Lista completa de Questões sobre Estruturas de Mercado para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da economia da informação, julgue os itens subsequentes. O modelo da enrolação surge pela falta de informação das empresas acerca do mercado de trabalho, o que acarreta salários acima do nível de equilíbrio de mercado e algum desemprego no equilíbrio.
Acerca das definições de consumo, investimento, dívida pública, crescimento ótimo e sistemas de previdência, julgue os itens subsequentes. Os modelos de equilíbrio geral computável servem para analisar os impactos de bem-estar decorrentes de mudanças nas políticas, em virtude de os critérios de análise de bem-estar serem classificados de duas maneiras: pelas medidas para variáveis macroeconômicas regionais e pelos efeitos sobre o nível de utilidade da família representativa.
O sistema tributário deveria levar em conta as diferenças entre as preferências dos agentes econômicos. Mas essas informações são privadas e não perfeitamente reveladas na economia. Por isso, é correto afirmar que:
o sistema tributário é distorsivo e ineficiente no sentido de Pareto.
a eficiência econômica não está relacionada com as distorções que um sistema tributário provoca no comportamento dos agentes econômicos.
o governo utiliza o lump sum tax, isto é, um imposto de montante fixo, como forma de corrigir essas dificuldades.
o conceito de justiça tributária não está relacionado com a equidade entre os agentes econômicos da sociedade.
um sistema tributário ótimo é definido pela estrutura tributária que maximiza o bem-estar social, independente da restrição de receita do governo.
Uma variação no coeficiente de endividamento de uma firma, segundo o teorema de Miller-Modigliani:
aumenta o risco sobre os retornos associados à firma;
aumenta o risco sobre os retornos associados à firma caso se substitua títulos por ações;
aumenta o risco sobre os retornos associados à firma caso se substitua ações por títulos;
não altera o risco sobre os retornos associados à firma;
não altera o grau de alavancagem da firma.
A análise das demandas individual e de mercado constitui um dos pilares da teoria microeconômica. Acerca desse assunto, julgue C ou E.
Nos mercados competitivos, a escolha ótima a ser feita por determinado consumidor corresponde à escolha em que a taxa marginal de substituição entre dois bens quaisquer é igual para todos os consumidores.
O gráfico abaixo mostra a curva de demanda (D) pelo produto de uma empresa monopolista maximizadora de lucros. Mostra, também, as curvas de custo marginal (CMg) e de receita marginal (RMg) da empresa.
Examinando o gráfico, conclui-se que, caso não haja outras distorções alocativas na economia, a(o)
quantidade produzida OA é socialmente ótima.
perda social, devido ao monopólio, corresponde à área BCG.
lucro do monopolista corresponde à área OABE.
preço OF é socialmente ótimo.
monopólio não alterou o excedente do consumidor, em relação ao equilíbrio competitivo.
Assinale a opção correta com relação aos retornos de escala.
A lei dos rendimentos decrescentes explica que o produto marginal de um insumo diminui quando a quantidade desse insumo é aumentada.
Quando há rendimentos crescentes de escala em um setor, normalmente uma empresa é menos eficiente do que muitas empresas juntas.
Com rendimentos crescentes de escala, as isoquantas situam-se cada vez mais distantes umas das outras a partir da origem.
cada vez mais distantes umas das outras a partir da origem. D Com rendimentos crescentes de escala, a produção aumenta menos que o dobro quando há duplicação dos insumos.
Rendimentos decrescentes de escala podem estar ligados a um aumento da capacidade administrativa de coordenação de tarefas.
No modelo clássico de duopólio de Cournot, cada uma das empresas maximizadoras de lucro, em equilíbrio,
equaliza o preço e o custo marginal de produção.
reduz o preço que cobra para expandir sua fatia de mercado.
coopera com a outra para maximizar o lucro total conjunto.
minimiza seu custo médio de produção.
escolhe um nível de produção que maximiza seu lucro, dada a produção da outra empresa.
Com relação à racionalidade econômica do governo, julgue os itens subsequentes.
A existência de falhas no mercado é apontada como uma das justificativas para a intervenção do governo na economia. Desse modo, a competição imperfeita tende a reduzir a produção e os preços, o que leva o governo a criar suas próprias empresas ou a adquirir empresas já existentes.
Julgue os itens que se seguem, a respeito de tributos, tarifas e subsídios, e tendo como foco a eficiência econômica e a distribuição da renda.
A estrutura de concorrência perfeita, na visão neoclássica, é referência teórica para a eficiência econômica, pois, a um tempo, é capaz de compatibilizar os interesses público e privado, e os de consumidores e produtores. Em princípio, tal modelo propiciaria a melhor alocação de recursos e se coadunaria com a atomização do mercado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...