Questões sobre Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado

Lista completa de Questões sobre Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A inclinação da restrição orçamentária, determinada pelos preços relativos dos bens, indica que o gasto total com os diferentes bens não pode exceder a renda real do consumidor.

  • C. Certo
  • E. Errado

A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Suponha que o setor de distribuição de derivados de petróleo funcione em regime de concorrência monopolista. Então, a maximização dos lucros requer que o preço fixado pelas empresas desse setor seja igual ao custo marginal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Durante a época das festas de Natal e Ano-Novo, quando as empresas, para poderem atender o aumento da demanda típico desse período, contratam mais trabalhadores, estão realizando um ajustamento de longo prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

No modelo da curva de demanda quebrada, as empresas oligopolistas se defrontam com uma curva de demanda, que é mais elástica para preços superiores àqueles que prevalecem no mercado e mais inelástica no caso contrário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das maneiras de se distinguir aumento da quantidade procurada e aumento da procura é dizer que o primeiro:

  • A. poderia resultar num aumento de preço, enquanto o segundo não;
  • B. não poderia resultar num aumento de preço, ao passo que o segundo sim;
  • C. se refere a um aumento de curto prazo na quantidade adquirida, e o segundo a um aumento a longo prazo;
  • D. causa um aumento das despesas totais por parte dos compradores, ao passo que o segundo, não;
  • E. é essencialmente o mesmo que o segundo, à exceção de uma certa diferença na elasticidade-preço da demanda.

A função de utilidade de um indivíduo é expressa por:

Podemos afirmar que o indivíduo:

  • A. é propenso ao risco;
  • B. é avesso ao risco;
  • C. é indiferente ao risco;
  • D. possui riqueza constante;
  • E. é indiferente ao risco com grau de neutralidade unitário.

Num determinado mercado em concorrência perfeita, observou-se que o preço de um bem normal sofreu uma elevação. Um motivo possível para explicar essa alta é

  • A.

    a elevação do preço de um bem complementar.

  • B.

    o aumento da renda dos consumidores desse bem.

  • C.

    a baixa dos preços dos insumos utilizados na fabricação do bem.

  • D.

    a queda do número de consumidores do produto.

  • E.

    a melhora da tecnologia utilizada na fabricação do bem.

Uma organização denominada Hospital de Saúde Infantil (HSI) tem tido dificuldades para se destacar no mercado. O atendimento oferecido pelo setor de recepção/marcação, por exemplo, deixa os clientes irritados, pois, com freqüência, ocorrem marcações duplas de consulta com o mesmo médico, no mesmo horário. O gestor dessa instituição acredita que, apesar dos problemas, a modernização das instalações, efetivada recentemente, e a campanha de divulgação, a ser realizada em breve, possibilitarão ao hospital captar novos clientes.

Considerando a situação descrita no texto acima, julgue os itens que se seguem, acerca da estrutura e da estratégia organizacional de empresas prestadoras de serviços.

Os elementos que, caracteristicamente, têm influência na satisfação de clientes consumidores de produtos são os mesmos que influenciam os consumidores de serviços, como, por exemplo, os oferecidos pelo referido hospital, pois, independentemente do que está consumindo, o cliente quer obter o máximo de benefício com o mínimo de custo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma organização denominada Hospital de Saúde Infantil (HSI) tem tido dificuldades para se destacar no mercado. O atendimento oferecido pelo setor de recepção/marcação, por exemplo, deixa os clientes irritados, pois, com freqüência, ocorrem marcações duplas de consulta com o mesmo médico, no mesmo horário. O gestor dessa instituição acredita que, apesar dos problemas, a modernização das instalações, efetivada recentemente, e a campanha de divulgação, a ser realizada em breve, possibilitarão ao hospital captar novos clientes.

Considerando a situação descrita no texto acima, julgue os itens que se seguem, acerca da estrutura e da estratégia organizacional de empresas prestadoras de serviços.

A personalização dos serviços oferecidos pelo HSI poderia constituir uma estratégia capaz de proporcionar uma grande oportunidade de mercado. Em contrapartida, o alto nível de variação no atendimento feito pelo setor de recepção/marcação gera grandes problemas, como a perda de produtividade, o desrespeito a regras e procedimentos e a oscilação do nível de satisfação dos clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma organização denominada Hospital de Saúde Infantil (HSI) tem tido dificuldades para se destacar no mercado. O atendimento oferecido pelo setor de recepção/marcação, por exemplo, deixa os clientes irritados, pois, com freqüência, ocorrem marcações duplas de consulta com o mesmo médico, no mesmo horário. O gestor dessa instituição acredita que, apesar dos problemas, a modernização das instalações, efetivada recentemente, e a campanha de divulgação, a ser realizada em breve, possibilitarão ao hospital captar novos clientes.

Considerando a situação descrita no texto acima, julgue os itens que se seguem, acerca da estrutura e da estratégia organizacional de empresas prestadoras de serviços.

A gestão dos serviços oferecidos deve levar em consideração todos os tipos de pessoa que freqüentam o HSI. Desse modo, são relevantes ações de gestão voltadas para públicos específicos, como funcionários e pacientes externos, e para determinados serviços, como os oferecidos pela farmácia ou pela lanchonete.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...