Lista completa de Questões de Economia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O incremento na velocidade de circulação da moeda provoca um deslocamento paralelo da curva LM (taxa de juros no eixo vertical e produto no eixo horizontal).
O aumento na sensibilidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros faz que a curva LM fique menos inclinada (taxa de juros no eixo vertical e produto no eixo horizontal).
O aumento na sensibilidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros provoca um deslocamento paralelo da curva LM (taxa de juros no eixo vertical e produto no eixo horizontal).
Uma redução na sensibilidade do investimento à taxa de juros se traduz em uma curva IS menos inclinada (taxa de juros no eixo vertical e produto no eixo horizontal).
Considerando o modelo IS/LM para uma pequena economia aberta, com mobilidade perfeita de capitais, e que a taxa de juros i seja igual à taxa de juros internacional i*, assinale a opção correta.
No modelo considerado, a inclinação da curva IS no eixo das abcissas representa-se o produto e a taxa de juros, no eixo das ordenadas é menos acentuada do que em uma economia fechada.
A curva LM, no modelo IS/LM com câmbio fixo e perfeita mobilidade de capitais, tem a função de determinar, simplesmente, a quantidade de moeda em circulação.
A política fiscal é neutra em relação ao produto.
Por meio da curva LM é possível determinar, por si só, o produto.
Por meio da curva IS é possível determinar a taxa de câmbio de equilíbrio.
Considerando o modelo IS/LM para uma economia fechada com Y = C + I + G, em que Y é o produto, C é o consumo agregado, I é o investimento agregado e G são os gastos do governo, assinale a opção correta.
Um aumento exógeno da demanda por moeda (devido ao nível de renda e à taxa de juros, que é fixada pelo banco central local) em razão, por exemplo, de mudanças nas preferências dos agentes não possui efeito sobre o nível de produto de equilíbrio.
Se o governo aumentar de forma exógena os seus gastos, considerando-se que o banco central local fixa a taxa de juros da economia, o aumento do produto de equilíbrio será superior ao aumento que ocorreria no modelo em que o banco central local fixa a quantidade de moeda em circulação.
Se o banco central local fixar a taxa de juros da economia, a curva LM será horizontal produto representado no eixo das abscissas e taxa de juros, no eixo das ordenadas e, nesse caso, a economia estará operando em armadilha de liquidez.
Se o Banco Central fixa a taxa de juros da economia, então a curva LM é vertical (produto no eixo das abscissas e taxa de juros no eixo das ordenadas).
Caso a economia esteja operando em condições de armadilha de liquidez, a política monetária é a única política eficaz para aumentar o produto.
Em relação às contas nacionais, assinale a opção correta.
A soma dos gastos em bens e serviços finais produzidos internamente é igual à soma das remunerações dos fatores de produção.
Considere que um bem produzido em 2011 tenha sido vendido em 2012. Nesse caso, é correto afirmar que esse bem contribui para o PIB de 2012, mas não para o PIB de 2011.
Em uma economia aberta, o produto nacional bruto (PNB) é determinado pelos gastos em produtos domésticos efetuados por residentes e não residentes do país.
Se um bem produzido em 2011 foi vendido em 2012, então esse bem será contabilizado como investimento nas contas nacionais.
A variação do produto interno bruto (PIB) real será sempre igual ou inferior à sua variação nominal.
O modelo em análise possui uma função de produção, uma função oferta de trabalho e uma demanda de trabalho. Essas três equações, por si só, e de forma independente, permitem a determinação do nível de produto de equilíbrio da economia.
Nesse modelo, a curva de oferta agregada é completamente horizontal.
Uma redução da taxa de juros provoca elevação do produto de equilíbrio.
Nesse modelo, não vale a chamada Teoria Quantitativa da Moeda.
Em virtude da equação que descreve a oferta de trabalho 2.º Postulado Clássico , o modelo em questão é corretamente definido como Keynesiano.
Em (YE, r1) existe excesso de demanda de moeda e excesso de demanda por produto.
Existe uma única restrição operando nesse modelo, dada por: C + S = YD, em que C é o consumo agregado, S é a poupança agregada e YD é a renda disponível.
O modelo acima não é consistente com a Lei de Walras.
Em (YE, r1) existe excesso de oferta de moeda.
Em (YE, r1) existe excesso de oferta de produto.
Acerca do Estado e das funções econômicas governamentais, assinale a opção correta.
Na função alocativa, o objetivo do governo é corrigir vários tipos de falhas de mercado, por exemplo, o poder do monopólio.
A função distributiva consiste em o governo reduzir a renda de certas classes sociais e transferi-la para outras.
Economia de escala indica que o aumento da produção de determinado bem por uma firma implica o aumento do custo médio por produto.
A função do governo que procura atingir e manter níveis satisfatórios de crescimento econômico e de emprego é a denominada equitativa.
As funções de governo são classificadas em alocativas, equitativas e distributivas.
Em relação ao Estado regulador, assinale a opção correta.
Como instrumento, o Estado regulador apresenta a formulação de regras, e o estilo de política é o discricionário.
A responsabilização e a cultura política no Estado regulador ocorrem de forma direta e corporativista.
A tributação é um dos instrumentos utilizados pelo Estado regulador.
O modelo de agência reguladora implantado no Brasil segue o modelo norte-americano: ele cria uma burocracia estatal com o objetivo de regular e auxiliar na formulação de políticas públicas de setores estratégicos.
O Estado regulador apresenta diversas funções, entre as quais é correto citar a redistribuição e a estabilização macroeconômica.
Assinale a opção correta, no que concerne à avaliação das políticas econômicas.
A expressão política monetária não corresponde à atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia.
Entre os tipos de moeda, o papel-moeda corresponde às notas de papel emitidas pelo governo que não possuem lastro em nenhuma mercadoria.
As operações passivas realizadas pelos bancos correspondem às aplicações feitas com recursos captados junto ao público.
Quando o Banco Central realiza uma operação de compra de títulos, espera-se um aumento da oferta de moeda na economia.
Segundo argumento do modelo keynesiano, uma política fiscal expansionista gera expansão, mais que proporcional, na demanda do produto, se existir capacidade ociosa.
No que diz respeito à dívida pública, à necessidade de financiamento do setor público (NFSP) e ao resultado primário, assinale a opção correta.
O déficit público pode ser apurado por dois tipos de regimes: o de competência e o de caixa.
A carga tributária bruta é a diferença entre as transferências governamentais e a carga tributária líquida.
O conceito de NFSP adotado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) envolve os governos regionais e o governo central, mas exclui as empresas estatais.
Uma das duas formas de se medir a NFSP é segundo o conceito operacional, que se caracteriza por englobar qualquer demanda de recursos pelo setor público.
Déficit primário corresponde à NFSP medida pelo conceito nominal e deduzidas as receitas e despesas financeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...