Lista completa de Questões sobre Estruturas de Mercado para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Estruturas de Mercado - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
Uma empresa industrial que opera em condições de monopólio maximizará seus lucros no momento em que:
a produção for tal que o uso de insumos é máximo;
o custo marginal for igual ao custo médio de longo prazo;
o preço for igual ao custo marginal no curto prazo;
o custo médio for igual à receita marginal;
a receita marginal for igual ao custo marginal.
Economia - Estruturas de Mercado - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
A situação de perfeita mobilidade dos recursos produtivos, bem como o perfeito conhecimento por parte de compradores e vendedores de tudo o que ocorre no mercado, são características do(a):
sociedade do conhecimento;
autarquia;
concorrência perfeita;
função de produção liberal;
liberalismo contemporâneo.
Economia - Estruturas de Mercado - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
O mercado caracterizado pela existência de um pequeno número de compradores ou ainda que, embora haja um grande número de compradores, uma parcela reduzida destes é responsável por parte expressiva das compras realizadas neste mercado é denominado:
concorrência monopolística;
monopsônio;
oligopólio;
oligopsônio;
monopólio técnico.
Economia - Estruturas de Mercado - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
As estruturas de mercado para o setor de bens e serviços podem ser classificadas de diversas formas. Existe uma forma que é definida como uma situação de mercado em que um pequeno número de empresas domina o mercado, controlando a oferta de um produto que pode ser homogêneo ou diferenciado. Denomina-se:
oligopólio;
monopólio;
concorrência monopolística;
concorrência perfeita;
molipsônio.
Está correto APENAS o que se afirma em
I
II
III
I e II
I e III
Um monopolista discriminador diferencia os preços do mesmo produto entre dois mercados separados. Vai cobrar o maior preço no mercado com
demanda mais inelástica.
oferta mais elástica.
maior custo marginal.
maior volume de vendas.
maior renda média dos compradores.
Diferentes estruturas de mercado são verificadas no dia a dia. Monopólios naturais ou mesmo legais, mercados concorrenciais, oligopólios, concorrência monopolística, são alguns exemplos. Acerca dessas diferentes estruturas de mercado, assinale a opção correta.
Em mercados concorrenciais, as empresas tendem a obter lucro zero no curto prazo e, portanto, preferem não ficar nesse tipo de mercado.
Um monopólio será sempre ineficiente, pois seus preços são sempre mais altos que os preços de concorrência perfeita.
Um monopolista natural que é obrigado, pelo regulador, a praticar preços concorrenciais estará produzindo em um nível eficiente de produção.
Empresas no setor oligopolista enfrentam rigidez de preços para baixo, pois sempre tendem a não seguir aqueles que abaixam os preços e a seguir aqueles que os aumentam.
O monopólio natural ocorre quando a(s)
lei obriga que só haja uma empresa produtora.
concorrência predatória entre várias empresas é intensa e apenas uma prevalece.
inovações técnicas geram poder de mercado para as empresas que as criaram.
economias de escala existem com uma única empresa operando no nível de produção que atende à demanda total.
empresas do mercado formam um cartel para maximizar o lucro conjunto.
Com relação ao padrão de concorrência e competitividade, assinale a opção correta.
As margens de lucros de setores monopolistas são medidas pela diferença entre os preços praticados e seus custos marginais.
Promover a defesa da concorrência em um mercado de monopólio natural é uma estratégia eficiente.
Mercado em concorrência monopolística é caracterizado pela livre entrada de empresas produzindo bens homogêneos.
Em um duopólio à Bertrand, cada empresa escolhe, no equilíbrio, o mesmo preço que escolheria se estivesse no mercado competitivo.
Tributar um mercado competitivo faz que a carga fiscal incida fortemente sobre os consumidores.
A respeito da análise de competitividade, da análise de indústrias e da concorrência, das vantagens competitivas e da estratégia empresarial, assinale a opção correta.
Para ser realmente efetiva, vantagem competitiva precisa ser difícil de imitar, única, sustentável, superior à competição e aplicável a uma situação específica.
Vantagem competitiva sustentável é um diferencial competitivo empresarial que se preocupa somente com impactos ambientais de seus negócios.
Segundo Porter, existem cinco fatores chave para o sucesso: relevância, reconhecimento, receptividade, responsabilidade e relacionamento, sendo que o fator que trata de vantagem competitiva é a responsabilidade.
A vantagem competitiva surge fundamentalmente quando o valor que os clientes estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço é muito inferior aos preços praticados pelos concorrentes.
Vantagem competitiva é um conjunto de características que permite a uma empresa ser diferente por entregar mais valor aos clientes e, por isso, ampliar mercado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...