Lista completa de Questões sobre Inflação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A inflação é um fenômeno monetário que pode ter efeitos reais significativos no curto prazo. Sobre os instrumentos de medida da inflação e seus efeitos reais de curto prazo, pode-se afirmar:
Inflação pura é aquela em que os preços relativos se alteram como consequência de conflitos distributivos entre trabalhadores e capitalistas.
O gráfico abaixo mostra Curvas de Phillips para uma determinada economia.
Analisando o gráfico, conclui-se que
taxa natural de inflação é igual a
taxa natural de desemprego é igual a u*.
curva A1 reflete expectativas de inflação mais elevadas que A2
curva B é de curto prazo, inelástica.
demanda agregada da economia é representada por B.
Julgue os itens que se seguem, referentes a curva de Phillips, teorema da agregação e modelo IS/LM. Em uma economia com renda real definida por Y e taxa de juros, por r, em que a demanda real de moeda seja (M/P) = 0,4Y 30r, a curva IS corresponda a Y = 500 ! 1.000 r e a renda real no pleno emprego seja igual a R$ 400, com o nível de preços unitário, a oferta de moeda no pleno emprego será de R$ 177.
Com referência a inflação, estabilização, déficit público e senhoriagem, julgue os itens seguintes. Senhoriagem pode ser considerada como alíquota de tributação e também pode ser igual a imposto inflacionário, somente se a taxa de emissão monetária for igual à inflação.
A curva de Phillips de curto prazo, expandida pelas expectativas, pode ser resumida pela seguinte expressão:
onde:
= taxa de inflação.
= taxa de inflação esperada pelos agentes econômicos.
u = taxa de desemprego.
u* = taxa natural de desemprego.
= choque de oferta.
= parâmetro positivo.
Analisando a expressão acima, é correto afirmar:
Mesmo que não haja choques de oferta e que a taxa de desemprego esteja muito próxima da taxa natural, a inflação não tende a desaparecer em virtude da inércia das expectativas dos agentes econômicos.
A taxa de inflação está correlacionada positivamente com a taxa de desemprego e negativamente com a inflação esperada pelos agentes econômicos.
A taxa de inflação será sempre constante, qualquer que seja o desemprego cíclico e mesmo na presença de choques de oferta.
Se os agentes econômicos tiverem expectativas racionais, o Governo terá êxito em reduzir rapidamente a inflação anunciando medidas de política monetária e/ou política fiscal restritivas da demanda agregada, mesmo que os agentes não se convençam que tais medidas serão realmente implementadas.
A taxa de inflação tende a diminuir quanto mais próxima a taxa de desemprego estiver de sua taxa natural.
Considerando o preço médio dos bens da Tabela 1, qual a inflação ocorrida no biênio 2008/2007?
22,4%
21,3%
28,9%
22,8%
29,1%
Analise as proposições abaixo:
I. A polêmica em torno da curva de Phillips versou sobre a suposição de que não existiria desemprego involuntário.
II. Durante algum tempo, os governos pensavam que tinham que escolher entre desemprego baixo e inflação alta ou inflação baixa e desemprego alto.
III. Como as pessoas ajustam, ao longo do tempo, suas expectativas sobre a inflação, essa opção conflitante entre inflação e desemprego só se sustentava no curto prazo.
Apenas a alternativa I está errada.
Todas as alternativas estão erradas.
Apenas a alternativa III está correta.
Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Apenas a alternativa II está errada.
A macroeconomia, que permite avaliar o desempenho da economia como um todo, centra-se na análise dos grandes agregados macroeconômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
Quando empregadores e trabalhadores dispõem de tempo e flexibilidade suficientes para acomodar plenamente as mudanças decorrentes de variações não-antecipadas da demanda agregada, isso é compatível com a existência de uma curva de Phillips de longo prazo vertical.
A macroeconomia, que permite avaliar o desempenho da economia como um todo, centra-se na análise dos grandes agregados macroeconômicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
Na ausência de indexação plena, o fato de que, durante surtos inflacionários, as pessoas preferem comprar imóveis em vez de aplicar em cadernetas de poupança e outras aplicações financeiras, é consistente com a diminuição do uso da moeda como reserva de valor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...