Lista completa de Questões sobre Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
Com relação a um modelo macroeconômico keynesiano, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Quanto mais inclinada a curva LM, maior a eficácia da política fiscal.
( ) Quanto menor a inclinação da curva LM, menor a eficácia da política monetária.
( ) Quanto maior a inclinação da curva IS, maior a eficácia da política fiscal.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de economia aberta, julgue os itens que se seguem.
A diminuição da confiança no mercado norte-americano, que tem deslocado a curva IS para a esquerda, provoca desaceleração na economia do país e faz que as taxas de juros sejam reduzidas.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Modelo IS/LM (ou Modelo Keynesiano Generalizado) é um instrumento para fins de análise macroeconômica, cuja representação procura sintetizar situações da política econômica por meio das curvas IS e LM. Sobre esse modelo, é correto afirmar que resume os pontos de equilíbrio conjunto entre:
a taxa de juros e o nível de renda nacional, no qual a curva IS é o conjunto de combinações que equilibram o mercado monetário e o de títulos, e a curva LM é o conjunto de combinações que equilibram o mercado de bens e serviços.
a taxa de juros e o nível de inflação nacional, no qual a curva IS é o conjunto de combinações que equilibram o mercado monetário e o de títulos, e a curva LM é o conjunto de combinações que equilibram o mercado de bens e serviços.
a taxa de juros e o nível de inflação, no qual a curva IS é o conjunto de combinações que equilibram o mercado de bens e serviços, e a curva LM é o conjunto de combinações que equilibram o mercado monetário e o de títulos.
a taxa de juros e o nível de renda nacional, no qual a curva IS é o conjunto de combinações que equilibram o mercado de bens e serviços, e a curva LM é o conjunto de combinações que equilibram o mercado monetário e o de títulos.
a oferta e a demanda no mercado de bens e serviços.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No que diz respeito à curva IS, pode-se afirmar.
É positivamente inclinada, pois um aumento da taxa de juros aumenta a demanda pela liquidez da economia.
Quanto menor o multiplicador e menos sensível o gasto em investimento em relação às variações na taxa de juros, mais inclinada é a IS.
Sua inclinação é alterada em função das modificações dos gastos autônomos de uma determinada economia.
Nos pontos fora desta curva e a sua direita há um excesso de demanda, enquanto nos pontos fora e a sua esquerda ocorreumexcesso de oferta.
Assegura o equilíbrio no mercado monetário, ou seja, o equilíbrio entre a oferta e a demanda por moeda.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Leia atentamente, as opções abaixo relacionadas com as peculiaridades que dizem respeito à curva LM, e selecione a INCORRETA.
A curva LM representa as combinações de taxas de juros e de nível de renda, para as quais o mercado monetário encontra-seemequilíbrio.
Tendo-se uma curva LM, e dada uma oferta fixa de moeda, um incremento no nível de renda tem que ser acompanhado por uma elevação na taxa de juros, para preservar o equilíbrio monetário.
A curva LM é deslocada por variações na oferta monetária; assim, um aumento dessa oferta monetária desloca a curva LM para a esquerda.
Nos pontos fora e à direita da curva LM, há um excesso de demanda por moeda, enquanto nos pontos fora e à esquerda dessa curva, há um excesso de oferta de moeda.
Ao fazer uma política monetária expansiva, para poder expandir a atividade econômica do país, o governo acaba mexendo com a curva LM, gerando um deslocamento dessa curva para a direita.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Suponha o modelo IS-LM para uma economia aberta, com equilíbrio no balanço de pagamentos e com imperfeita mobilidade de capitais. com base nesta informação, marque a alternativa correta.
Tendo-se o regime de câmbio fixo, uma expansão monetária irá provocar, inicialmente, aumento dos níveis de renda e emprego, que não podem ser mantidos devido à perda de divisas do país.
Com um câmbio flexível, havendo expansão do crédito doméstico ocorrerá redução da taxa de juros, elevando o nível de renda e provocando o surgimento de deficit no balanço de pagamentos.
Tendo-se um regime de câmbio flexível, o Banco Central acaba perdendo o controle da oferta de moeda na economia, caso tenha por meta obter o equilíbrio do balanço de pagamentos.
Com um regime de câmbio fixo, o governo acaba perdendo a capacidade de aquecer a economia mediante o aumento de gastos, pois estes (gastos) só irão provocar elevações na taxa de juros.
Tendo-se um regime de câmbio fixo, o governo, ao aumentar a oferta monetária, acaba perdendo o controle da política cambial em função de se obter umequilíbrio do balanço de pagamentos.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando a crise econômica global iniciada em 2008, julgue os itens consecutivos.
Em geral, diversos países adotaram como política monetária e financeira o aumento da provisão de liquidez em moeda nacional, e, como política fiscal, a implementação de reduções tributárias, a elevação de subsídios setoriais ou a expansão dos gastos governamentais.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
A preocupação com as consequências contracionistas de uma esperada crise internacional sobre a economia brasileira em 2012 fez com que o Banco Central estabelecesse uma política de redução gradual da taxa básica de juros ao longo do segundo semestre de 2011. De acordo com o modelo IS-LM, tais ações fazem com que
apenas a curva LM se desloque para a esquerda.
apenas a curva LM se desloque para a direita.
a curva IS se desloque para a direita, mas a curva LM não se desloque.
a curva IS se desloque para a esquerda, e a curva LM, para a direita.
a curva IS se desloque para a direita, e a curva LM, para a esquerda.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
De acordo com a legislação vigente, o salário-mínimo no Brasil vai aumentar entre 14 e 15% em 2012, gerando elevação tanto dos custos das empresas como da demanda da sociedade por bens e serviços e, em ambos os casos, gerando pressões inflacionárias.
Para compensar ou, pelo menos, amenizar essa pressão inflacionária, a combinação mais eficiente de políticas fiscal e monetária são a(o)
redução dos gastos públicos e o aumento da taxa básica de juros
redução dos tributos e o aumento da taxa básica de juros
redução tanto dos gastos públicos como da taxa básica de juros
aumento dos tributos e a redução da taxa básica de juros
aumento tanto dos gastos públicos como da taxa básica de juros
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
fiscal contracionista num regime de câmbio flutuante
fiscal expansionista num regime de câmbio fixo
fiscal expansionista num regime de câmbio flutuante
monetária contracionista num regime de câmbio flutuante
monetária expansionista num regime de câmbio fixo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...