Lista completa de Questões sobre INTRODUÇÃO A ECONOMIA para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante a crise econômica de 2009, a produção agrícola do Brasil foi reduzida, o que levou o governo brasileiro a criar, por meio do BB, uma linha de crédito com juros subsidiados para a agricultura nacional, uma vez que existia demanda potencial disposta a pagar preço superior ao custo de produção dos produtos agrícolas. A situação hipotética acima apresentada, típica de falha de mercado — circunstância que impede a ocorrência de alocação ótima de recursos — é conhecida como
existência de bem público.
externalidade.
falha de informação.
existência de monopólio natural.
mercado incompleto.
Economia - INTRODUÇÃO A ECONOMIA - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Em uma firma o lucro total é máximo quando:
Admita que, no âmbito de um acordo comercial, a Turquia (T) e o Cazaquistão (C) decidem abrir as suas fronteiras ao comércio recíproco. Os dois países produzem Bolsas (B) e Abacates (A), sendo as quantidades de trabalho requeridas para a produção de uma unidade de cada bem dadas na tabela a seguir. Sabe-se ainda que existem 180 trabalhadores em T e 200 trabalhadores em C.
A alternativa que contempla essa realidade é:
nenhum país tem vantagem comparativa na produção de B;
T tem vantagem absoluta na produção de A;
T tem vantagem comparativa em B;
C tem vantagem comparativa em B;
ambos os países têm vantagens absolutas em A.
O Ciclo de Vida de um determinado produto é caracterizado por diferentes fases (Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio). A característica que corresponde a uma das fases desse ciclo é:
na fase de Introdução, observam-se barreiras à entrada elevadas, que restringem o crescimento do mercado;
na fase de Crescimento a introdução gradual de métodos de produção em massa eleva a intensidade do capital;
na fase de Maturidade observa-se uma maior estabilidade tecnológica, num contexto de forte concentração industrial e de crescente diferenciação de produto;
na fase de Declínio a formação de acordos colusivos entre as empresas possibilita uma ampliação das margens de lucro.
A análise microeconômica examina as escolhas dos agentes econômicos na presença de restrições de preferência, tecnológicas e orçamentárias. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Transferências de renda no âmbito de programas como o Bolsa Família, que atendem à população mais desfavorecida, conflitam com os critérios de maximização do bem-estar da sociedade, estabelecidos pelas funções de bem-estar rawlsianas, porque envolvem melhorias de Pareto.
Julgue os próximos itens, relativos à economia do meio ambiente.
De acordo com o método de avaliação contingente, a determinação do valor monetário dos recursos ambientais é feita a partir das observações de mercado e não das preferências dos consumidores.
Julgue os próximos itens, relativos à economia do meio ambiente.
Considere o caso de poluição oriunda do agente econômico A que atinge o agente econômico B. De acordo com o teorema de Coase, se A possui os direitos de propriedade sobre o ambiente, então B deve indenizar A para que este não prejudique B; e se é B, ao contrário, quem possui os direitos de propriedade, então A deve indenizar B pelos prejuízos sofridos por B.
As questões de economia internacional são cruciais para a compreensão das economias de mercado em um mundo globalizado. Com base nessa análise, julgue os itens subsequentes.
Os limites à especialização de um país na produção de bens para os quais ele possui vantagens comparativas incluem as restrições ao comércio e a existência de custos de oportunidade crescentes.
No que diz respeito aos custos da proteção ambiental, julgue os itens subsequentes.
Na abordagem ambiental neoclássica, como os ativos ambientais são commodities que devem ser analisados como outros quaisquer, sendo assim passíveis de quantificação, valoração e atribuição de direitos de uso e de propriedade, os desequilíbrios eventualmente observados no uso e disposição desses ativos devem-se à subavaliação de seus preços.
Com relação ao peso da industrialização no desenvolvimento do capitalismo, do século XVIII aos nossos dias, julgue (C ou E) os seguintes itens.
A fase inicial da industrialização, predominantemente inglesa, a partir do século XVIII, foi marcada pela produção de bens de consumo, especialmente os têxteis, e pela utilização do ferro e do carvão como base do processo produtivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...