Lista completa de Questões sobre ECONOMIA BRASILEIRA para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O governo enviou ao congresso em 15/06/2016 proposta de Emenda Constitucional limitando a Inflação do exercício anterior o aumento das despesas primárias do Governo Federal a cada ano (PEC 241/2016). Essa emenda constitucional é o pivô do programa do ajuste macroeconômico e o objetivo do presente estudo é testar suas perspectivas de sucesso em estabelecer um regime fiscal de estabilidade que devolva aos capitalistas e empreendedores a confiança requerida para investirem, produzirem, empregarem pessoas e criarem riqueza. (Revista do COFECON, Ano VII-Nº21- setembro 2016)
O trecho acima é parte de um artigo sobre a correção do desequilíbrio tributário, tendo como base a Emenda Constitucional (PEC 241/2016). Nessa perspectiva, para que o Estado cumpra suas funções com a sociedade, ele obtém recursos por meio da arrecadação tributária. Sobre o Princípio da Capacidade de Pagamento, assinale a alternativa correta a seguir:
Em relação a concepção de John Maynard Keynes na década de 30, é correto afirmar:
Durante o período Brasil- Colônia, observou-se um rápido crescimento do desenvolvimento da indústria açucareira (século XVI) proporcionado por privilégios aos donatários de fabricar moenda e engenho de água somado a isenções de tributos, honrarias, títulos entre outros.
Porém, grupos de colonos em razão da escassez de capital ou da escolha geográfica passaram a se dedicar a outro tipo de comércio. (FURTADO, 2003, p.48) A partir da análise do excerto, indique esse comércio.
O período entre as duas guerras mundiais foi marcado pela sedimentação da economia paranaense em torno de seus dois setores tradicionais. (Revista Paraná. nº 87, jan-abr, 1996. p.141.)
A partir da análise do texto indique os dois setores mencionados.
Com respeito à economia brasileira da primeira metade do século XX, julgue (C ou E) os itens seguintes. O processo de industrialização por substituição de importações não significava simplesmente a troca de produtos importados por seus equivalentes produzidos nacionalmente, eliminando as importações, mas implicava também a mudança na pauta das importações, a qual ocorria não só em um setor da pirâmide produtiva, mas em vários níveis simultaneamente, a fim de tentar fugir de desequilíbrios da cadeia produtiva.
Com respeito à economia brasileira da primeira metade do século XX, julgue (C ou E) os itens seguintes. Simultaneamente à industrialização mais forte a partir de 1930, o estabelecimento da nova legislação trabalhista a partir de 1939, com o estabelecimento da justiça do trabalho, favoreceu a formação de sindicatos e a cooperação entre eles, com a consequente ocorrência de greves, que frequentemente forçavam a negociação salarial entre patrões e empregados, especialmente no período da Segunda Guerra Mundial.
Com respeito à economia brasileira da primeira metade do século XX, julgue (C ou E) os itens seguintes. O Brasil tinha indústrias tradicionais no começo do século XX, as quais, dado seu baixo nível de produtividade, eram insuficientes para dar à atividade interna um dinamismo próprio, motivando o modelo de desenvolvimento então vigente como voltado para fora.
Com respeito à economia brasileira da primeira metade do século XX, julgue (C ou E) os itens seguintes. Até 1930, a economia brasileira era essencialmente agroexportadora, tendo o café como seu principal produto.
Considerando os determinantes do crescimento econômico e a experiência recente do Brasil, julgue (C ou E) os itens a seguir. A redução da participação do setor industrial na economia brasileira nos últimos anos pode estar relacionada com a situação conhecida como doença holandesa, em que a abundância de recursos naturais ou o bom desempenho de commodities leva a uma valorização cambial, prejudicando a competitividade industrial.
Analise os seguintes gráficos:
Sobre Finanças Públicas e considerando as informações acima apresentadas, analise as seguintes assertivas:
I. A partir da grave crise de 1929, o keynesianismo dominou como teoria econômica e política de governo, propagando a concepção do Estado do Bem-Estar Social e indutor do crescimento, disseminando-se não apenas no Brasil, mas em vários países da Ásia, Europa e América do Norte.
II. Tais países enfrentam hoje elevado endividamento público, sendo de aproximadamente 78,28% do PIB no Brasil, 89% no Reino Unido, 108,25% nos Estados Unidos, 183,44% na Grécia e de 250,35% no Japão.
III. O endividamento público tem origem nos déficits de governo, em virtude de uma dinâmica de crescimento dos gastos. Ao serem financiados por meio de títulos públicos, retiram do mercado o capital que financiaria empresas (que promovem a atividade produtiva e a inovação). Dessa forma, o custo do capital se torna dispendioso (reforçado por práticas de capitalismo de compadrio ou Crony Capitalism decorrente do agigantamento estatal), incapacitando-as na produtividade e competitividade, bem como endividando-as. O Estado, por sua vez, acaba se tornando deficiente em serviços públicos devido ao carreamento crescente de recursos do orçamento público para o pagamento de juros e amortização de seu endividamento. O resultado final, então, é desemprego, concentração de renda e desigualdade social para a população.
IV. No longo prazo estaremos todos mortos é uma frase atribuída a Keynes como resposta quando confrontado sobre sua teoria. A resposta demonstra não apenas a despreocupação com as gerações futuras, como também não é uma assertiva financeiramente correta, uma vez que a Grécia, e o próprio Rio Grande do Sul, apresentam indicadores sociais e de finanças públicas equilibrados.
Quais estão corretas?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...