Questões sobre Geral

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O Conselho Monetário Nacional

  • A.

    teve a sua competência de regulamentar a legislação bancária revogada pela Constituição Federal de 1988, a qual proibiu a delegação de poderes.

  • B. é um órgão auxiliar do Ministro da Fazenda.
  • C.

    é um órgão colegiado que aprecia, em grau de recurso, pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro, as penalidades aplicadas pelo Banco Central do Brasil.

  • D.

    é um órgão no qual são representados todos os segmentos econômicos pertencentes aos mercados financeiro e de capitais, com finalidade consultiva, objetivando o aprimoramento da legislação correspondente.

  • E.

    exerce o chamado "Poder Monetário", pois a lei lhe dá poderes de legislar por delegação nas matérias de sua competência, sem subordinação a qualquer outro órgão do Governo.

As corretoras e distribuidoras de valores mobiliários, ao agirem no mercado,

  • A.

    representam interesses de clientes e por isso não têm responsabilidade pela liquidação da operação.

  • B.

    representam carteiras próprias e por isso respondem pela liquidação da operação.

  • C.

    devem explicar aos demais operadores por que vendem ou compram determinados valores mobiliários.

  • D.

    devem comunicar à Bolsa, ao Banco Central e ao mercado, em nome de quem operam para elidir responsabilidades.

  • E.

    funcionam como comissários mercantis, respondendo pelas declarações que fizerem.

Legitimação e titularidade são conceitos que indicam posição jurídica em que há

  • A. exercício e poder de disposição do direito
  • B. poder absoluto de disposição do direito
  • C. poder absoluto de exercício do direito
  • D. exercício sem poder de disposição do direito
  • E. poder de disposição do direito sem seu exercício

Nos contratos de underwriting, a instituição colocadora

  • A.

    não pode assumir a responsabilidade pela colocação da totalidade da emissão no mercado, mas, tão-somente, prometer realizar o melhor dos seus esforços na referida colocação.

  • B.

    não tem responsabilidade perante os subscritores por fraude na emissão, pois o papel fiscalizador do mercado incumbe à Comissão de Valores Mobiliários.

  • C.

    não pode assumir a responsabilidade pela subscrição da parte da emissão que não for adquirida pelo mercado, de maneira a não assumir prejuízos em detrimento dos interesses dos seus acionistas.

  • D.

    pode assumir a responsabilidade da subscrição da parte da emissão que não for adquirida pelo mercado, após ter envidado o melhor dos seus esforços na colocação da emissão.

  • E.

    tem responsabilidade perante os subscritores por fraude na emissão somente se esta ocorreu por atos praticados por seus próprios administradores.

Denomina-se operação no mercado primário

  • A.

    aquela que reflete a cessão de ações entre acionistas da mesma companhia para seu fechamento.

  • B.

    a emissão de ações em virtude de aumento de capital.

  • C.

    a negociação de opções de compra de ações das companhias de capital autorizado entregues a seus empregados como prêmio.

  • D.

    a emissão de ações para aumento de capital por incorporação de lucros.

  • E.

    a cessão de debêntures entre instituições financeiras.

As operações contratadas em Bolsa de Valores facilitam a(o)

  • A. transferência de riscos
  • B. fungibilidade de sócios
  • C. contratação a termo
  • D.

    cancelamento da execução de operações contratadas

  • E. captação de recursos nos mercados a termo

A "muralha chinesa" (chinese wall), adotada nos fundos mútuos de ações tem a função de

  • A.

    estabelecer critérios de separação negocial entre a administração daqueles fundos e os pertencentes ao próprio administrador, para que não sejam manipulados os primeiros em favor dos segundos.

  • B.

    impedir que aqueles fundos sejam contaminados por pressões originadas de mercados estrangeiros, como efeito de crises presentes em uma economia globalizada.

  • C.

    fazer uma separação entre valores mobiliários de alto, médio e pequeno risco, de maneira a que o investidor tenha consciência dos riscos efetivamente assumidos.

  • D.

    não permitir a utilização de informação privilegiada pelos cotistas dos próprios fundos, fornecida pelos administradores destes.

  • E.

    estabelecer uma separação entre as cotas adquiridas por investidores estrangeiros e nacionais, exigindo-se dos primeiros o registro de seu investimento no Banco Central do Brasil.

São investidores institucionais nas operações de Bolsa:

  • A. companhias seguradoras
  • B. fundos de investimento imobiliário
  • C. clubes de investimento
  • D. cooperativas de créditos
  • E. bancos comerciais

As competências alocativas, acima mencionadas, classificam-se em:

  • A. exclusivas, concorrentes e supletivas
  • B. unitárias, convergentes e agregadoras
  • C. crescentes, verticalizadas e intermediárias
  • D. elásticas, estabilizadoras e indiretas
  • E. compensatórias, multiplicadoras e marginais

Administradores de carteiras que prestam serviços no mercado sujeitam-se a regras especiais que visam a:

  • A. garantir transparência às práticas adotadas
  • B. desestimular assimetria informacional
  • C. estimular a captação de recursos
  • D. administrar conflitos de interesses
  • E. aumentar a eficiência gerencial
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