Lista completa de Questões de Economia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do comportamento das empresas segundo a estrutura de mercado, julgue os próximos itens.
Em face das economias de escala, empresas de qualquer porte conseguem obter lucros.
Acerca do comportamento das empresas segundo a estrutura de mercado, julgue os próximos itens.
O monopsônio é caracterizado pelo mercado comprador quando há apenas uma empresa compradora de certo bem ou serviço, que define o preço.A respeito da determinação de preços e das quantidades de equilíbrio, conforme o tipo de estrutura de mercado, julgue os itens subsequentes.
Em competição perfeita, a quantidade e o preço de equilíbrio são estabelecidos quando se iguala a receita marginal ao custo marginal de produção de determinado bem.
A respeito da determinação de preços e das quantidades de equilíbrio, conforme o tipo de estrutura de mercado, julgue os itens subsequentes.
A discriminação de preços corresponde à venda de diferentes quantidades do produto por preços diferentes, ocorrendo discriminação de preços de primeiro grau quando o monopolista cobra preços diferentes dos consumidores de acordo com a quantidade de produto comprada.
A respeito da determinação de preços e das quantidades de equilíbrio, conforme o tipo de estrutura de mercado, julgue os itens subsequentes.
O fato de o monopolista definir o preço de seu produto diferenciando-o para cada grupo de consumidores em mercados diferenciados, de acordo com a elasticidade-preço de cada um, configura a denominada discriminação de preços de segundo grau.
Na Teoria do Consumidor,
as curvas de indiferença do consumidor podem se cruzar, mostrando que há uma infinidade de cestas de bens alternativas entre si.
a hipótese de não saciedade do consumidor implica em curvas de indiferença situadas mais a direita representarem níveis de satisfação mais elevados para o consumidor.
a taxa marginal de substituição entre dois bens no consumo é estritamente crescente, independentemente da relação de preços vigente entre esses bens.
a declividade da restrição orçamentária do consumidor independe do relativo de preços entre os bens vigentes na economia.
se os bens não fossem considerados divisíveis, as curvas de indiferença do consumidor seriam côncavas e seu ponto de equilíbrio só seria alcançado quando a curva de indiferença cruzasse a restrição orçamentária.
No modelo de regulação denominado Preço-Teto,
o agente regulador define um congelamento de preços durante todo o período de vigência do contrato.
em momento algum ao longo da vigência do contrato, o preço estabelecido contratualmente pode levar a empresa regulada a auferir elevadas margens de lucro.
a gestão de contratos entre agência reguladora e empresas reguladas é livre de conflitos, visto que requer apenas a aplicação de um indexador financeiro para a correção do contrato.
o contrato fixa o preço e uma fórmula para reajustes, a qual incorpora a inflação, um termo que exprime metas de ganho de produtividade fixadas pelo regulador, além de um eventual termo que representa outros choques.
o agente regulador e a empresa regulada repactuam periodicamente o contrato, estabelecendo o preço vigente em função da aplicação de uma margem de lucro sobre os custos de produção apurados.
No que diz respeito aos fatores que determinam as curvas de procura, assinale a opção correta.
A redução no preço de um bem complementar desloca, para a esquerda, a curva de demanda por esse bem.
Um deslocamento da curva de demanda por um bem é deslocada para a direita pelo aumento no preço dos insumos.
A curva de demanda por um bem inferior é deslocada para a direita se houver aumento na renda do consumidor típico desse bem.
A renda dos consumidores define o tipo de curva de demanda: preço-elástica ou preço-inelástica.
Um aumento no preço de certo bem substituto desloca, para a direita, a curva de demanda por esse bem.
Com relação aos efeitos preço, renda e substituição, assinale a opção correta.
No caso de aumento de preço de um bem de Giffen, o efeito substituição negativo domina o efeito renda positivo.
O efeito renda também é considerado como efeito da variação na demanda compensada.
Se houver aumento na renda do consumidor, o efeito renda levará ao aumento da demanda de bens, independentemente de serem bens normais ou inferiores.
O efeito renda desloca-se em sentido contrário ao movimento dos preços.
Um aumento de preço de um bem normal resulta em efeito substituição e efeito renda negativos.
No que se refere aos fatores de produção, assinale a opção correta.
Supor tecnologias convexas significa que as médias dos planos de produção possíveis também são possíveis.
Se a função de produção de um bem depende apenas da mão de obra, então, nesse caso, não são considerados, no processo produtivo de curto prazo, os demais fatores de produção.
As curvas isoquantas mostram as diferentes quantidades que podem ser produzidas com a mesma quantidade de dois insumos de produção.
Considere que, para se fazer buracos, sejam necessários apenas um homem e uma pá. Nesse caso, as curvas isoquantas são semelhantes às do caso dos bens substitutos perfeitos na teoria do consumidor.
A suposição de monotonicidade das isoquantas significa que o aumento de pelo menos um dos insumos no processo produtivo gera aumento da produção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...