Lista completa de Questões sobre ECONOMIA BRASILEIRA para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A economia brasileira registrou uma grande redução dos índices inflacionários a partir da implementação do Plano Real. Associaram-se a essa estabilização, no entanto, importantes problemas, dentre os quais se destacam a(o):
redução dos empréstimos externos e do investimento estrangeiro direto.
redução dos níveis de produtividade do trabalho nos setores de ponta da economia brasileira.
aumento no desequilíbrio da evolução dos preços entre os diversos setores da economia.
fortalecimento de setores industriais pouco dinâmicos, como a produção têxtil.
forte crescimento das dívidas externa e interna, além da alta taxa de desemprego.
A economia do setor público, microfundamentada, analisa o papel desempenhado pelo governo em uma economia de mercado. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A qualidade do meio ambiente pode ser considerada um bem público puro porque, além de seu consumo ser não-rival, as indivisibilidades que caracterizam esse bem estimulam o aparecimento do carona free-rider.
No equilíbrio geral, em concorrência perfeita, para cada consumidor, a utilidade marginal de todos os bens consumidos é igual a zero.
Mercados competitivos e monopólios são eficientes no sentido de Pareto, porque utilizam plenamente seus fatores produtivos excluindo, assim, a existência de capacidade ociosa.
De acordo com a teoria do eleitor mediano, uma mudança de governo em democracias representativas conduzirá a modificações substanciais das políticas econômicas adotadas.
A economia brasileira passou por diversos planos de crescimento e de estabilização ao longo das últimas quatro décadas. É correto afirmar que:
o II Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico representou uma opção pela continuidade do crescimento econômico em face da crise do petróleo deflagrada em 1973, dando ênfase ao desenvolvimento dos setores produtores de bens de capital e de insumos básicos.
a política de ajustamento externo levada a efeito pelo Ministro Delfim Neto na primeira metade da década de 80, além de ter provocado uma profunda recessão interna no período de 1981-83, com o declínio real do PIB, foi um grande fracasso no objetivo de reverter a tendência de déficits sucessivos na balança comercial.
dois dos pilares do sucesso do Plano Cruzado em conter a inflação no ano de 1986 foram: o congelamento de preços, uma vez que a dispersão dos preços relativos era muito pouco acentuada na época, e a recessão provocada pela perda do poder aquisitivo dos trabalhadores, fato que ajudou a equilibrar a balança comercial do país.
o Plano Bresser foi inicialmente bem sucedido na queda inicial da taxa de inflação, mas não conseguiu reverter a deterioração observada na balança comercial, uma vez que as taxas elevadas de crescimento do setor industrial observadas no período implicaram num volume de importações mais alto.
a implantação de metas de expansão monetária, a restrição de operações de crédito e a imposição de uma taxa de compulsório de 100% sobre as captações adicionais do sistema financeiro foram medidas tomadas pelo Governo na implantação do Plano Real em 1994 que ajudaram a conter significativamente a demanda interna por bens e serviços, um dos fatores de seu sucesso em diminuir substancialmente a taxa de inflação brasileira.
A respeito do planejamento na década de 60, analise as afirmativas a seguir:
I. O governo de Jango formulou e implementou o Plano Trienal para o período 1963-1965, tendo como objetivo retomar o crescimento econômico, reduzir o processo inflacionário e criar condições concretas para a distribuição de renda e melhoria das ações governamentais na área educacional.
II. O Plano Trienal obteve forte participação social, sendo planejado de baixo para cima, contando também com a participação de praticamente todos os níveis governamentais e administrativos.
III. O golpe militar de 1964 é o marco para a adoção do planejamento governamental como instrumento de intervenção e controle social. Além disso, o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG) para o período 1964-1966 tinha, dentre outros objetivos, o combate ao processo inflacionário, crescimento econômico e a diminuição dos desníveis de desenvolvimento setoriais e regionais.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
Analise as seguintes afirmações sobre o processo de substituição de importações (PSI) ocorrido na economia brasileira durante o século XX:
I. O mecanismo de defesa de renda da cafeicultura através da desvalorização da taxa de câmbio e da compra dos excedentes de café, adotado pelo Governo Federal na década de 1930, foi um dos fatores favoráveis ao desenvolvimento do setor industrial via PSI.
II. O PSI teve reflexos favoráveis sobre o grau de concentração de renda da economia brasileira, uma vez que os investimentos industriais tiveram um caráter notadamente trabalho-intensivo.
III. A elevação das tarifas aduaneiras não representou um incentivo maior ao PSI, nem mesmo no Governo de Juscelino Kubitschek e seu Plano de Metas.
É correto o que consta APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Sobre o desempenho do comércio exterior brasileiro a partir da década de 1990, é correto afirmar que
Houve sensível mudança na estrutura da pauta de exportações, em relação ao período pré-abertura comercial, com forte aumento da participação dos bens manufaturados e semi-manufaturados, em detrimento dos produtos básicos, cuja participação está hoje próxima de 10% das exportações totais.
Houve contínuo aumento dos saldos comerciais, tanto em valores monetários quanto em percentual do PIB.
Houve clara perda de dinamismo das exportações na segunda metade da década, acompanhando a perda de dinamismo do comércio internacional no período.
Houve sensível mudança na estrutura da pauta de importações, em relação ao período pré-abertura comercial, com forte aumento da participação dos combustíveis e lubrificantes nas importações totais.
Houve clara perda de dinamismo das exportações na segunda metade da década, como resultado da real valorização da taxa de câmbio no período.
O papel do Estado nas economias capitalistas a partir dos anos oitenta sofreu uma profunda modificação, passando a ABANDONAR a função de:
regulador dos setores de infraestrutura;
promotor de políticas sociais compensatórias;
produtor de bens e serviços;
regulador de monopólios naturais;
provedor de segurança pública.
Os anos noventa no Brasil foram caracterizados por mudanças econômicas e sociais, entre as quais se encontra(m):
altas taxas de crescimento do emprego e da renda;
redução do analfabetismo;
aumento das taxas anuais de inflação;
redução da distância, em termos de renda per capita e índice de desenvolvimento humano, dos países desenvolvidos;
melhoria da distribuição de renda.
A ação do Estado tem sido crucial para garantir a produção eficiente e eqüitativa de bens públicos, bem como dos bens privados ofertados pelo setor público. Com relação à economia do setor público, particularmente, no que diz respeito às finanças públicas, julgue os itens a seguir.
A existência de bens públicos representa uma falha de mercado, porque o custo marginal de produção desse tipo de bem é nulo, de modo que a provisão de tais bens pelo mercado não é eficiente no sentido de Pareto.
Acerca de conceitos básicos da economia, julgue os itens subseqüentes.
O estabelecimento de um marco regulatório para o transporte aquaviário, no âmbito da ANTAQ, elimina as fontes de monopólio e, portanto, desloca a curva de possibilidade de produção da economia para cima e para a direita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...