Lista completa de Questões sobre Elasticidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere uma curva de demanda linear do tipo
X = α - β.P
Onde X = quantidade demandada, P = preço e α e β constantes positivas. A demanda será necessariamente inelástica quando o preço for:
igual a α/β
maior do que α /(2.β)
menor do que α /(2.β)
maior do que α/β
menor do que α/β
Abba Lerner, famoso economista americano, criou em 1934 um índice para medir o poder de monopólio na fixação de preços. Segundo o índice de Lerner, o poder do monopólio é tanto maior quanto
maior for a elasticidade-preço da oferta.
menor for a diferença entre o preço praticado pelo monopólio e o seu custo marginal.
maior for o gasto com propaganda do monopólio.
menor for a elasticidade-preço da demanda, em módulo.
menor for a elasticidade-preço da oferta.
A análise microeconômica é o estudo do comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui fundamento sólido para a análise dos grandes agregados econômicos. A esse respeito, julgue os seguintes itens.
Se a elasticidade da demanda de serviços jurídicos for unitária, então, um aumento de preços elevará a receita total com esses serviços.
A análise microeconômica é o estudo do comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui fundamento sólido para a análise dos grandes agregados econômicos. A esse respeito, julgue os seguintes itens.
Tarifas telefônicas mais baixas durante o fim de semana e o período noturno são compatíveis com o fato de os consumidores domésticos desses serviços possuírem menor elasticidade-preço da demanda por esses serviços.
Muitos são os fatores que determinam o valor da elasticidade de um bem. Entretanto, existem certos elementos que podem explicar ou influenciar tal elasticidade. Dentre eles destacam-se, EXCETO:
A essencialidade do bem.
O peso do bem no orçamento.
O excesso de bens substitutos.
A existência de bens substitutos.
Se um bem tem demanda elástica com relação à variação em seu preço:
sua curva de demanda será uma reta paralela ao eixo dos preços;
um aumento no seu preço, tudo o mais constante, provoca aumento no dispêndio do consumidor com o bem;
sua curva de demanda será uma reta paralela ao eixo das quantidades, necessariamente;
um aumento no seu preço será sempre mais que proporcional à variação na quantidade demandada;
um aumento no seu preço, tudo o mais mantido constante, provoca redução no dispêndio do consumidor com o bem.
Sendo e(q) a elasticidade-preço de uma dada demanda, ΔR/Δq a receita marginal e p(q) o preço, a fórmula que expressa a relação entre receita marginal e preço é: a relação entre receita marginal e preço é:
Se os consumidores estabeleceram em seus orçamentos uma importância fixa para comprar uma determinada mercadoria e se, dentro de uma determinada faixa de preços, não gastam nem mais nem menos do que aquela quantia com aquele produto, a sua curva da procura nessa faixa de preços poderia ser corretamente designada como:
Considere a seguinte função demanda:
X = (α/β) - (P/β)
onde X = quantidade demandada; P = o preço do bem e α e β constantes positivas.
Com base nessas informações e supondo RT = receita total e Rmg = a receita marginal, é incorreto afirmar que
Rmg depende de P.
se X = 0, então RT = 0.
se X = 1, então RT = α-β.
se Rmg = 0; então X = α/β.
se X = 0, então Rmg = α.
Considere a função demanda Q1 d = Q1 d(X1, X2, X3) homogênea de grau zero e a expressão εi = (dQ1 d/dXi).(Xi/Q1 d); i = 1, 2, 3; onde Q1 d = demanda pelo bem 1; X1= preço do bem 1; X2 = preço do bem 2; X3 = a renda; εi = as "elasticidades"; e dQ1 d/dXi a derivada de Q1 d em relação a Xi. Considerando essas informações, é correto afirmar que a soma das elasticidades será igual a:
0
1
3
-3
-1
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...