Lista completa de Questões de Economia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta com relação ao equilíbrio do consumidor.
O estabelecimento de uma política de preço agrícola mínimo ajudará uma economia a se aproximar do seu ótimo social.
Quando o excedente do consumidor se iguala ao excedente do produtor, tem-se uma situação de equilíbrio de mercado.
Um mercado com demanda e oferta sensíveis, no qual o governo resolva tributar a economia, levará necessariamente a uma igual divisão do pagamento dos impostos devidos entre consumidores e produtores.
Em uma economia de mercado com externalidade negativa, o custo privado de produção é inferior ao custo social. Daí, a necessidade de intervenção do Estado.
A definição de salário mínimo pelo governo leva o mercado de trabalho a ficar equilibrado, bem como ao bem-estar social.
Analise a função de produção neoclássica do tipo Cobb– Douglas descrita abaixo.
Y = K L
onde:
Y = volume total de produção.
K = quantidade do fator de produção capital.
L = quantidade do fator de produção trabalho.
A especificação dessa função permite concluir que, caso a quantidade utilizada dos fatores de produção seja aumen- ada em 50%, a produção
ficará inalterada.
aumentará em mais de 100%.
aumentará em 50%.
aumentará 100%.
inicialmente aumentará, mas depois diminuirá.
De acordo com os conceitos de demanda de mercado, a procura de um bem qualquer é determinada, entre outros fatores, pelo preço deste bem, pela renda do consumidor e pelos preços de outros bens. Existindo uma relação direta entre o preço de um bem X e a quantidade de outro bem Y, mantendo-se constantes as demais variáveis, os bens X e Y são classificados como:
normais
inferiores
de Giffen
substitutos.
complementares
De acordo com a teoria microeconômica da lei da oferta, uma redução no preço de um determinado bem, admitindo-se que as demais variáveis permaneçam constantes, acarretará a seguinte consequência para esse bem:
aumento da quantidade ofertada
aumento dos preços de produção
redução da quantidade ofertada
deslocamento da curva de oferta para a direita
deslocamento da curva de oferta para a esquerda
Uma determinada empresa que atua no mercado de concorrência perfeita possui um custo total igual a 6q2 + 12 q + 6, onde q representa a quantidade vendida do seu produto. Sabendo que o preço de venda equivale a 72, o lucro máximo que esta empresa poderá obter é igual a:
144
120
112
98
78
Uma determinada empresa, que opera em um monopólio, tem a seguinte curva de demanda de produto: q = 500 2p, onde p é o preço do produto e q é a quantidade. Nessa situação, para que a referida empresa maximize sua receita total, p e q devem ser, respectivamente, iguais a:
75 e 125
100 e 200
125 e 250
200 e 75
250 e 100
De acordo com a teoria de finanças públicas, constituem exemplos de circunstâncias denominadas na literatura econômica como falhas de mercado:
déficits públicos e tributações
dívidas internas e bens públicos
monopólios naturais e externalidades
mercados incompletos e impostos indiretos
Os bens públicos distinguem-se dos demais fundamentalmente pela indivisibilidade do consumo. De acordo com a teoria de finanças públicas, o dever do governo de determinar o tipo e a quantidade de bens públicos a serem ofertados está associado à seguinte função:
equitativa
alocativa
tributativa
distributiva
estabilizadora
A empresa Beta possui a seguinte função custo: C(q) = 12q2 + 1200. O custo médio dessa empresa é minimizado no nível de produção equivalente a:
10
12
20
50
100
Alguns estudiosos consideram que a excessiva autonomia política dos governos locais – típica dos estados federativos – potencializa o poder de veto que as minorias têm sobre as políticas propostas pelo governo federal. Em consequência, NÃO tende a acontecer a
descoordenação e o conflito entre os programas governamentais.
decisão política pelo mínimo denominador comum, em termos de seu conteúdo.
mudança rápida de políticas públicas em resposta ao resultado de eleições para o Executivo Federal.
dispersão da autoridade do poder público.
estabilidade do status quo das políticas já existentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...