Questões sobre Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas

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A ação do Estado é crucial para garantir a produção eficiente e eqüitativa de bens públicos, bem como de bens privados ofertados pelo setor público. Baseando-se nos princípios básicos da economia do setor público e das finanças públicas, julgue os itens subseqüentes.

A existência de bens públicos puros - não-excludentes e não-rivais - justifica a intervenção do Estado na economia, visto que esses bens não são eficientemente providos pelo setor privado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao produzir, uma fábrica de pneus não leva em consideração a dificuldade de absorção, pela natureza, das carcaças de pneus usados. Logo,

  • A.

    deve-se proibir a reutilização das carcaças, pois barateiam os pneus e aumentam suas vendas.

  • B.

    o custo social da produção de pneus é menor que o custo privado.

  • C.

    o preço de pneus para os consumidores deveria ser menor, para diminuir o lucro dos produtores poluidores.

  • D.

    os produtores e os consumidores de pneus deveriam pagar pela externalidade imposta à população em geral.

  • E.

    é preciso subsidiar a produção de pneus, para que os produtores possam pagar pela disposição adequada dos pneus imprestáveis.

Considere o enunciado a seguir.

“Se os agentes econômicos pudessem negociar sem custos de transação e com a possibilidade de obter benefícios mútuos, o resultado eliminaria as externalidades e alocaria eficientemente os recursos, independente de como estejam determinados inicialmente os direitos de propriedade.”

Tal proposição

  • A.

    sugere a pouca importância de se definir o direito de propriedade na questão ambiental.

  • B.

    sugere que nunca é possível negociar com as empresas para que parem de poluir.

  • C.

    sugere que o governo não tem papel a desempenhar na questão ambiental.

  • D.

    sugere condições para que haja soluções de mercado, negociadas entre os agentes econômicos privados, para os problemas de poluição.

  • E.

    é conhecida como Teorema de Condorcet.

O rápido crescimento dos gastos com serviços de saúde na maioria dos países fez que o estudo da economia da saúde, nas últimas décadas, venha se destacando como uma especialidade distinta na área econômica. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 66 a 85.

O crescimento da medicina de grupo em vários países é conflitante com a existência de economias de escala e de escopo no mercado de serviços médicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a análise dos fundamentos da oferta e da demanda preenche um capítulo relevante do estudo das ciências econômicas, julgue os itens que se seguem.

No âmbito da análise microeconômica, não há interação entre as leis da oferta e da procura por não estarem estas relacionadas ao estudo da formação dos preços no mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos bens públicos e dos princípios de nãorivalidade e de não-exclusividade do consumo, é correto afirmar que:

  • A.

    um bem cujo consumo é não-rival necessariamente tornase não-exclusivo.

  • B.

    um bem possui não-rivalidade quando o custo marginal de adicionar outro consumidor ao consumo do bem é igual a zero.

  • C.

    o mecanismo de mercado induz os indivíduos a revelarem suas preferências com relação ao bem público.

  • D.

    a característica de não-rivalidade, associada a certos bens, reduz os incentivos para seu pagamento voluntário, questão conhecida na literatura como o problema do “carona”.

  • E.

    os bens públicos podem ser definidos como aqueles cujo consumo por parte de um indivíduo implica aumento do bem-estar público.

As formas mais tradicionais de políticas públicas para conter o nível de emissões de poluentes ao meio ambiente são: regulamentação direta, denominada permissões negociadas, e estabelecimento de uma taxa sobre a emissão de poluentes chamada taxa pigouviana. O que são permissões negociadas?

  • A.

    É um imposto sobre a unidade poluição emitida que deve igualar-se ao custo marginal social dessa poluição no nível ótimo de emissão.

  • B.

    É um sistema em que o governo estabelece um limite máximo para a emissão de poluentes e o divide entre firmas poluidoras por meio de permissões para poluir, que podem vender a cota delas caso esteja abaixo do limite permitido.

  • C.

    É uma modalidade de negociação entre os poluidores, buscando estabelecer um valor a ser ressarcido, um de outro, quando a emissão ultrapassar o limite permitido pelo governo e tomando por base a taxa pigouviana.

  • D.

    É um imposto sobre a unidade poluição emitida, buscando estabelecer um valor a ser ressarcido do governo, quando a emissão ultrapassar o limite permitido pela legislação.

  • E.

    É um sistema em que o governo estabelece um limite máximo para a emissão de poluentes, quando a emissão ultrapassar o limite permitido pela legislação.

Considerando os conceitos de economia do setor público, julgue os próximos itens.

A proteção à fauna brasileira pelo IBAMA justifica-se pelo fato de que muitas espécies de animais, particularmente aquelas ameaçadas de extinção, constituem bens públicos puros.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ação do Estado tem sido crucial para garantir o funcionamento das economias de mercado. Por essa razão, é importante estudar a economia do setor público, incluindo-se aí as questões de finanças públicas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Serviços de utilidade pública, tais como saneamento básico e provisão de água tratada, são exemplos típicos de bens públicos puros em razão da não-excludabilidade no consumo desses serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma firma, ao produzir determinado bem, emite poluentes que prejudicam a produção de outras empresas. Caso a livre negociação entre as partes não seja capaz de garantir que o nível de emissão de poluentes seja eficiente, o governo pode induzi-la a produzir a quantidade socialmente ótima, impondo um imposto sobre unidade emitida de poluição que seja igual

  • A.

    ao custo médio social.

  • B.

    à diferença entre os custos marginais social e da firma.

  • C.

    ao custo marginal da firma.

  • D.

    ao custo marginal social.

  • E.

    à soma dos custos marginais social e da firma.

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