Lista completa de Questões de Economia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A CVM, como autarquia federal à qual compete a fiscalização do mercado de valores mobiliários, tem competência para:
garantir que operações de interesse do Poder Público sejam aprovadas por sociedades privadas.
determinar aos administradores de sociedades fechadas que se abstenham de praticar certos atos.
interferir no funcionamento dos órgãos colegiados das companhias abertas.
impugnar atos praticados pelos diretores no exercício de suas atribuições.
fiscalizar todos os agentes que dele participam.
Dadas as normas vigentes no Brasil, pode-se afirmar que:
a competência da CVM exclui a das Bolsas.
a competência da CVM decorre, nos mercados sobre os quais atua, do objeto das operações celebradas.
no mercado de derivativos cambiais, a regulação da CVM exclui a competência do Banco Central do Brasil.
a competência da CVM concorre com a da SUSEP na fiscalização das operações de seguro de responsabilidade civil garantidoras da gestão de administradores de companhias abertas.
a reorganização societária de companhias abertas afasta a competência da CVM no que diz respeito a operações de cessão de controle.
A presença de corretores de valores mobiliários:
constitui monopólio privado na realização de operações em bolsas.
tem a ver com a assessoria de potenciais investidores.
reduz assimetrias de informação entre participantes dos mercados.
facilita a circulação de ações em diferentes mercados.
distribui responsabilidades na cadeia de informação.
A economia monetária analisa a oferta e a demanda de moeda, fundamentais para o estudo de importantes variáveis macroeconômicas, tais como taxa de juro e inflação. Com base nessa teoria, assinale a opção correta.
No Brasil, os depósitos especiais remunerados, os depósitos de poupança e as quotas de fundos de renda fixa integram o agregado monetário M2.
Caso as razões reservas/depósito e papel-moeda/depósitos sejam, respectivamente, iguais a 0,2 e 0,1, o multiplicador monetário será igual a 3,67.
Embora o uso crescente de cartões de crédito e de cartões de débito automático reduza a demanda de precaução por moeda, diminuindo a razão de deter moeda por motivos precautórios, a disseminação do uso desses tipos de cartão não altera a demanda de transações de moeda.
A redução, em 2008, pelo Banco Central americano (Federal Reserve – FED), da taxa de redesconto, de 3,50 para 3,25, indica que se visava reduzir o custo de crédito e, assim, estimular a economia.
A hipótese clássica da neutralidade da moeda no longo prazo baseia-se na existência de velocidade crescente de circulação da moeda em relação direta com o aumento do nível da renda.
Assinale a opção correta acerca dos principais organismos internacionais relacionados à economia.
O Banco Mundial foi criado para reconstruir os países destruídos pela Segunda Guerra Mundial, mas voltou-se para combater a pobreza. O Banco Mundial é composto pelo BIRD, pela Associação Internacional de Desenvolvimento e pela Corporação Financeira Internacional.
No FMI, existe um sistema de cotas em que cada país membro possui uma cota estabelecida de acordo com os indicadores econômicos vigentes e, assim, fica estabelecido o poder de voto de cada país nas decisões do fundo.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como principais funções promover o desenvolvimento sustentável das economias de países em desenvolvimento e contribuir para a redução da pobreza.
O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) é uma instituição que fornece apoio aos países da América Latina e Caribe, com intuito de reduzir a pobreza e a desigualdade.
Entre os princípios da Organização Mundial do Comércio estão o princípio da não-discriminação, o da previsibilidade e o da concorrência leal. Adicionalmente, sabe-se que os países em desenvolvimento não terão vantagens tarifárias a serem concedidas pelos países desenvolvidos.
A descentralização entre as esferas nacionais e subnacionais de governo é uma das características mais importantes do gasto público. A respeito da forma como o Brasil e outros países do mundo têm conduzido esse problema, assinale a opção correta.
A descentralização do gasto público tem o objetivo exclusivo de resolver os conflitos entre as esferas centrais e regionais de governo.
Na maioria dos países da América Latina, o processo de descentralização dos gastos públicos é decorrente da globalização das economias.
O enfoque principal da descentralização de gastos na América Latina foi a busca de maior eficiência na alocação dos recursos fiscais e nos próprios gastos públicos.
A relevância dos processos de descentralização está direta e exclusivamente associada ao grau de extensão territorial dos países.
O princípio da unidade de governo não impede a descentralização de gastos públicos entre as esferas subnacionais.
A soma do Produto Interno Líquido com a Depreciação em uma economia constitui o agregado macroeconômico denominado Produto:
a preços de mercado;
Interno Bruto;
Nacional Bruto;
a custo de fatores;
Nacional Líquido.
Observe as seguintes informações, em unidades monetárias, de uma determinada economia hipotética, aberta e com governo, num determinado período de tempo:
consumo autônomo: 120
investimento agregado autônomo: 100
gastos do governo: 130
exportações autônomas: 60
importações autônomas: 30
Considere ainda que t = m = 0, onde t é a propensão marginal a tributar e m é a propensão marginal a importar. Caso a propensão marginal a poupar seja igual a 0,2 , a renda de equilíbrio equivalerá a:
350
440
475
1.750
1.900
Considere os seguintes dados em bilhões de reais de uma economia hipotética, aberta e com governo.
impostos diretos =80
impostos indiretos = 90
renda interna bruta, a custo de fatores = 800
transferências do governo às famílias = 10
subsídios do governo às empresas privadas = 7
depreciação dos ativos fixos = 27
renda enviada ao exterior = 5
renda recebida do exterior = 2
Com base nessas informações, o valor do Produto Nacional Líquido a preços de mercado equivale a:
853
870
887
890
919
Uma economia fechada e com governo possui produto agregado = 1800; consumo agregado = 200 + 0,7Y ; e investimento agregado = 300. De acordo com o modelo keynesiano simplificado e para que as autoridades econômicas obtenham um aumento de 10% no produto agregado, o percentual de aumento necessário nos gastos do governo é de:
10%
25%
50%
100%
135%
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...