Lista completa de Questões de Economia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Grande parte do debate sobre a política tributária se estabelece em torno do fato de "se os ricos pagam uma parcela justa de impostos". Uma das formas de se avaliar essa questão adequadamente é verificar quanto as famílias de diferentes níveis de renda pagam de tributos, em proporção à renda, no atual sistema tributário.
Nesse sentido, os sistemas tributários podem ser classificados em três tipos, a saber:
I. Um sistema tributário com imposto em que os contribuintes com altas rendas e aqueles com rendas menores pagam a mesma fração de sua renda.
II. Um sistema tributário com imposto em que os contribuintes com altas rendas pagam uma fração menor de sua renda que os contribuintes com rendas menores.
III. Um sistema tributário com imposto em que os contribuintes com altas rendas pagam uma fração maior de sua renda que aqueles com rendas menores.
Os sistemas tributários I, II e III contêm, respectivamente,
As características do sistema tributário de um país afetam a distribuição de renda da sociedade. A equidade entre os grupos de renda é um princípio importante no projeto de um sistema tributário.
Suponha que o governo utilizasse a seguinte fórmula para calcular quanto uma família teria como valor do imposto devido:
Impostos devidos = (1/3 da renda) − 10 mil
Diante dessa regra de tributação, considere as seguintes situações de renda familiar e valor de imposto devido:
I. Uma família com renda de $ 66 mil teria um imposto devido de $ 12 mil; uma família com renda de $ 105 mil teria um imposto devido de $ 25 mil; uma família com renda de $ 21 mil teria um imposto calculado de (−) $ 3 mil; assim, essa família receberia do governo um cheque de $ 3 mil, pois trata-se da política do imposto de renda negativo.
II. Uma família com renda de $ 96 mil teria um imposto devido de $ 22 mil; uma família com renda de $ 45 mil teria um imposto devido de $ 5 mil; uma família com renda de $ 18 mil teria um imposto calculado de (−) $ 4 mil; assim, essa família receberia do governo um cheque de $ 4 mil, pois trata-se da política do imposto de renda equitativo.
III. Uma família com renda de $ 117 mil teria um imposto devido de $ 29 mil; uma família com renda de $ 84 mil teria um imposto devido de $ 18 mil; uma família com renda de $ 24 mil teria um imposto calculado de (−) $ 2 mil; assim, essa família receberia do governo um cheque de $ 2 mil, pois trata-se da política do imposto de renda positivo.
Está correto o que se afirma APENAS em
Considere:
I. As Contas Capital e Financeira contemplam: Conta Capital, Investimentos Brasileiros no Exterior, Investimentos Estrangeiros no Brasil e Rendas Líquidas de Fatores de Produção Externos.
II. O Saldo em Transações Correntes contempla: Balança Comercial, Balança de Serviços, Rendas Líquidas de Fatores de Produção Externos e Transferências Unilaterais.
III. As Contas Capital e Financeira contemplam: Conta Capital, Investimentos Brasileiros no Exterior, Investimentos Estrangeiros no Brasil e Ativos de Reservas Internacionais.
IV. O Saldo em Transações Correntes contempla: Balança Comercial, Balança de Serviços, Ativos de Reservas Internacionais e Transferências Internacionais.
V. Caso o déficit em Transações Correntes seja superior ao superávit da Conta Capital e Financeira, haverá uma redução das Reservas Internacionais.
De acordo com a estrutura do Balanço de Pagamentos Brasileiro, está correto o que consta APENAS em
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2014
O regime de política macroeconômica prevalecente no Brasil é caracterizado pelo tripé macroeconômico. Assim, as políticas macroeconômicas possuem por meta
No que diz respeito ao sistema de contas nacionais, julgue os itens a seguir. Os bens de capital são excluídos do cálculo do PIB, visto que são usados para a produção de outros bens.
No que diz respeito ao sistema de contas nacionais, julgue os itens a seguir. Os desembolsos das famílias com a aquisição de moradia são computados nas contas nacionais como consumo agregado.
No que diz respeito ao sistema de contas nacionais, julgue os itens a seguir. A soma da remuneração de todos os fatores de produção é igual ao produto interno bruto a preços de mercado.
No que diz respeito ao sistema de contas nacionais, julgue os itens a seguir. Se um agente retirar recursos da caderneta de poupança e comprar um imóvel residencial usado, ocorrerá redução da poupança agregada da economia.
No que diz respeito ao sistema de contas nacionais, julgue os itens a seguir. Desconsiderados os serviços de corretagem, a venda de imóveis usados não entra no cálculo do PIB.
No que diz respeito ao sistema de contas nacionais, julgue os itens a seguir. Em uma economia sem subsídios, o PIB a preços de mercado é, pelo menos, maior que o PIB a custo de fatores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...