Lista completa de Questões de Economia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Crescimento x Desenvolvimento Econômico Brasileiro no Século XX - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às teorias do território e do desenvolvimento que influenciaram o processo de planejamento regional do Brasil ocorrido desde o século XX, julgue os itens que se seguem.
O estudo eixos de desenvolvimento, elaborado na década de 90 do século passado, fundamentava-se na teoria geoeconômica da região, segundo a qual os espaços brasileiro e sul-americano deveriam ser organizados ao longo dos eixos multinacionais, que concentram a produção primária (agropecuária e mineração).
Há casos em que a produção conjunta de dois produtos pela mesma empresa apresenta custo de produção mais baixo do que se fosse produzida por duas empresas independentes, mesmo que o volume de alocação de recursos seja o mesmo nos dois casos. Essa ocorrência é denominada economias
externas.
de aprendizagem.
de escala.
de escopo.
de aglomeração.
Uma função custo de uma firma é composta por um custo fixo positivo e uma função custo variável estritamente crescente, estritamente convexa e nula quando a produção é nula. Existe um intervalo entre zero e um valor da produção (c), no qual o custo variável é inferior ao custo fixo.
Considerando tais curvas de custo, tem-se que o(a)
custo total nunca pode ser igual a um múltiplo da soma do custo fixo médio e do custo variável médio.
curva de custo total médio apresenta um trecho inicial decrescente, pois o custo fixo médio marginal é maior do que o custo variável médio marginal.
curva de custo marginal cruza as curvas de custo variável médio e de custo fixo médio em seus pontos de mínimo.
curva de custo marginal sempre apresenta um trecho no qual ela é menor do que a curva de custo variável médio e outro no qual é superior.
área abaixo da curva de custo marginal fornece o valor do custo total, delimitada pelo nível de produção desejado.
Custos fixos não sofrem, por definição, variação em razão de mudanças do volume da atividade, por exemplo, aumento da produção. Em razão da presença de custos fixos na estrutura do resultado da empresa, pode-se calcular o
grau de endividamento.
coeficiente de alavancagem financeira.
grau de liquidez.
grau de alavancagem operacional.
retorno do investimento.
Considere uma empresa que tenha um custo fixo total de R$50 mil, custo variável médio de $30 e preço de venda por unidade de produto de $55. A fim de programar o nível de produção que não gere prejuízo, a quantidade a ser produzida no ponto de nivelamento será:
1500
1990
2000
1650
Na área correspondente à Zona Franca de Manaus (ZFM), criada no governo do presidente Castelo Branco, aproximadamente 600 empresas gozam de incentivos fiscais especiais, que são parte de um plano geoeconômico para impulsionar o desenvolvimento da região Norte do Brasil. Atualmente, a ZFM responde por aproximadamente 50% do PIB amazonense.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens seguintes, acerca dos conceitos fundamentais de microeconomia.
O custo de oportunidade da ZFM, após seu início, é determinado pelo aumento significativo do índice de ocupação da região.
O mecanismo de formação de preços na ZFM é afetado pela intervenção estatal, concretizada por meio das isenções fiscais.
Um dos efeitos das enchentes e consequente queda da produção agrícola é a diminuição do custo total e do custo marginal.
Tendo em vista que a presença de bens públicos, externalidades, informações assimétricas e mercados imperfeitos justificam a intervenção do Estado na economia, julgue os itens que se seguem.
Um bem público puro não possui rivalidade no seu consumo, e seu custo marginal é zero.
A curva de custo médio total no curto prazo
é sempre decrescente, quando o custo marginal é maior do que o custo médio total.
passa a ser crescente quando o custo marginal começa a aumentar.
tem o formato de uma hipérbole equilátera.
corresponde à curva da derivada primeira do custo total de produção.
é sempre crescente quando o custo marginal é maior do que o custo médio total.
A curva de demanda
em hipótese alguma poderá ter inclinação positiva.
tem sua elasticidade-preço determinada pelo nível geral de preços da economia.
pode se deslocar em função de alterações na renda do consumidor.
não altera sua posição em função da modificação nos preços de bens substitutos e complementares.
tem elasticidade-preço constante, qualquer que seja o seu formato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...