Questões sobre MACROECONOMIA

Lista completa de Questões sobre MACROECONOMIA para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere os seguintes dados da composição do produto e da renda agregada em uma economia aberta:


Consumo agregado = $ 1.500

Gastos do Governo = $ 500

Formação Líquida de Capital Fixo = $ 300

Exportações Líquidas = ?$ 400

Produto Interno Bruto = $ 2.000

Carga Tributária = 25% do PIB


Nesse cenário,

    A) a depreciação do estoque de capital equivale a 5% do Produto Interno Bruto.

    B) a poupança agregada total da economia será $ 200.

    C) a ocorrência de um superávit comercial resulta numa demanda agregada maior do que a oferta agregada.

    D) a poupança nacional financia plenamente os investimentos da economia.

    E) as exportações líquidas representam a renda líquida enviada ao exterior.

A condição de equilíbrio da relação Dívida Pública/PIB é dada pela fórmula


h = d . [(i ? g) / (1 + g)] ? s


onde:

h = superávit primário do setor público como proporção do PIB

d = relação dívida bruta do setor Público/PIB

g = taxa de variação percentual do PIB nominal

i = taxa nominal de juros

s = razão senhoriagem/PIB


A fórmula indica o superávit primário (como proporção do PIB) requerido para estabilizar a relação dívida/PIB, ou superávit primário de equilíbrio. Com base nesta fórmula,

    A) uma elevação da relação dívida/PIB causada exclusivamente por pagamentos dos serviços de juros sobre o estoque da dívida reduz o superávit primário de equilíbrio.

    B) na ausência de receitas de senhoriagem, se a taxa de crescimento da economia exceder a taxa de juros nominal, o governo pode praticar déficits fiscais sistemáticos, sem ameaçar a estabilidade da dívida.

    C) a emissão primária de moeda é uma alternativa prioritária para a estabilização da dívida, dada seu efeito sobre as receitas de senhoriagem.

    D) a venda de ativos do Estado, como reservas internacionais e empresas estatais, se permitida legalmente para fins de amortização da dívida pública, elevam o esforço fiscal necessário para estabilizar a razão dívida/PIB.

    E) crescimento econômico causado por melhorias na produtividade geral da economia eleva, ceteris paribus, o superávit primário que estabiliza a dívida pública.

Considerando os instrumentos e objetivos da política fiscal no Brasil,

    A) déficits orçamentários podem ser financiados sem limite pela emissão monetária, sem repercussões mais profundas sobre a estabilidade de preços da economia.

    B) os investimentos do governo em infraestrutura são considerados gastos correntes, dada a sua indiscutível importância para o bem-estar social.

    C) cabe à política fiscal o controle indireto da taxa de câmbio via resultado fiscal.

    D) o comportamento da dívida pública é afetado tanto pelo Tesouro Nacional, por meio dos leilões de títulos da dívida pública, quanto pelo Banco Central do Brasil, por meio do lançamento das operações compromissadas junto aos bancos comerciais.

    E) a gestão da política fiscal tem suas diretrizes determinadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a qual prevê regramentos como a regra de ouro, a regra de superávit primário e o teto de gastos.

Em relação à macroeconomia e à microeconomia, analise as assertivas e assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. A macroeconomia volta sua atenção ao mercado onde ocorre a formação de preço de diversos produtos e serviços, estuda a oferta e demanda e as práticas de mercado (monopólio, oligopólio, concorrência perfeita, entre outros). Microeconomia analisa vários indicadores como a poupança, o desemprego, a produção total. O crescimento da economia e o controle da infração são alguns dos objetivos da microeconomia.
  • B. A microeconomia trata do comportamento individual dos agentes econômicos, as famílias, as empresas e o governo são abordados individualmente. Já a macroeconomia oferece uma visão global dos aspectos que afetam todos os agentes econômicos, analisa o comportamento global de uma economia, geralmente uma nação.
  • C. A microeconomia é dividida em Teoria do Consumidor, Teoria da Firma e Teoria da Produção. Já a estrutura da macroeconômica é composta por: mercado de bens e serviços, mercado de trabalho, mercado monetário, mercado de títulos e mercado de divisas.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Acerca das relações teóricas estabelecidas pelas contas nacionais e do balanço de pagamentos, julgue os itens seguintes. O saldo da balança comercial corresponde à diferença entre a exportação e a importação de bens, enquanto os valores dos serviços relativos a transporte e viagens internacionais são computados na conta capital.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das relações teóricas estabelecidas pelas contas nacionais e do balanço de pagamentos, julgue os itens seguintes. A renda agregada é sempre igual ao produto agregado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Estabeleça a correta relação entre os principais modelos macroeconômicos e suas características a seguir:

Os modelos A, B, C e D correspondem respectivamente a:

  • A. III, II, I e IV
  • B. III, IV, I e II
  • C. III, II, IV e I
  • D. IV, III, I e II
  • E. IV, II, III e I

Sobre análise macroeconômica é correto afirmar que:

  • A. A curva de Phillips representa a relação entre a variação na inflação e no desemprego.
  • B. Na armadilha pela liquidez a curva IS é infinitamente elástica e, portanto, a taxa de juros não afeta o desemprego.
  • C. Uma desvalorização cambial provoca desequilíbrio nas contas correntes e, portanto, déficit no Balanço de Pagamentos.
  • D. Se a inflação for de demanda a política monetária contracionista perde sua eficácia.
  • E. Para os economistas monetaristas a moeda é o que importa e, portanto, o governo deveria ter política monetária ativa permanentemente.

Um país de economia fechada que tenha por objetivo elevar o nível de emprego poderá utilizar instrumentos de política fiscal expansiva. Nesse contexto, é correto afirmar:

  • A. Uma expansão de gastos do governo só será eficaz se acompanhada de elevação dos impostos em mesma magnitude.
  • B. As elasticidades da demanda por moeda e da demanda por investimentos não interferem no grau de eficácia da política fiscal.
  • C. A política fiscal será eficaz se a demanda por moeda for perfeitamente inelástica à taxa de juros.
  • D. Uma redução dos impostos indiretos será eficaz se a demanda por investimentos for perfeitamente inelástica à taxa de juros.
  • E. A política fiscal poderá ser tão mais eficaz quanto mais próxima a economia estiver de seu nível de produto potencial.

Se um determinado país possui deflação de 3% ao ano e sua taxa de juros nominal é de 2% ao ano, é correto afirmar que a

  • A. deflação deverá ser sempre menor.
  • B. taxa efetiva de juros será igual a zero.
  • C. taxa de juros real é positiva.
  • D. taxa de juros real é negativa.
  • E. deflação deverá ser sempre maior.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...