Lista completa de Questões sobre Elasticidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de instituições e práticas relacionadas às atividades concorrenciais, julgue os próximos itens.
Quanto maior for o valor da elasticidade-preço cruzada da demanda, maior será a probabilidade de os bens ou serviços fazerem parte do mesmo mercado.
A elasticidade preço de demanda de um produto é uma informação estratégica em análise de mercado.
Desse modo, é correto afirmar:
As quantidades totais de alimento e vestuário, dois bens normais, são fixas e positivas, e pertencem às famílias A e B, com curvas de indiferença bem comportadas. Partindo de uma dotação inicial não eficiente de Pareto, as duas famílias realizam todas as possíveis trocas mutuamente vantajosas, a fim de maximizar a utilidade das famílias.
Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.
A elasticidade da demanda por alimento diminui quando a renda aumenta.
Com relação aos mecanismos públicos de atuação econômica, julgue os itens que se seguem.
A elasticidade-renda da demanda por bens públicos constitui uma das razões para o crescimento constante dos gastos governamentais.
A incidência de um imposto em dado mercado onera consumidores e produtores. Os produtores arcarão com a maior parcela do imposto quando a elasticidade-preço da
demanda for muito elástica.
demanda for mais próxima de zero e a de oferta maior que um.
oferta for unitária e a de demanda menor que 1.
demanda não possuir relação com quantidade paga de imposto.
oferta for muito elástica.
Considere as seguintes proposições:
I - A elasticidade-preço cruzada da demanda mede a variação percentual na quantidade procurada de bem x com relação à variação percentual no preço do bem y, coeteris paribus. Se x e y forem substitutos, a elasticidadepreço cruzada da demanda será positiva, ou seja, um aumento no preço de um bem deve provocar elevação da quantidade demandada do outro.
II - Produtos inelásticos a preços são aqueles em que as variações percentuais na quantidade demandada são menores do que as mudanças percentuais no preço do produto.
III - Podem ser citados como fatores que influenciam a magnitude da elasticidade-preço da demanda a disponibilidade de bens substitutos, a essencialidade do bem e a importância do bem quanto a seu peso no orçamento do consumidor.
IV - Suponha que, conforme a renda da população aumenta, as pessoas compram mais de determinado produto, mas a fração da renda gasta com este produto diminui. Então, podemos concluir que a elasticidade-renda deste produto é positiva, mas menor que 1 e, portanto, trata-se de um bem normal.
V - Como a curva de oferta mede uma relação entre quantidade ofertada e preço, a resposta do produtor às variações em preço pode ser medida através da elasticidade-preço da oferta, a qual expressa a mudança percentual na quantidade ofertada de um produto devido a uma variação relativa no preço.
Assinale a alternativa correta:
Apenas as proposições I, III e V estão corretas.
Apenas as proposições I, II e IV estão corretas.
As proposições III, IV e V estão incorretas.
Todas as proposições estão corretas.
Há, na região Norte, feiras tradicionais e mercados populares como o Ver-o-Peso, em Belém, e o Municipal, em Manaus. Com relação a esses tipos de mercado, julgue os próximos itens.
Vendedores de bens com demanda inelástica tendem a ter baixo poder de monopólio.
Em relação a elasticidade/preço da demanda de um bem, qual a alternativa correta?
A elasticidade infinita corresponde a uma demanda perfeitamente inelástica, e a elasticidade igual a zero corresponde a uma demanda perfeitamente elástica.
A elasticidade infinita corresponde a uma demanda muito alta, e a elasticidade igual a zero corresponde a uma ausência de demanda.
A elasticidade igual a um corresponde a uma demanda perfeitamente inelástica, e a elasticidade igual a zero corresponde a uma demanda perfeitamente elástica.
A elasticidade igual a um corresponde a uma demanda perfeitamente elástica, e a elasticidade igual a zero corresponde a uma demanda perfeitamente inelástica.
A elasticidade infinita corresponde a uma demanda perfeitamente elástica, e a elasticidade igual a zero corresponde a uma demanda perfeitamente inelástica.
De acordo com a elasticidade cruzada da demanda, os bens econômicos podem ser classificados como:
superiores e inferiores.
essenciais e supérfluos.
substitutos, complementares e independentes.
normais, essenciais, supérfluos e inferiores.
superiores, essenciais e supérfluos.
Quanto à elasticidade-preço da função demanda, é correto afirmar:
Uma redução do preço do bem, tudo mais constante, implicará na redução do dispêndio do consumidor com o bem, se a demanda tiver elasticidade constante e maior que um.
Se a função de demanda for representada por uma linha reta negativamente inclinada, o coeficiente de elasticidade-preço será variável ao longo de toda essa reta.
Se a função de demanda for representada por uma linha reta paralela ao eixo dos preços, a elasticidade- preço da demanda será infinita.
Se a função de demanda tiver elasticidade constante e igual a um, uma redução do preço do bem deixará inalterada a quantidade demandada do bem.
Se a função de demanda for linear e absolutamente inelástica com relação a modificações no preço do bem, a função de demanda será representada por uma reta paralela ao eixo das quantidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...