanda do mercado em que o cartel opera, a qual deve ser elástica em relação ao preço.
Assinale a opção correta em relação a elasticidade da procura.
Um bem de luxo é um bem normal com elasticidade renda da demanda inferior a 1.
A elasticidade de uma demanda linear para preço igual a zero tende para infinito.
Quando a demanda for inelástica, a receita do produtor aumentará quando o preço do bem comercializado aumentar, mantidas as demais variáveis constantes.
Quando um bem for inelástico, a receita aumentará quando se aumentar a produção.
A elasticidade renda da demanda por um bem inferior é menor que 1.
Quando a elasticidade-renda de um bem é menor do que um e maior do que zero, pode-se dizer que se trata de um bem:
de luxo;
superior;
normal;
inferior;
complementar.
Com relação ao sistema tributário, quanto mais elástica em relação aos preços for a curva de demanda e menos elástica em relação aos preços for a curva de oferta, pode-se dizer que:
maior parcela de tributos recai sobre os consumidores;
o governo arrecada menos;
o governo arrecada mais;
maior parcela de tributos recai sobre os produtores;
há transferência de renda para os consumidores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...