Lista completa de Questões sobre ECONOMIA BRASILEIRA para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O estudo da economia internacional oferece um ferramental apropriado para examinar as questões do comércio entre as nações, bem como aquelas referentes às finanças internacionais. A respeito desse estudo, julgue os itens de 65 a 74.
As intervenções do Banco Central do Brasil no mercado de câmbio mediante compra e venda de divisas, ocorridas recentemente, vão de encontro às características de sistemas de taxas de câmbio administrado, conhecidos também como sistemas de flutuação suja.
A economia do setor público analisa as atividades do governo bem como as diferentes formas de financiá-las. Acerca da economia do setor público, julgue os itens subsequentes.
O fato de que, no Brasil, o ICMS é de competência estadual vai ao encontro do que preconiza a teoria normativa da distribuição das competências tributárias.
A economia do setor público analisa as atividades do governo bem como as diferentes formas de financiá-las. Acerca da economia do setor público, julgue os itens subsequentes.
Entre 1991 e 1994, o processo de privatização no Brasil envolveu os setores siderúrgicos, petroquímicos e de fertilizantes, e ampliou o aceite das chamadas moedas podres, porém, restringiu fortemente a participação do capital estrangeiro.
O estudo da economia brasileira contemporânea é importante para entender os desafios e as restrições a que ela está sujeita. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
O saneamento do sistema financeiro, no âmbito das reformas realizadas na década passada, incluiu a criação do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (PROER), a privatização de bancos estaduais e a ampliação das exigências de capital para a constituição de bancos.
Acerca da evolução histórica da economia brasileira, julgue os seguintes itens.
Um dos maiores problemas da economia cafeeira, predominante na segunda metade do século XIX, era a inelasticidade da oferta de mão de obra, provocada pela utilização do trabalho escravo.
O processo de privatização no Brasil foi iniciado no final dos anos 80 e intensificado na década de 90. Um dos motivos alegados pelo governo para legitimar a privatização das empresas estatais foi a necessidade de:
fomentar o acesso ao crédito público e privado
transferir divisas para investimentos estrangeiros
obter recursos para financiamento de obras públicas
gerar receitas para redução da elevada dívida estatal
recuperar os custos de manutenção das empresas públicas
Durante o primeiro mandato do governo Lula, as exportações cresceram continuamente, atingindo US$ 137.807 milhões no ano de 2006. O bom desempenho do setor externo colaborou para a melhora do ambiente macroeconômico brasileiro no mesmo período. Entre os fatores que explicam o crescimento das exportações, incluem-se:
controle da inflação e elevação das taxas de juros
elevação do superávit primário e valorização cambial
ampliação da oferta de crédito e contenção da demanda interna
elevação do preço das commodities e desvalorização do câmbio
estabilização dos preços domésticos e redução das importações
A multiplicidade de instrumentos financeiros oferecidos nos mercados favorece:
a escolha de riscos separando agentes a eles avessos dos propensos.
a criação de instituições que administram riscos.
a análise e avaliação do comportamento ético de investidores a operadores.
a transparência na formação de preços de valores mobiliários.
o desenvolvimento econômico.
Considere o caso de uma economia aberta de um país pequeno em relação ao resto do mundo, com livre mobilidade de capitais:
um excesso de poupança interna sobre o investimento implica déficit na conta transações correntes.
um excesso de investimento sobre a poupança interna implica a necessidade de entrada de capital externo no país.
um excesso de investimento sobre a poupança interna implica aumento da taxa de juros no mercado internacional.
a livre mobilidade de capitais é suficiente para garantir a igualdade entre a poupança interna e o investimento.
um excesso de poupança interna sobre o investimento implica a entrada de poupança externa.
Em 1956, com a chegada de Juscelino Kubitschek à Presidência da República, o Brasil busca estabelecer um Plano de Metas cujo objetivo era crescer cinquenta anos em cinco , privilegiando 5 setores da economia brasileira: energia, transporte, indústrias de base, alimentação e educação. No Plano de Metas não se contemplava:
criação de mercados oligopolizados.
financiamento do gasto público, via expansão dos meios de pagamentos e empréstimos externos.
crescimento do departamento I e da indústria produtora de bens de consumo durável.
desestímulo ao programa de industrialização por substituição das importações em favor das empresas exportadoras.
presença de empresas estatais e multinacionais na economia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...