Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Após interpretar o gráfico abaixo, que representa a oferta e a demanda de determinado mercado, podemos afirmar que:
o gráfico representa a situação em que há dois preços no mercado e a empresa que apresentar o menor preço deverá conquistar os consumidores.
o mercado está em equilíbrio, com a oferta e demanda entrecruzando no ponto em se encontram o preço e a quantidade.
o mercado está em desequilíbrio, com excesso de demanda e escassez de oferta, o que deverá pressionar os preços para cima.
o mercado está em desequilíbrio, com excesso de oferta,o que deve levar a uma queda do preço e elevação da quantidade demandada.
o mercado é tipicamente oligopolista, com poucas empresas determinando o preço e a quantidade.
Quanto ao Índice de Preço a Consumidor, é correto afirmar:
O Instituto Técnico de Administração e Gerência - ITAG não elabora a Pesquisa de Índice de Preços ao Consumidor, realizada em Florianópolis e São José, desde 2002.
Quando a fórmula de Índice de Preços ao Consumidor apresenta quantidades fixas dos bens e serviços, a elasticidade- preço da demanda é unitária.
Pesquisas de Orçamento Familiar - POF têm como objetivo básico possibilitar a mensuração dos hábitos de consumo de determinadas famílias visadas, em um dado período de tempo.
O IGP-DI da FGV é um Índice de Preços ao Consumidor de vasta utilização no Brasil.
As Pesquisas de Orçamento Familiar - POF realizadas nas cidades brasileiras demonstram comportamentos idênticos.
A microeconomia, ciência que estuda o comportamento individual dos agentes econômicos, constitui sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
Supondo-se que, para um determinado consumidor, o aumento de 20% do preço do gás de cozinha não altere a despesa com esse produto, pode-se concluir que a demanda de gás de cozinha desse consumidor é inelástica.
Recentemente, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) impediu a compra da empresa Garoto pela Nestlé. A justificativa para a proibição da aquisição foi:
Com a concretização da compra, a Nestlé assumiria uma posição monopolista no mercado de chocolates, com possibilidade de determinar o preço de seus produtos acima do preço de equilíbrio de mercado.
A legislação brasileira proíbe a compra de empresa nacional por empresas estrangeiras.
O valor da compra foi considerado pelo CADE como inferior ao preço de mercado da Garoto, caracterizando em dumping que desestruturaria o mercado.
A garoto desistiu de vender a empresa para a Nestlé, solicitando ao CADE a reversão da transação.
A compra da Garoto pela Nestlé ocasionaria em demissões dos funcionários da Garoto, fazendo com que o CADE proibisse a transação para evitar o desemprego.
Sobre as Contas Nacionais Brasileiras, a alternativa com a afirmação correta é:
O superávit interno entre exportação e importação de bens e serviços é $ 120, caso haja os seguintes dados: PIBpm (produto interno bruto a preços de mercado)= 1000; M (importação de bens e serviços)= 120; C (Consumo pessoal)= 400; I (formação bruta de capital fixo)= 110; Ve (variação de estoques)= 0; G (Consumo do Governo)= 250.
Para determinar o superávit interno entre exportação e importação de bens e serviços utilizam-se os valores do: PIB pm (produto interno bruto a preços de mercado); M (importação de bens e serviços); C (Consumo pessoal); I (formação bruta de capital fixo); Ve (variação de estoques); G (Consumo do Governo).
A exportação de bens e serviços é $ 200, caso haja os seguintes dados: PIBpm (produto interno bruto a preços de mercado)= 1000; M (importação de bens e serviços)= 120; C (Consumo pessoal)= 400; I (formação bruta de capital fixo)= 110; Ve (variação de estoques)= 0; G (Consumo do Governo)= 250.
A metodologia das contas nacionais é elaborada pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (FIBGE), que apresenta quatro contas, das quais uma é a renda nacional disponível bruta, cujo débito é composto do consumo final das famílias, consumo final das administrações públicas e a poupança bruta.
O déficit de bens e serviços é de $ 90, caso haja os seguintes dados: PIBpm (produto interno bruto a preços de mercado)= 1000; M (importação de bens e serviços)= 120; C (Consumo pessoal)= 400; I (formação bruta de capital fixo)= 110; Ve (variação de estoques)= 0; G (Consumo do Governo)= 250.
A microeconomia, ciência que estuda o comportamento individual dos agentes econômicos, constitui sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
Reduções no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deslocam a curva de oferta das empresas do ramo da construção civil para baixo e para a direita, representando, assim, expansão da oferta dos produtos comercializados por essas firmas.
A elaboração de um projeto econômico exige o cumprimento de várias etapas até a sua conclusão. Pode-se afirmar que a etapa inicial é:
a definição da escala.
os canais de comercialização.
a localização do empreendimento.
o estudo de mercado.
a definição dos custos.
Quanto ao modelo keynesiano, é correto afirmar:
Ele não considera realista a Lei de Say.
Ele considera realista a Lei de Say.
O multiplicador keynesiano do orçamento equilibrado (ou multiplicador de variação equilibrada da orçamento) deve ser menor do que 1 (um).
Uma política monetária pura anti-recessiva pode envolver aumento dos depósitos compulsórios.
Uma política monetária pura anti-recessiva pode envolver aumento da taxa de redescontos.
A microeconomia, ciência que estuda o comportamento individual dos agentes econômicos, constitui sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
A redução substancial das tarifas aéreas promocionais, aplicadas aos vôos noturnos, contribui para deslocar para cima e para a direita a demanda por transporte rodoviário.
Um país fictício apresentou os seguintes indicadores em sua contabilidade nacional:
Com as informações, os agregados macroeconômicos do país em questão serão os seguintes:
Produto Interno Bruto a custo de fatores: 1.580; Produto Interno Líquido a custo de fatores: 1.950; Produto Nacional Bruto: 2.150.
Produto Nacional Bruto a custo de fatores: 1.530; Produto Nacional Líquido a preço de mercado: 2.050; Produto Interno Bruto a custo de fatores: 1.430.
PIB per capita: 3.150; PIB a preços correntes: 2.150; Produto Interno Líquido: 2.050.
Produto Interno Bruto a preço de mercado: 1.430; Produto Interno Líquido a custo de fatores: 1.350; Produto Interno Bruto a custo de fatores: 1.530.
Produto Interno Bruto a custo de fatores: 1.430; Produto Interno Líquido a custo de fatores: 1.350; Produto Interno Bruto a preço de mercado: 1.530.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...