Questões sobre Estruturas de Mercado

Lista completa de Questões sobre Estruturas de Mercado para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando há muitos vendedores e compradores no mercado, nenhuma barreira relevante à entrada, e um produto diferenciado, a estrutura de mercado é chamada de

  • A. oligopólio de Bertrand.
  • B. competição perfeita.
  • C. competição monopolística.
  • D. monopólio.
  • E. oligopólio de Cournot.

Considere o seguinte modelo de demanda e oferta de determinado bem:

Se, em um momento t1, x aumentar depois de ter alcançado o equilíbrio no mercado e a oferta se mantiver inalterada, ocorrerá, em um momento t2, uma mudança no equilíbrio do mercado, com diminuição no preço de equilíbrio e aumento nas quantidades transacionadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Fundamentalmente, as diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto; e existência de barreiras à entrada de novas empresas. No mercado de bens e serviços, a forma de mercado, segundo essas variáveis, onde há inúmeras empresas, produto diferenciado e livre acesso de firmas ao mercado, caracteriza -se como:

  • A. Monopólio.
  • B. Concorrência monopolística (ou imperfeita).
  • C. Oligopólio.
  • D. Concorrência perfeita.

Julgue os itens que se seguem, relativos a mercado de trabalho e comércio exterior. O sistema geral de preferências (SGP) é um acordo estabelecido pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) para que países desenvolvidos comprem produtos e serviços de países subdesenvolvidos sem incidência de imposto de importação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

A figura acima representa as curvas de demanda de mercado e de uma firma individual em concorrência perfeita. Dada a hipótese da atomicidade, uma firma isolada não consegue alterar o preço de mercado (sua saída, por exemplo, traria uma alteração apenas infinitesimal na curva de oferta de mercado S., não afetando o preço PO). Como PO é preço de venda para a firma, então a curva de demanda é dada para a firma, ou seja, é horizontal. Afirma só pode vender a esse preço, pois:

I. Se quiser vender a um preço mais alto, não venderá nada (como os produtos são homogêneos, os consumidores comprarão mais barato das outras empresas)

II. Não venderá a um preço mais baixo. Fere o princípio da racionalidade:

 Se ao preço PO vende quanto quer, por que vender mais barato?

  • A. Apenas a afirmação I está correta.
  • B. Todas as afirmações estão incorretas.
  • C. Todas as afirmações estão corretas.
  • D. Apenas a afirmação II está correta.

Com referência ao assunto abordado no texto e sua relação com as funções econômicas governamentais, julgue os itens a seguir.

A ação de pescar no período de defeso e seu impacto sobre a atividade pesqueira em geral representam uma falha de mercado classificada como externalidade negativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A eficiência produtiva é mais provável de ser atingida em

  • A. monopólio.
  • B. competição monopolística.
  • C. oligopólio.
  • D. competição perfeita.
  • E. monopólio natural.

Se a natureza do produto requer que produtores de um bem usem grandes quantidades de maquinário e equipamento especializado, então

  • A. não haverá obstáculos para a firma sair do mercado.
  • B. a indústria não se adequa às hipóteses de competição perfeita.
  • C. os empregados irão pedir elevada indenização se a planta fechar.
  • D. o governo irá restringir o número de vendedores no mercado.
  • E. o governo irá criar taxas de licenciamento para as máquinas e equipamentos.

Firmas em um mercado competitivo não podem influenciar

  • A. a quantidade do bem que é produzida.
  • B. o quanto de trabalho é empregado na produção.
  • C. o quanto de capital é usado na produção.
  • D. o volume de marketing usado.
  • E. o preço do produto vendido.

Um monopolista vende um produto visando maximizar seu lucro. Com esse objetivo, ele deve produzir uma quantidade tal que o custo marginal seja igual

  • A. à receita total.
  • B. ao preço de venda.
  • C. à quantidade demandada.
  • D. à receita marginal.
  • E. ao custo médio mínimo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...