Lista completa de Questões sobre Estruturas de Mercado para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmações seguintes, as quais se referem à maximização de lucros e à oferta competitiva.
I. Em um mercado competitivo, a renda econômica não pode ser positiva, porque, em equilíbrio, o lucro econômico é igual a zero.
II. Em uma indústria de custo crescente em um mercado competitivo, o setor industrial somente obterá um nível mais elevado de produção se os preços forem mais altos.
III. O equilíbrio competitivo a longo prazo ocorre quando, entre outros fatores, todas as empresas auferem lucro econômico zero.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Considere as afirmativas abaixo:
I - A concorrência perfeita é um tipo de mercado em que há grande número de vendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio.
II - Podem ser apontadas como características de uma estrutura de mercado monopolista: há muitas empresas; há substitutos próximos do produto por elas produzido; as empresas tem grande poder para manter preços relativamente elevados, sobretudo quando não há intervenção restritiva do governo (leis antitrustes); não existem barreiras ao acesso de novas firmas na indústria.
III - O oligopólio é um tipo de estrutura de mercado normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. É também característica desta estrutura de mercado a existência de barreiras ao ingresso de novas firmas.
IV - O monopsônio é uma forma de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores. Já o oligopsônio é um mercado onde existem poucos compradores que dominam o mercado para muitos vendedores.
V - O monopólio bilateral ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator.
Assinale a alternativa correta:
Apenas a afirmativa I está incorreta.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas IV e V estão incorretas.
Todas as afirmativas estão incorretas.
Economia - Estruturas de Mercado - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Em relação à estrutura de mercado de monopsônio avalie as seguintes afirmações:
I - A curva de despesa marginal de um monopsonista está localizada acima da curva de despesa média, pois a decisão de comprar uma unidade adicional eleva o preço pago por todas as unidades, incluindo a última.
II - Três das características que afetam o poder de monopsônio são: elasticidade da oferta de mercado, o número de compradores, e o tipo de interação entre os compradores.
III - Na presença de poder de monopsônio, o preço e a quantidade são menores do que os níveis que prevaleceriam sob condições competitivas.
Está correto o que se afirma em:
II, apenas;
I e II, apenas;
I e III, apenas;
II e III, apenas;
I, II e III.
Há, na região Norte, feiras tradicionais e mercados populares como o Ver-o-Peso, em Belém, e o Municipal, em Manaus. Com relação a esses tipos de mercado, julgue os próximos itens.
Nessas feiras e mercados, ao contrário do que ocorre nos casos de concorrência perfeita, os monopolistas maximizam seus lucros na venda de produtos cujos custos marginais se igualem às receitas marginais.
Há, na região Norte, feiras tradicionais e mercados populares como o Ver-o-Peso, em Belém, e o Municipal, em Manaus. Com relação a esses tipos de mercado, julgue os próximos itens.
Considerando-se que a comercialização de açaí no mercado Municipal esteja em concorrência perfeita, se, após essa comercialização, ela for centralizada por um vendedor, conclui-se que haverá perdas sociais.
Há, na região Norte, feiras tradicionais e mercados populares como o Ver-o-Peso, em Belém, e o Municipal, em Manaus. Com relação a esses tipos de mercado, julgue os próximos itens.
Se houver oligopólio no comércio de ervas do Ver-o-Peso, os preços dessas ervas serão superiores aos custos marginais e aos custos médios.
A respeito de economia aberta, julgue os itens que se seguem.
O argumento de que mercados imperfeitos acarretam falhas de mercado é frequentemente utilizado para justificar a adoção de protecionismo setorial de indústrias nascentes.
De acordo com a teoria microeconômica marginalista tradicional, as firmas que atuam em um mercado em Concorrência Perfeita
fixam uma margem de lucros sobre o custo de produção para determinar o preço de seus produtos.
submetem-se aos tabelamentos de preços prescritos pelos Governos.
valem-se de pesquisas sobre os preços vigentes no mercado para bens substitutos para estabelecerem seus próprios preços.
são tomadoras do preço de mercado, fazendo valer a igualdade entre sua receita marginal e seu custo marginal de produção.
determinam seus preços com base no custo de reposição dos bens vendidos.
Considere:
I. O monopólio legal é necessariamente compatível com a eficiência econômica, o Ótimo de Pareto e a maximização do bem-estar social.
II. Quando uma firma produz segundo uma função de produção com rendimentos crescentes de escala, então, estão determinadas as pré-condições necessárias e suficientes para a instalação de um monopólio legal.
III. O monopólio natural surge quando economias de escala tornam a produção de uma empresa de tão baixo custo que inviabiliza a entrada de outros competidores no mercado.
IV. Um monopólio pode ser simultaneamente natural e legal, visto que o primeiro é definido por condições técnicas e o segundo por condições de regulação dos mercados.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
A atividade de regulação é justificada, do ponto de vista econômico, pelas denominadas falhas de mercado, entre as quais se inserem as externalidades que
são geradas a partir do custo marginal da prestação da atividade econômica e sua não correspondência no preço de mercado.
correspondem aos efeitos exógenos que devem ser internalizados na prestação da atividade econômica em regime de monopólio natural.
constituem um custo ou um benefício gerado por uma atividade econômica que não é arcado ou apropriado pelo agente da atividade econômica.
são geradas a partir do ganho marginal decorrente da atividade econômica, e que devem ser internalizados na estrutura de custos do agente.
correspondem aos efeitos adversos da atividade na econômica, os quais devem ser minimizados pela regulação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...