Lista completa de Questões de Economia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A função de produção Cobb-Douglas de uma firma é dada por y = KαLβ, em que y representa a quantidade de produto que a firma consegue produzir para diferentes quantidades de capital K e trabalho L.
Com base nessas informações, julgue o item subsequente.
No modelo de precificação de ativos CAPM,
quanto maior o Beta do Título, menor o seu retorno esperado.
a diferença entre o retorno esperado do mercado e da taxa de juros livre de risco é normalmente negativa.
a inclinação da linha de mercado de títulos, medindo- se o coeficiente Beta na linha horizontal, é o inverso da diferença entre o retorno esperado do mercado e da taxa de juros livre de risco.
o Beta do título é calculado pela razão entre a covariância entre os retornos esperados do título e os retornos de mercado e a variância do mercado.
o beta médio da carteira de mercado é igual a zero.
A Companhia Gama apresenta os seguintes dados:
Valor de mercado do Capital de Terceiros: R$ 200.000,00. Valor de mercado do Capital Próprio: R$ 300.000,00. Taxa de juros paga pelo uso de capital de terceiros: 20% ao ano. Taxa de juros livre de risco: 8% ao ano. Prêmio por risco: 2% ao ano. Beta da empresa: 4. Utilizando-se o modelo CAPM para calcular o custo do capital próprio e supondo-se que a alíquota marginal dos tributos sobre o lucro da companhia é de 34%, o custo médio ponderado do capital (ao ano), em %, é igual a17,60.
16,00.
13,28.
15,25.
14,88.
Um traço positivo do sistema tributário no Brasil é a
complexidade.
centralização de recursos.
incidência abrangente.
neutralidade.
cumulatividade.
Economia - Sistema Financeiro Nacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de agregados macroeconômicos, sistema de contas nacionais e balanço de pagamentos, julgue os seguintes itens.
Como corresponde à renda nacional disponível bruta, deduzido o consumo final, a poupança bruta é maior que a formação bruta de capital fixo acrescida da variação de estoques e de ativos financeiros, líquido de passivos.
Economia - Sistema Financeiro Nacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), julgue os itens subsecutivos.
Entre as funções do BACEN, o monopólio de emissão envolve o meio circulante e destina-se a satisfazer a demanda de dinheiro necessária para atender à atividade econômica. Nesse sentido, a emissão de moeda ocorre quando a Casa da Moeda do Brasil entrega papel-moeda para o BACEN.
Economia - Sistema Financeiro Nacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação às operações de captação e operações ativas praticadas no mercado financeiro brasileiro, julgue os itens a seguir.
Caso seja atualizada mensalmente por índices de preços, a letra de crédito imobiliário (LCI) tem prazo mínimo de vencimento de 36 meses; caso não seja atualizada por índice de preços, esse prazo passa para 60 dias.
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS:
I. Teoria econômica trata da identificação do fato econômico. É com base nos levantamentos sobre a conduta dos agentes econômicos que se inicia o complexo de conhecimento sistematizado da realidade no campo da economia positiva. Economia descritiva é o compartimento central da economia, compete-lhe dar ordenamento lógico aos levantamentos sistematizados fornecidos pela economia descritiva, produzindo generalizações que sejam capazes de ligar os fatos entre si, desvendar cadeias de ações manifestadas e estabelecer relações que identifiquem os graus de dependência de um fenômeno em relação a outro. A microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda o processo de formação de preços e o funcionamento dos mercados, ou seja, comportamento das unidades, tais como os consumidores, as indústrias e empresas, e suas inter-relações. A macroeconomia estuda o funcionamento do sistema econômico em seu conjunto.
II. A Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. Assim sendo, a Macroeconomia faz uma abordagem global das unidades econômicas individuais e de mercados específicos. Basicamente, a macroeconomia constitui-se de cinco mercados, que mediante suas ofertas e demandas determinam os agregados macroeconômicos. Estes cinco mercados são mercado de bens e serviços, de trabalho, monetário, de títulos e de divisas.
III. A teoria do consumidor estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda. A teoria da firma estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolísticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta. A teoria da produção estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as relações entre as variações dos fatores de produção e suas consequências no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta.
IV. O indivíduo é considerado como fornecedor de trabalho e capital, demandantes de bens de consumo. Já a firma é considerada demandante de trabalho e fatores de produção e fornecedoras de produtos. Assim, o indivíduo requer maximizar o seu consumo, e uma firma (empresa) maximizar o seu lucro. Entre esses dois pontos, a microeconomia procura analisar o mercado, e, ainda, os tipos de mecanismos, que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, tentando alocar de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade. Para esse fim, a microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.
V. O Valor Presente Líquido (VPL) de um fluxo de caixa é obtido pela soma de todos os valores do fluxo de caixa, trazidos para a data presente. Ou seja, descontam-se os valores futuros para a data presente e somam-se os valores descontados com o valor que o fluxo de caixa apresenta na data inicial. O Valor Anual Uniforme Equivalente (VAUE) ou simplesmente Valor Uniforme Equivalente (VUE), é um método que consiste em achar a série uniforme equivalente (A) ao fluxo de caixa do investimento em análise, à TMA do investidor. Se VAUE ≤ 0 o projeto é viável. A Taxa Interna de Retorno (TIR) é a taxa que iguala os recebimentos futuros aos investimentos feitos no projeto, ou seja, é a taxa de desconto para a qual temse VPL ≥ 0.
Estão corretas as afirmativas
No que se refere às escolhas do consumidor, às preferências e à teoria da utilidade, julgue os itens a seguir.
A respeito da teoria dos custos, julgue os itens que se seguem.
O estágio racional de produção inicia-se quando o custo marginal atinge o seu mínimo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...