Lista completa de Questões sobre Inflação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A curva que descreve uma relação entre a taxa de juros de inflação e a taxa de desemprego denomina-se:
Curva de Phillips;
Curva de Engel;
Curva de demanda hucksiana;
Curva de Lorenz;
Curva de Laffer.
Qual das afirmativas a seguir está coerente com a estrutura de Balanço de Pagamentos?
O saldo do balanço de pagamentos é composto pela soma dos saldos dos seguintes balanços: transações correntes, comercial, conta de capitais autônomos e erros e omissões.
Quando o saldo do balanço de transações correntes é positivo, o país está transferindo bens e serviços para o resto do mundo.
Quando a poupança externa é negativa, o país está aumentando os passivos externos líquidos.
As exportações e importações contabilizadas no saldo da balança comercial incluem o frete e o seguro de seu transporte.
Um superavit no movimento de capitais compensatórios gera necessariamente um deficit no saldo de transações correntes.
A base monetária é afetada pela quantidade de papel- -moeda em poder do público e pelo volume de reservas mantido pelos bancos comerciais.
A base monetária se expande quando
o Banco Central eleva os seus encaixes e as reservas compulsórias.
o Banco Central compra títulos do Tesouro Nacional.
o Banco Central aumenta a taxa de redesconto e reduz os limites de tais operações.
o superavit fiscal aumenta.
as reservas internacionais do país diminuem.
Elevadas taxas de inflação têm várias consequências sobre a economia.
Dentre essas consequências, NÃO se encontra o(a)
efeito Oliveira-Tanzi, a partir do qual há corrosão do valor da arrecadação fiscal do governo.
elevação dos custos de transação, visto que os agentes devem gastar mais tempo e recursos comparando o custo relativo de bens e serviços.
perda da noção de preços relativos, principalmente se a inflação está acelerada, reduzindo a eficiência dos mecanismos de alocação de recursos do mercado.
piora do saldo do Balanço de Pagamentos, devido, exclusivamente, ao fato de os agentes comprarem mais moeda estrangeira como reserva de valor.
piora da distribuição de renda, mesmo na hipótese de todos os agentes terem acesso aos mesmos instrumentos financeiros.
Em relação à inflação e ao desemprego, assinale a alternativa correta.
Uma das condições econômicas que podem fazer com que uma economia experimente uma inflação é a elevação da quantidade de mercadorias que os compradores desejam adquirir aos níveis de preços existentes.
A elevação da quantidade de mercadorias compradas numa economia e a eliminação ou compensação do aumento da produtividade do trabalho são incoerentes como políticas alternativas quando a produtividade incrementada causa o desemprego.
Elevações na produtividade da força de trabalho numa economia são suficientes para assegurar um nível mais alto de produção de bens, evitando, assim, a ocorrência do desemprego mesmo quando a Demanda Agregada na economia não for suficientemente incrementada.
Como condição econômica, custos de produção mais elevados além de não serem causados por aumento dos salários, impostos, taxas de juros e outros componentes de custos são incapazes de causar tanto inflação como desemprego em uma economia.
O gráfico da curva de Phillips de longo prazo, com a taxa de desemprego na abscissa e a taxa de inflação na ordenada, é vertical porque a
produção responde às flutuações da demanda agregada.
expectativa de inflação tende a igualar a inflação, a longo prazo.
demanda agregada na economia não varia.
inflação no longo prazo tende a ser declinante.
taxa natural de desemprego varia com a demanda agregada.
A respeito da política monetária moderna e seus instrumentos aplicados em grande parte dos países, é correto afirmar:
Aceita-se de forma implícita que o Banco Central não pode determinar a taxa de juros de curto prazo.
Metas estipuladas para inflação, taxas de juros de curto prazo e déficit público são ajustadas para que se obtenha situação de emprego pleno dos fatores no longo prazo, como sugerido pelo economista norte-americano Robert Lucas, na década de 1970.
Acredita-se que a inflação é predominantemente, se não exclusivamente, causada por excessos de demanda, utilizando ajustes na taxa de juros para desestimular o consumo e o investimento.
Orienta-se pela adoção de metas para o crescimento do agregado monetário e de tetos para o crescimento do emprego e da renda, conforme defendido pelo economista norte-americano Ben Bernanke, na década de 1960.
A taxa de juros de curto prazo é ajustada em acordo com a diferença entre o crescimento do emprego e o dos preços, de modo a afetar positivamente a demanda por trabalho e negativamente o nível de preços, como propôs o economista francês Maurice Allais na década de 1960.
Julgue os itens subsequentes, relativos ao balanço de pagamentos.
Caso uma empresa brasileira tenha financiado, por meio de um banco norte-americano, importações de matéria-prima no valor de US$ 2 milhões, esse montante deverá ser registrado como débito na balança de transações correntes e como crédito na conta capital e financeira.
Com referência à análise da inflação, tópico relevante da macroeconomia, julgue os itens seguintes.
Durante a época da hiperinflação brasileira, as empresas remarcavam seus preços diversas vezes ao longo do dia. Os custos decorrentes dessas mudanças de preço são conhecidos como custos de sola de sapatos da inflação.
Sabendo que a moeda consiste em algo aceito pela coletividade para desempenhar funções de meio de troca, unidade de conta e reserva de valor, julgue os itens que se seguem.
Para controlar a inflação, o Banco Central do Brasil adotou, recentemente, uma política monetária contracionista, por meio da redução da taxa dos encaixes em depósitos compulsórios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...