Questões sobre Estruturas de Mercado

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A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. No modelo de oligopólio de Cournot, os produtores não reconhecem sua interdependência e cada um considera que o outro manterá sua quantidade constante.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. Quando a receita marginal de uma empresa perfeitamente competitiva for igual ao custo marginal, o lucro total no curto prazo dessa empresa será maximizado, ou seja, se a empresa estiver no seu melhor nível de produção de curto prazo e o preço estiver menor que o custo variável médio, então o empresário minimizará suas perdas mantendo sua produção no mesmo nível.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. Sendo a utilidade a propriedade que determinado bem possui de satisfazer o desejo do consumidor, espera-se que o crescimento da utilidade implique utilidade marginal negativa e crescente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. De acordo com o ótimo de Pareto, nenhum agente pode melhorar sua utilidade sem piorar a utilidade de qualquer outro agente. Esse conceito está associado a um aspecto socialmente benéfico, que deve ser adotado pelos governos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. Se a razão entre o produto marginal e o preço de um fator de produção for igual ao inverso do preço do bem final, o lucro total de uma empresa que opera em mercados perfeitamente competitivos, de produto e de fatores, será maximizado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. A teoria das vantagens comparativas não se aplica quando determinado país é mais produtivo na fabricação de todos os bens, pois estabelece que o país deva especializar-se na produção daquele produto em que possui vantagem em comparação a outros países.

  • C. Certo
  • E. Errado

A estrutura de um mercado depende fundamentalmente de características que condicionam a natureza da competição e da formação do preço.

Neste contexto, é correto afirmar:

  • A. Dentre as características da concorrência monopolista estão que o produto da firma individual é homogêneo e que existem significativas barreiras de saída do mercado.
  • B. A curva de receita média do monopolista é a curva de demanda do mercado, a qual é horizontal e paralela ao eixo da abcissa.
  • C. Em um modelo de oligopólio com demanda quebrada, a firma se defronta com uma demanda mais elástica para aumento do que para redução de seus preços.
  • D. Em um mercado competitivo, no longo prazo, uma firma individual pode ter lucro acima do lucro normal devido a barreiras de entrada de novas firmas.
  • E. Em um mercado competitivo, no longo prazo, a receita marginal, o custo marginal e a receita média são iguais e situam-se acima do custo médio – o que garante a situação de rentabilidade da firma individual.

Um monopólio natural ou técnico, à medida que amplia a sua escala de operações no longo prazo, apresenta

  • A.

    custos médios decrescentes.

  • B.

    deseconomias de escala.

  • C.

    custo marginal igual ao custo médio.

  • D.

    retornos constantes de escala.

  • E.

    produtividade dos fatores de produção variáveis decrescentes.

  • A.

    I-1, II-2, III-4, IV-3.

  • B.

    I-1, II-2, III-3, IV-4.

  • C.

    I-4, II-3, III-2, IV-1.

  • D.

    I-2, II-3, III-4, IV-1.

  • E.

    I-2, II-1, III-3, IV-4.

A Teoria do Consumidor, ao explicar as razões porque demandamos quantidades de determinados bens e serviços, faz uso dos conceitos de “utilidade total” e “utilidade marginal”. Sobre a Teoria da Utilidade,

  • A.

    a sensação de saciedade do consumidor faz com que a utilidade marginal cresça a cada nova unidade adquirida do produto.

  • B.

    a utilidade total, percebida pelo consumidor, constitui- se em função decrescente da quantidade obtida de um dado produto.

  • C.

    a utilidade marginal pode ser definida como sendo a utilidade que a última unidade consumida, de um dado produto, subtrai à utilidade total.

  • D.

    o conceito de utilidade é uma tentativa de medida da satisfação, percebida pelos consumidores, com relação a um determinado produto.

  • E.

    a teoria econômica denomina a relação entre utilidade total e utilidade marginal proporcionada por uma determinada mercadoria, por "lei da utilidade marginal crescente."

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