Lista completa de Questões de Economia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Os modernos modelos de crescimento econômico endógeno
não têm estado estacionário.
não têm equilíbrio de curto prazo.
desconsideram o papel do investimento em infraestrutura e em capital fixo no crescimento econômico.
enfatizam o crescimento populacional e as riquezas naturais, como os fatores mais importantes para o crescimento econômico.
explicam, no âmbito do próprio modelo, o resíduo de crescimento atribuído pelos modelos exógenos ao progresso tecnológico.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Nos modelos de crescimento econômico endógeno, o(a)
crescimento da economia não é influenciado pela entrada de fatores exógenos, como a poupança externa.
crescimento não é limitado pela taxa de juros real praticada na economia.
resíduo de crescimento atribuído ao progresso técnico, no modelo de crescimento neoclássico de Solow, é modelado endogenamente.
explicação dos ciclos e das flutuações econômicas se baseia em fatores reais, e não monetários.
taxa de crescimento da economia, no estado estacionário, é igual à taxa de crescimento demográfico da população.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que a análise macroeconômica permite analisar os princípios econômicos que se aplicam ao conjunto da economia, com ênfase nas questões relativas à determinação da renda e do nível de preços, julgue os itens de 46 a 61.
As melhorias significativas na qualidade e na redução de preços observadas em produtos como computadores, DVDs e TVs, que vêm ocorrendo ao longo do tempo, explicam porque índices de preço ao consumidor, tais como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), tendem a sobre-estimar a inflação.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação aos modelos de crescimento, julgue os itens a seguir.
No modelo de crescimento de Solow, aumentos nas taxas de poupança elevam a relação capital trabalho, porém, não alteram a produtividade média do fator trabalho.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às questões de desenvolvimento econômico e social, incluindo os conceitos básicos da economia do meio ambiente, julgue os itens a seguir.
A geração e a reprodução das desigualdades de renda no Brasil, que figuram entre as mais elevadas no mundo, decorrem, principalmente, do processo de formação e de distribuição das oportunidades educacionais no país.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às questões de desenvolvimento econômico e social, incluindo os conceitos básicos da economia do meio ambiente, julgue os itens a seguir.
Os programas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o Programa de Microcrédito (PMC), diferem das linhas de apoio financeiro por serem transitórios e possuírem, via de regra, dotação de recursos e(ou) prazo de vigência.
Nos anos 90 do século passado, a política econômica brasileira passou por importantes modificações, entre as quais NÃO se encontra um(a)
efetivo combate à inflação com sucesso na sua redução.
substancial privatização de empresas estatais.
maior abertura econômica para o exterior.
grande ênfase na substituição de importações de automóveis.
forte contenção da demanda agregada no governo Collor.
Uma crise financeira e econômica nos Estados Unidos, que se espalhe pelo mundo, reduz a demanda externa pelos produtos e serviços brasileiros e também diminui a entrada líquida de capital financeiro externo (ou mesmo provoca a saída líquida de capitais). Em consequência, se não houver nenhuma política compensatória pelo governo brasileiro, a curto prazo, tende a acontecer
desvalorização do real em relação ao dólar, caso o regime cambial brasileiro seja de câmbio flutuante.
valorização do real em relação ao dólar, caso o regime cambial brasileiro seja de câmbio fixo.
valorização das ações das empresas brasileiras.
forte expansão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, devido à maior demanda externa.
aumento do superavit comercial do balanço de pagamentos brasileiros.
A crise econômica decorrente do grande aumento dos preços do petróleo, em 1973, teve como resposta, no Brasil, a adoção do II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). A execução de tal plano
freou o crescimento da economia brasileira para reduzir as importações de petróleo.
aumentou a demanda interna por bens de consumo, ao redistribuir a renda para as classes mais pobres.
reduziu o endividamento externo do Brasil por meio de uma política de diminuição das importações.
causou um impacto deflacionário sobre a economia brasileira, provocado pela forte recessão doméstica.
buscou superar a dependência externa, investindo na ampliação da produção doméstica de bens de capital e de petróleo.
Economia - O II PND e os Choques Externos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção correta acerca dos planos de estabilização da economia brasileira.
No Plano Real, a valorização da nova moeda contribuiu para baixar a inflação, acabar com a deterioração da balança comercial e diminuir a vulnerabilidade frente às crises externas.
A condução do II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) não foi acompanhada pelo aumento da dívida externa, mas pelo significativo aumento da dívida interna.
Sob a regência do II PND, o controle sobre o reajuste de preços e tarifas foi uma das causas do aumento no endividamento externo das empresas estatais.
O Plano de Metas do Governo Kubitschek foi implementado com sucesso, alcançando a maioria das metas para o setor público e privado. Nesse período, a economia cresceu com taxas aceleradas e ambiente político democrático, mas perdeu o controle sobre a estabilidade do nível de preços.
O Plano Collor, ao contrário do Plano Cruzado, considerou a hipótese de inercialidade da inflação como um de seus fundamentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...