Lista completa de Questões sobre Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
O BNDES tem apoiado o crescimento de longo prazo da economia brasileira, financiando investimentos na área industrial e de infraestrutura.
A curto prazo, ao longo dos ciclos econômicos, como na década de 2000 a 2010, o BNDES temajudado no controle da inflação, pela variação procíclica da taxa de juros cobrada.
ajudado na estabilização do produto da economia, pelo comportamento anticíclico do volume de crédito concedido.
diminuído a alavancagem financeira média do setor bancário brasileiro, devido à política setorial de crédito.
estabilizado a demanda externa sobre a economia brasileira, pelo financiamento às importações de equipamentos.
sido um instrumento importante para a política monetária brasileira.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
No Brasil, há um conjunto de investimentos previstos em vários setores da economia, entre os quais petróleo e gás, construção civil, papel e celulose, energia etc. É possível, a partir desse conjunto de investimentos, estruturar uma estratégia de desenvolvimento regional para o país. Para tanto, é preciso:
focar novos investimentos exclusivamente nas vocações locais para melhor aproveitar suas potencialidades.
Ignorar os investimentos privados, mas focar exclusivamente nos investimentos públicos que se aplicam às questões regionais.
copiar as experiências bem-sucedidas tanto dentro quanto fora do País e reproduzi-las integralmente na região a ser desenvolvida.
buscar uma maior integração produtiva dentro da região por meio de incentivos ao adensamento das estruturas produtivas e complementações industriais.
deixar que os movimentos naturais dos agentes econômicos promovam a convergência de renda entre as regiões e estados brasileiros em pouco espaço de tempo.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
As políticas ou ações de desenvolvimento regional no Brasil, nos últimos 50 anos, ocorreram em várias frentes. Nessa perspectiva, analise os seguintes itens.
I - a criação de Brasília, que é um nódulo importante do sistema de transportes do país, construída num espaço geográfico até então relativamente vazio;
II - os incentivos fiscais para o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste atraindo projetos para essas regiões;
III - o desenvolvimento da infraestrutura de transporte, energia e telecomunicações das regiões mais pobres, propiciando investimentos nessas áreas;
IV - a descentralização incentivada do setor de serviços financeiros, que é um grande gerador de empregos.
Dentre os itens listados acima, geraram desenvolvimento regional APENAS
I e II.
I e IV.
II e III.
I, II e III.
II, III e IV.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
No Brasil, a População Economicamente Ativa (PEA), em um certo período, é definida como o total de pessoas que tinham trabalho, pelo menos em parte do período, e mais as que não tinham trabalho, mas tomaram alguma providência para procurá-lo. Estima-se que o número de pessoas da PEA, no país, em 2008, era, em milhões, aproximadamente,
150
125
100
75
50
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
No início dos anos 1990, o governo Collor decidiu aumentar a competitividade e a produtividade da economia brasileira. Para tal, entre outras medidas,
reduziu as taxas de juros reais praticadas domesticamente.
reduziu as tarifas alfandegárias que incidiam sobre muitos produtos importados pelo país.c
tornou o Banco Central independente do orçamento do setor público.
aumentou substancialmente os impostos incidentes sobre os produtos brasileiros.
promoveu um esforço intenso de redistribuição de renda para aumentar a escala da demanda doméstica.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os próximos itens, relativos ao papel das agências de fomento, do desenvolvimento econômico e social e dos indicadores sociais, em particular o índice de desenvolvimento humano (IDH).
As agências de fomento dependem de verbas orçamentárias dos estados ou da União, tais como os repasses do fundo de amparo ao trabalhador e do fundo de garantia por tempo de serviço.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A análise da economia interna ajuda a compreender os fenômenos econômicos brasileiros. Baseando-se nessa análise, julgue os itens de 94 a 101.
Na gestão Palloci-Meirelles, ocorreu um aumento substancial do deficit do setor público, em seu conceito primário, o que elevou, significativamente, a dívida líquida do setor público.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação às questões de desenvolvimento econômico e social, julgue os itens que se seguem.
Entre 1991 e 2005, as disparidades regionais no Brasil, mensuradas pelo índice de desenvolvimento urbano (IDH), aumentaram significativamente. A região Nordeste apresentou o menor crescimento desse indicador social, durante esse período.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da economia brasileira, julgue os itens que se seguem.
No pós Plano Real, o desequilíbrio do setor público decorre, sobretudo, dos elevados déficits primários do governo federal.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Assinale a afirmativa incorreta.
Para um dado nível de renda, se um aumento nos gastos do governo não for acompanhado por um aumento de impostos e o governo financie seu gasto emitindo títulos, o resultado é uma queda na taxa de juros.
A emissão de moeda como meio de aumentar a receita do governo corresponde à imposição de um imposto inflacionário.
Quanto menor a propensão marginal a consumir dos consumidores, menor o valor do multiplicador dos gastos do governo.
O valor do multiplicador dos gastos do governo e do multiplicador da tributação dependem das mesmas variáveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...