Lista completa de Questões de Economia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A solução do jogo trata de definir o(s) equilíbrio(s) Nash pertinentes ao caso descrito. Assim, o(s) equilíbrio(s)
de Nash perfeito em subjogos é {A; (B',B')}
de Nash perfeito em subjogos é {B; (A',A')}
de Nash são {A; (B',B')} e {B; (B',A')}
de Nash são {A; (A1',B')} e {B; (A',A')}
de Nash é {B;A'}
A Teoria dos Jogos surgiu como um campo da matemática aplicada e, desde a década de 1940, é utilizada como ferramenta pela economia em estudos de estratégia. Silva et. al. (2003) construíram um jogo, aliando aspectos da valoração econômica ambiental com o dilema dos prisioneiros. O jogo se baseava em indivíduos com e sem consciência ambiental (o estudo foi feito para o Rio Meia Ponte, Goiânia). A matriz de pay-offs se encontra a seguir. Observe.
A sequência está correta em
V, V, V, V
F, V, F, V
V, V, F, V
V, V, F, F
V, F, V, F
Analise as afirmações seguintes, as quais se referem à maximização de lucros e à oferta competitiva.
I. Em um mercado competitivo, a renda econômica não pode ser positiva, porque, em equilíbrio, o lucro econômico é igual a zero.
II. Em uma indústria de custo crescente em um mercado competitivo, o setor industrial somente obterá um nível mais elevado de produção se os preços forem mais altos.
III. O equilíbrio competitivo a longo prazo ocorre quando, entre outros fatores, todas as empresas auferem lucro econômico zero.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Considere as afirmativas abaixo:
I - A concorrência perfeita é um tipo de mercado em que há grande número de vendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio.
II - Podem ser apontadas como características de uma estrutura de mercado monopolista: há muitas empresas; há substitutos próximos do produto por elas produzido; as empresas tem grande poder para manter preços relativamente elevados, sobretudo quando não há intervenção restritiva do governo (leis antitrustes); não existem barreiras ao acesso de novas firmas na indústria.
III - O oligopólio é um tipo de estrutura de mercado normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. É também característica desta estrutura de mercado a existência de barreiras ao ingresso de novas firmas.
IV - O monopsônio é uma forma de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores. Já o oligopsônio é um mercado onde existem poucos compradores que dominam o mercado para muitos vendedores.
V - O monopólio bilateral ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator.
Assinale a alternativa correta:
Apenas a afirmativa I está incorreta.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas IV e V estão incorretas.
Todas as afirmativas estão incorretas.
Economia - Estruturas de Mercado - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Em relação à estrutura de mercado de monopsônio avalie as seguintes afirmações:
I - A curva de despesa marginal de um monopsonista está localizada acima da curva de despesa média, pois a decisão de comprar uma unidade adicional eleva o preço pago por todas as unidades, incluindo a última.
II - Três das características que afetam o poder de monopsônio são: elasticidade da oferta de mercado, o número de compradores, e o tipo de interação entre os compradores.
III - Na presença de poder de monopsônio, o preço e a quantidade são menores do que os níveis que prevaleceriam sob condições competitivas.
Está correto o que se afirma em:
II, apenas;
I e II, apenas;
I e III, apenas;
II e III, apenas;
I, II e III.
Há, na região Norte, feiras tradicionais e mercados populares como o Ver-o-Peso, em Belém, e o Municipal, em Manaus. Com relação a esses tipos de mercado, julgue os próximos itens.
Nessas feiras e mercados, ao contrário do que ocorre nos casos de concorrência perfeita, os monopolistas maximizam seus lucros na venda de produtos cujos custos marginais se igualem às receitas marginais.
Há, na região Norte, feiras tradicionais e mercados populares como o Ver-o-Peso, em Belém, e o Municipal, em Manaus. Com relação a esses tipos de mercado, julgue os próximos itens.
Considerando-se que a comercialização de açaí no mercado Municipal esteja em concorrência perfeita, se, após essa comercialização, ela for centralizada por um vendedor, conclui-se que haverá perdas sociais.
Há, na região Norte, feiras tradicionais e mercados populares como o Ver-o-Peso, em Belém, e o Municipal, em Manaus. Com relação a esses tipos de mercado, julgue os próximos itens.
Se houver oligopólio no comércio de ervas do Ver-o-Peso, os preços dessas ervas serão superiores aos custos marginais e aos custos médios.
A respeito de economia aberta, julgue os itens que se seguem.
O argumento de que mercados imperfeitos acarretam falhas de mercado é frequentemente utilizado para justificar a adoção de protecionismo setorial de indústrias nascentes.
No que se refere às condições das firmas em diferentes tipos de estruturas de mercado, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
O equilíbrio de curto prazo de uma empresa monopolista ocorre quando a receita marginal é igual ao custo médio em seu ramo descente, fazendo com que o monopolista aufira lucro ao longo do tempo.
A posição de lucro máximo de uma empresa monopolista a curto prazo está na faixa inelástica da demanda, pois nesta posição encontra-se a igualdade entre a receita marginal e o custo marginal.
No modelo clássico de oligopólio, o objetivo de uma firma é manter uma margem mais ou menos constante sobre os custos, supondo que esta firma determina o preço e que este é determinado pela oferta, sem ver a demanda.
Havendo monopólio puro, a demanda para a indústria é igual para a empresa monopolista, e, neste caso, se o monopolista resolver oferecer mais do seu produto, o preço irá aumentar, em função do seu controle de mercado.
A curva de oferta de uma empresa em concorrência perfeita é o ramo crescente da curva de custo marginal, a partir do ponto em que este custo marginal é maior do que o custo variável médio mínimo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...