Lista completa de Questões sobre MACROECONOMIA para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das políticas públicas brasileiras, julgue os itens subsecutivos.
As campanhas nacionais de vacinação e os programas de controle do HIV classificam-se como políticas de governo.
A respeito das políticas públicas brasileiras, julgue os itens subsecutivos.
A dialética do controle dos sistemas sociais configura-se quando, em um sistema social inserido em um contexto específico de tempo e espaço, o poder pressupõe relações regularizadas de autonomia e de dependência entre os atores e a coletividade introduzidos em um contexto de interação social.
A respeito das políticas públicas brasileiras, julgue os itens subsecutivos.
Um exemplo de intersetorialidade uma diretriz orientadora das políticas públicas no Brasil é o Sistema Único de Saúde (SUS).
A respeito das políticas públicas brasileiras, julgue os itens subsecutivos.
No Brasil, as políticas públicas são definidas como políticas de governo, havendo processos demarcados por descontinuidades na definição de programas e ações no setor público.
A respeito das políticas públicas brasileiras, julgue os itens subsecutivos.
A definição de políticas públicas é marcada por uma lacuna entre as intenções políticas e a realização do plano, que consiste em um conjunto de medidas supostamente concatenadas que visa à realização de fins.
Os indicadores são medidas estatísticas que objetivam sintetizar diversos aspectos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
O indicador social mais utilizado para medir o desenvolvimento de um país é o índice de desenvolvimento humano (IDH).
Uma economia fechada é descrita pelas seguintes equações: C = C0 + 0,85YD; I = 300; G = 500; T = 150, em que C é a função consumo; C0 = 400 é o consumo autônomo; o coeficiente 0,85 representa a propensão marginal ao consumo; YD é a renda disponível; I é o investimento autônomo; G são os gastos autônomos do governo; e T é a tributação. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
O produto de equilíbrio dessa economia é igual a 7.150 unidades monetárias.
Uma expansão dos gastos do governo em uma unidade monetária trará como efeito a expansão do produto em magnitude inferior a uma unidade monetária, o que demonstra a ineficiência dos gastos do governo.
O multiplicador dos gastos autônomos é igual ao multiplicador da tributação, de modo que, se o governo efetuar uma política de expansão dos gastos financiados por aumento na tributação, o efeito final sobre o produto de equilíbrio será nulo.
Se o produto potencial dessa economia for de 9 mil unidades monetárias, então a economia estará operando acima do produto potencial.
O multiplicador dos gastos do governo é inferior a 1, sendo, portanto, inelástico em relação ao produto.
O incremento na velocidade de circulação da moeda provoca um deslocamento paralelo da curva LM (taxa de juros no eixo vertical e produto no eixo horizontal).
O aumento na sensibilidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros faz que a curva LM fique menos inclinada (taxa de juros no eixo vertical e produto no eixo horizontal).
O aumento na sensibilidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros provoca um deslocamento paralelo da curva LM (taxa de juros no eixo vertical e produto no eixo horizontal).
Uma redução na sensibilidade do investimento à taxa de juros se traduz em uma curva IS menos inclinada (taxa de juros no eixo vertical e produto no eixo horizontal).
Considerando o modelo IS/LM para uma pequena economia aberta, com mobilidade perfeita de capitais, e que a taxa de juros i seja igual à taxa de juros internacional i*, assinale a opção correta.
No modelo considerado, a inclinação da curva IS no eixo das abcissas representa-se o produto e a taxa de juros, no eixo das ordenadas é menos acentuada do que em uma economia fechada.
A curva LM, no modelo IS/LM com câmbio fixo e perfeita mobilidade de capitais, tem a função de determinar, simplesmente, a quantidade de moeda em circulação.
A política fiscal é neutra em relação ao produto.
Por meio da curva LM é possível determinar, por si só, o produto.
Por meio da curva IS é possível determinar a taxa de câmbio de equilíbrio.
Considerando o modelo IS/LM para uma economia fechada com Y = C + I + G, em que Y é o produto, C é o consumo agregado, I é o investimento agregado e G são os gastos do governo, assinale a opção correta.
Um aumento exógeno da demanda por moeda (devido ao nível de renda e à taxa de juros, que é fixada pelo banco central local) em razão, por exemplo, de mudanças nas preferências dos agentes não possui efeito sobre o nível de produto de equilíbrio.
Se o governo aumentar de forma exógena os seus gastos, considerando-se que o banco central local fixa a taxa de juros da economia, o aumento do produto de equilíbrio será superior ao aumento que ocorreria no modelo em que o banco central local fixa a quantidade de moeda em circulação.
Se o banco central local fixar a taxa de juros da economia, a curva LM será horizontal produto representado no eixo das abscissas e taxa de juros, no eixo das ordenadas e, nesse caso, a economia estará operando em armadilha de liquidez.
Se o Banco Central fixa a taxa de juros da economia, então a curva LM é vertical (produto no eixo das abscissas e taxa de juros no eixo das ordenadas).
Caso a economia esteja operando em condições de armadilha de liquidez, a política monetária é a única política eficaz para aumentar o produto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...