Lista completa de Questões de Economia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Um projeto consiste em investir, inicialmente, R$ 100,00 e obter receitas mensais de R$ 20,00, nos 8 meses subsequentes. Seu período de payback, em meses, é
4
5
6
7
8
Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de conceitos básicos da economia de empresas, julgue o item abaixo.
Estratégias bem-sucedidas de diferenciação de preços permitem a fixação de preços maiores porque o consumidor permanece fiel aos atributos e características que a firma incorporou ao seu produto.
Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que a análise macroeconômica permite analisar os princípios econômicos que se aplicam ao conjunto da economia, com ênfase nas questões relativas à determinação da renda e do nível de preços, julgue os itens de 46 a 61.
A teoria q de Tobin supõe que as decisões de investimento são influenciadas tanto pelo preço das ações das empresas como pelos lucros futuros esperados associados ao capital instalado.
Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O estudo da economia brasileira contemporânea é importante para entender os desafios e as restrições a que ela está sujeita. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Apesar das pressões provocadas pela forte expansão da produção industrial e da demanda agregada, a desvalorização cambial de 1999 não foi acompanhada por altas da inflação em razão da política monetária restritiva adotada no período.
Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a macroeconomia, julgue os itens que se seguem.
Considerando-se determinada taxa de juros, para se obter o equilíbrio no mercado de moeda, é necessário variar o nível de renda da economia, de forma que a demanda por moeda para transações e especulação seja exatamente igual à oferta real de moeda.
O gráfico abaixo mostra Curvas de Phillips para uma determinada economia.
Analisando o gráfico, conclui-se que
taxa natural de inflação é igual a
taxa natural de desemprego é igual a u*.
curva A1 reflete expectativas de inflação mais elevadas que A2
curva B é de curto prazo, inelástica.
demanda agregada da economia é representada por B.
A curva de Phillips de curto prazo, expandida pelas expectativas, pode ser resumida pela seguinte expressão:
onde:
= taxa de inflação.
= taxa de inflação esperada pelos agentes econômicos.
u = taxa de desemprego.
u* = taxa natural de desemprego.
= choque de oferta.
= parâmetro positivo.
Analisando a expressão acima, é correto afirmar:
Mesmo que não haja choques de oferta e que a taxa de desemprego esteja muito próxima da taxa natural, a inflação não tende a desaparecer em virtude da inércia das expectativas dos agentes econômicos.
A taxa de inflação está correlacionada positivamente com a taxa de desemprego e negativamente com a inflação esperada pelos agentes econômicos.
A taxa de inflação será sempre constante, qualquer que seja o desemprego cíclico e mesmo na presença de choques de oferta.
Se os agentes econômicos tiverem expectativas racionais, o Governo terá êxito em reduzir rapidamente a inflação anunciando medidas de política monetária e/ou política fiscal restritivas da demanda agregada, mesmo que os agentes não se convençam que tais medidas serão realmente implementadas.
A taxa de inflação tende a diminuir quanto mais próxima a taxa de desemprego estiver de sua taxa natural.
As políticas monetária e fiscal representam instrumentos de atuação do governo, com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e com uma distribuição de renda justa. Neste sentido, se o objetivo principal do governo fosse o controle da inflação, a medida apropriada seria:
fixar a taxa de câmbio
diminuir o estoque monetário
aumentar os gastos do governo
elevar as tarifas de importações
ampliar a política de incentivo às exportações
O gráfico abaixo ilustra o modelo da curva de Phillips que incorpora as expectativas de inflação. A taxa natural de desemprego seria u.
Nesse gráfico,
só há escolha entre inflação e desemprego, a curto prazo.
a linha AB seria a curva de Phillips de curto prazo.
a linha CD seria a curva de Phillips de longo prazo.
a oferta agregada na economia seria como a linha CD.
u' se alteraria se a demanda agregada variasse.
O gráfico abaixo mostra duas curvas de Phillips, uma de longo prazo e outra de curto prazo.
Pela análise do gráfico é INCORRETO afirmar que
AB é uma curva de Phillips de curto prazo.
u* é a taxa natural de desemprego da economia.
há um trade-off de curto prazo, não permanente, entre a inflação e o desemprego.
as expectativas de inflação coincidem com a inflação que efetivamente se realiza, ao longo de AB.
não há trade-off de longo prazo entre a inflação e o desemprego.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...