Questões de Economia do ano 2017

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A taxa de câmbio é a relação entre duas moedas e pode estimular ou desestimular as trocas internacionais, ou seja, movimentos de mercadorias, serviços e capitais entre os países. É a administração da taxa de câmbio para garantir o funcionamento regular do mercado. Atuar no sentido do funcionamento regular do mercado cambial, da estabilidade relativa das taxas de câmbio e do equilíbrio no balanço de pagamentos é função:

  • A. Do Fundo Monetário Internacional.
  • B. Do Ministério da Fazenda.
  • C. Das Corretoras de Valores Mobiliários e das Casas de Câmbio.
  • D. Do Ministério das Relações Exteriores.
  • E. Do Banco Central do Brasil.

Entre os fatores listados, qual não representa um motivo para a regulação econômica

  • A. os mercados competitivos onde há alocação eficiente de Pareto.
  • B. os monopólios naturais que por consequência implique a provisão sub-ótima de Pareto.
  • C. os agentes econômicos com comportamentos free-rider”, cuja regulação pode garantir provisão ótima de Pareto.
  • D. o mercado onde agentes com postura “rent-seeking” exerçam forte influência.

Na definição do tamanho de um projeto, é INCORRETO afirmar que

  • A. sua decisão envolve o conhecimento dos fatores locacionais e do mercado a ser atendido pelo produto a ser ofertado pelo projeto.
  • B. procura aproveitar economias de escala técnicas e/ou pecuniárias.
  • C. tem, como fator limitador, as possibilidades de financiamento para as diferentes alternativas de escala, que a engenharia do processo produtivo oferece.
  • D. o tamanho ótimo do projeto depende do nível de utilização da capacidade produtiva no longo prazo e das possibilidades de expansão da capacidade nominal no curto prazo.

Sobre os elementos necessários à elaboração do estudo de mercado de um projeto, é correto afirmar que

  • A. tem como um dos objetivos principais a definição da melhor localização para a produção do bem ou serviço a ser ofertado.
  • B. interessa verificar a demanda composta e os coeficientes técnicos de produção, no caso da oferta de bens intermediários.
  • C. estima-se, em muitos casos, a demanda pelo bem a ser ofertado a partir do consumo aparente - CA, que é formado pela Produção Interna (PI), mais as exportações (X) e subtraídas as importações (M), isto é: CA = PI + X – M.
  • D. existem informações relevantes diferentes para a estimação da demanda potencial do projeto, quando se considera bens de consumo final, bens intermediários ou bens de capital.

Sobre os critérios da taxa interna de retorno (TIR) e valor presente líquido (VPL) na seleção de projetos, é correto afirmar que

  • A. o VPL de um projeto pode ser calculado sem restrição, se sua TIR for única e positiva.
  • B. não podem ser calculados para um mesmo projeto, quando este tiver perfil não-convencional.
  • C. um projeto é considerado viável pelos dois critérios, quando o VPL é positivo e a TIR é inferior ao custo de oportunidade do capital.
  • D. o VPL positivo de um projeto implica, necessariamente, uma única TIR e não negativa.

No Brasil, a elaboração do orçamento segue os passos determinados pela Constituição Federal de 1988. O executivo, por meio de Lei, estabelece: O Plano Plurianual; as Diretrizes Orçamentárias e os Orçamentos Anuais. Marque a alternativa a seguir que apresenta a Lei Orçamentária anual:

  • A. Orçamento da Seguridade Social, Primário e Distributiva.
  • B. Orçamento Fiscal, Investimento e da Seguridade Social.
  • C. Orçamento Distributivo, do Benefício e da Necessidade de financiamento do Setor público.
  • D. Orçamento Alocativo, do Benefício e da Necessidade de financiamento líquido do Setor público.
  • E. Orçamento do financiamento do Déficit, Renúncias fiscais e da Seguridade Social.

É um auxílio em valores monetários, fixado e concedido pelo Estado, ou outra corporação, para uma obra de beneficência ou de interesse público, que represente papel importante para a economia do país.

  • A. Receita marginal.
  • B. Subsídio.
  • C. Bolsa família.
  • D. Imposto territorial.

São atividades permitidas a uma Agência de Fomento:

I. A participação societária em sociedades empresárias não integrantes do sistema financeiro.

II. Swap para proteção de posições próprias.

III. A captação de recursos junto ao público, pessoas físicas e jurídicas, inclusive de recursos externos.

IV. Operações específicas de câmbio.

V. Prestação de serviços de consultoria e de agente financeiro.

VI. Acesso à conta de Reservas Bancárias do Banco Central do Brasil.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I, III e VI.
  • B. Apenas IV, V e VI.
  • C. Apenas I, II, IV e V.
  • D. Apenas II, III, IV e V.
  • E. Apenas III, IV, V e VI.

Sobre o endividamento público, é INCORRETO afirmar que

  • A. a dívida pública tende a cair, se o superavit primário for suficiente para pagar todas as despesas com juros e ainda restar um saldo positivo, coeteris paribus.
  • B. a dívida pública reduz com a emissão de moeda representada pela montante de senhoriagem controlada.
  • C. menor é o esforço fiscal para manter a dívida controlada como proporção do PIB, quanto maior for o crescimento da economia.
  • D. o aumento da taxa de juros como instrumento de controle inflacionário contribui com a estabilidade da relação dívida pública/PIB.

Sobre o cálculo da dívida pública, é INCORRETO afirmar que

  • A. o setor público, para fins de apuração dos indicadores da dívida pública, considera as instituições públicas não financeiras, bem como os fundos públicos que não possuem características de intermediários financeiros.
  • B. a dívida líquida do setor público (DLSP) é o total de obrigações do setor público não financeiro, deduzidos de seus ativos financeiros junto aos agentes privados não financeiros e aos agentes financeiros, públicos e privados.
  • C. a dívida pública mobiliária federal interna (DPMFi) é a dívida do governo federal sob a forma de títulos públicos, enquanto que a dívida pública mobiliária federal externa (DPMFe) é a dívida do governo federal sob a forma de títulos e contratos, sendo ambas contabilizadas em moeda nacional.
  • D. os conceitos sobre a dívida pública, com relação à abrangência, englobam o governo central (Tesouro Nacional, INSS e Banco Central), o governo federal (Tesouro Nacional e INSS), o governo geral (governo federal e governo regionais), os governos regionais (governos estaduais e municipais) e as empresas estatais, sejam elas federais, estaduais e municipais.
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