Lista completa de Questões de Economia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No que diz respeito à curva IS, pode-se afirmar.
É positivamente inclinada, pois um aumento da taxa de juros aumenta a demanda pela liquidez da economia.
Quanto menor o multiplicador e menos sensível o gasto em investimento em relação às variações na taxa de juros, mais inclinada é a IS.
Sua inclinação é alterada em função das modificações dos gastos autônomos de uma determinada economia.
Nos pontos fora desta curva e a sua direita há um excesso de demanda, enquanto nos pontos fora e a sua esquerda ocorreumexcesso de oferta.
Assegura o equilíbrio no mercado monetário, ou seja, o equilíbrio entre a oferta e a demanda por moeda.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Leia atentamente, as opções abaixo relacionadas com as peculiaridades que dizem respeito à curva LM, e selecione a INCORRETA.
A curva LM representa as combinações de taxas de juros e de nível de renda, para as quais o mercado monetário encontra-seemequilíbrio.
Tendo-se uma curva LM, e dada uma oferta fixa de moeda, um incremento no nível de renda tem que ser acompanhado por uma elevação na taxa de juros, para preservar o equilíbrio monetário.
A curva LM é deslocada por variações na oferta monetária; assim, um aumento dessa oferta monetária desloca a curva LM para a esquerda.
Nos pontos fora e à direita da curva LM, há um excesso de demanda por moeda, enquanto nos pontos fora e à esquerda dessa curva, há um excesso de oferta de moeda.
Ao fazer uma política monetária expansiva, para poder expandir a atividade econômica do país, o governo acaba mexendo com a curva LM, gerando um deslocamento dessa curva para a direita.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Suponha o modelo IS-LM para uma economia aberta, com equilíbrio no balanço de pagamentos e com imperfeita mobilidade de capitais. com base nesta informação, marque a alternativa correta.
Tendo-se o regime de câmbio fixo, uma expansão monetária irá provocar, inicialmente, aumento dos níveis de renda e emprego, que não podem ser mantidos devido à perda de divisas do país.
Com um câmbio flexível, havendo expansão do crédito doméstico ocorrerá redução da taxa de juros, elevando o nível de renda e provocando o surgimento de deficit no balanço de pagamentos.
Tendo-se um regime de câmbio flexível, o Banco Central acaba perdendo o controle da oferta de moeda na economia, caso tenha por meta obter o equilíbrio do balanço de pagamentos.
Com um regime de câmbio fixo, o governo acaba perdendo a capacidade de aquecer a economia mediante o aumento de gastos, pois estes (gastos) só irão provocar elevações na taxa de juros.
Tendo-se um regime de câmbio fixo, o governo, ao aumentar a oferta monetária, acaba perdendo o controle da política cambial em função de se obter umequilíbrio do balanço de pagamentos.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando a crise econômica global iniciada em 2008, julgue os itens consecutivos.
Em geral, diversos países adotaram como política monetária e financeira o aumento da provisão de liquidez em moeda nacional, e, como política fiscal, a implementação de reduções tributárias, a elevação de subsídios setoriais ou a expansão dos gastos governamentais.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
A preocupação com as consequências contracionistas de uma esperada crise internacional sobre a economia brasileira em 2012 fez com que o Banco Central estabelecesse uma política de redução gradual da taxa básica de juros ao longo do segundo semestre de 2011. De acordo com o modelo IS-LM, tais ações fazem com que
apenas a curva LM se desloque para a esquerda.
apenas a curva LM se desloque para a direita.
a curva IS se desloque para a direita, mas a curva LM não se desloque.
a curva IS se desloque para a esquerda, e a curva LM, para a direita.
a curva IS se desloque para a direita, e a curva LM, para a esquerda.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
De acordo com a legislação vigente, o salário-mínimo no Brasil vai aumentar entre 14 e 15% em 2012, gerando elevação tanto dos custos das empresas como da demanda da sociedade por bens e serviços e, em ambos os casos, gerando pressões inflacionárias.
Para compensar ou, pelo menos, amenizar essa pressão inflacionária, a combinação mais eficiente de políticas fiscal e monetária são a(o)
redução dos gastos públicos e o aumento da taxa básica de juros
redução dos tributos e o aumento da taxa básica de juros
redução tanto dos gastos públicos como da taxa básica de juros
aumento dos tributos e a redução da taxa básica de juros
aumento tanto dos gastos públicos como da taxa básica de juros
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
fiscal contracionista num regime de câmbio flutuante
fiscal expansionista num regime de câmbio fixo
fiscal expansionista num regime de câmbio flutuante
monetária contracionista num regime de câmbio flutuante
monetária expansionista num regime de câmbio fixo
Um dos instrumentos utilizados pelos economistas para expressar o problema da escassez é a Curva de Possibilidades de Produção − CPP. Em relação à CPP, é correto afirmar:
Uma das hipóteses utilizadas na sua construção e que explica sua curvatura é que não há limitações tecnológicas para a produção no curto prazo.
A quantidade de fatores de produção disponível na economia é suficiente para explicar o nível de consumo das famílias.
Desde que haja pleno emprego dos fatores de produção e que estes estejam sendo utilizados da forma mais eficiente possível, o aumento da produção de um bem somente pode ocorrer em função da diminuição da produção de outro bem.
A definição da composição da cesta de bens a serem produzidos na economia depende exclusivamente da distribuição da renda entre salários, lucros e royalties.
O preço relativo dos bens produzidos na economia não tem qualquer impacto sobre a alocação dos recursos na produção desses bens.
Considerando a Teoria Marginalista da Firma, é correto afirmar:
Se a firma possui uma função de produção com produtividade marginal do trabalho crescente, então o custo marginal do trabalho também será crescente.
Em todos os processos produtivos, a produtividade marginal do fator de produção fixo é crescente, o que assegura à curva de custos desse mesmo fator de produção um formato de parábola invertida.
A maximização do lucro da firma se dá quando o preço de mercado se iguala ao custo marginal da produção, mesmo que este último seja inferior ao custo médio de produção variável.
Em um processo produtivo, o custo marginal do fator de produção variável será mínimo quando sua produtividade marginal for máxima.
A existência de fatores de produção fixos e de um dado estado de evolução tecnológica não influenciam na validade da lei dos rendimentos decrescentes para o fator de produção variável.
No campo da regulação econômica de uma atividade pelo Estado, é consistente com a denominada Teoria da Captura afirmar que
a captação de subsídios para determinados grupos consumidores de baixa renda a serem financiados pelos grupos de rendas mais altas é inevitável no processo regulatório.
a regulação é uma resposta ilegítima a uma falha de mercado na alocação eficiente dos recursos, mesmo que tenha como consequência uma melhoria do bem-estar social.
o mecanismo de regulação é antieconômico porque os custos de implantar e manter uma agência reguladora são maiores que os benefícios que elas podem oferecer para tentar corrigir as falhas de mercado.
grupos de interesse podem influenciar o resultado do processo regulatório, provendo apoio financeiro para políticos e reguladores.
a agência reguladora é normalmente administrada por políticos que estejam comprometidos a evitar a captura do excedente do consumidor pelos grupos regulados por meio da diferenciação de preços.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...