Lista completa de Questões sobre Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A análise do crescimento econômico e de seus determinantes é um tópico importante da macroeconomia. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
De acordo com o modelo de crescimento de Solow, políticas de incentivos fiscais para a poupança, tais como os Fundos de Aposentadoria Programada Individual (FAPI), que permitem reduzir a base tributária, se justificam porque, ao elevar a taxa de poupança da economia, essas políticas aumentam a taxa de crescimento da economia, no estado estacionário.
A desaceleração do crescimento da produtividade observada após 1973 explica-se, em parte, pelos aumentos da taxa de criminalidade, dos preços das matérias-primas e do preço da energia.
Na teoria do crescimento endógeno, o investimento em capital humano, embora contribua para aumentar a eficiência da mãode- obra, no longo prazo, não altera as taxas de crescimento da economia.
Se o governo reduzir o prazo de vigência das patentes industriais, a maior concorrência, resultante dessa decisão, estimulará o surgimento de novas empresas, expandindo, assim, o potencial de crescimento do país.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito do processo de desenvolvimento econômico, assinale a opção correta.
Nos países mais pobres, a presença de uma economia informal em franco desenvolvimento faz que o PIB per capita sobreestime os níveis de consumo per capita desses países.
Embora a estratégia de desenvolvimento baseada na substituição de importações procure diversificar a estrutura produtiva, essa estratégia não explora as economias de escala, que prevalecem nos setores abrigados da competição externa.
O governo, no seu papel de indutor do desenvolvimento, deve tomar a iniciativa e participar ativamente da implementação de políticas que viabilizem transferências de recursos do setor agrícola para o setor industrial, para garantir a geração do excedente que financiará o crescimento da indústria.
Políticas governamentais que estimulam a poupança e o investimento facilitam o livre comércio e garantem os direitos de propriedade, ao expandirem o produto potencial, contribuem para o crescimento econômico de longo prazo.
Nos países em desenvolvimento, a concessão de incentivos fiscais ao investimento reduz o emprego porque a elasticidade de substituição entre o capital e o trabalho, nesses países, é muito alta.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A tabela abaixo mostra a comparação da evolução do índice de Gini da distribuição de renda na agricultura e o da economia brasileira no período 1960-80.
Analise as conclusões a seguir:
I - O grau de concentração da renda agropecuária elevou-se mais rapidamente que a da renda nacional.
II - A participação dos empregadores na renda agropecuária permaneceu relativamente constante.
III - Diferentemente do que se poderia esperar, os empregados viram sua parte na renda agropecuária se elevar nesse período.
IV - A renda agrícola cresceu mais rapidamente do que a renda nacional.
V - A diferenciação interna da produção familiar foi mais intensa do que a ocorrida no interior do setor de empregados e de empregadores.
Corresponde(m)às informações da tabela somente a(s) conclusão(ões):
III;
V;
I e V;
III, IV, V;
I, II, III, IV.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma das principais instituições de apoio ao investimento no país. Sobre a ação do BNDES no fi nanciamento ao investimento, é verdadeiro afi rmar que:
os financiamentos do BNDES são corrigidos pelo indexador UMBNDES (unidade monetária do BNDES), o qual é calculado a partir da taxa referencial (TR) média do ano anterior ao empréstimo.
O BNDES atua através de agentes financeiros, os quais recebem uma comissão para executar esta intermediação e tornam-se co-responsáveis pela liquidação da dívida junto ao BNDES.
a linha de financiamento BNDES automático é exclusiva para financiamento de capital de giro.
a linha Finame/BNDES permite o financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos nacionais e importados.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Sobre o Modelo de Crescimento de Solow, é correto afirmar que:
sem a presença de progresso técnico, uma redução da propensão a poupar levará necessariamente a um aumento do consumo por trabalhador;
sem a presença de progresso técnico, quanto maior a propensão a poupar, maior será a taxa de crescimento do produto por trabalhador no longo prazo;
sem a presença de progresso técnico, no longo prazo, a relação produto/capital crescerá à medida que se eleva a taxa de crescimento da força de trabalho;
sem a presença de progresso técnico, o nível ótimo de capital por trabalhador estabelecido pela "Regra de Ouro" é aquele que maximiza a taxa de crescimento do produto por trabalhador no longo prazo;
na presença de progresso técnico, no estado estacionário, a taxa de crescimento do produto por trabalhador será igual à taxa de crescimento da eficiência do trabalho.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Encontrar os caminhos que permitam combinar desenvolvimento econômico e estabilidade macro econômica tem sido o grande desafio de todas as economias no mundo globalizado. Em relação a diagnósticos e propostas para alcançarmos, no Brasil, esses caminhos, tem havido relativo consenso dos especialistas em torno de certos pontos.
Dentre as estratégias que o país deve adotar relacionadas a seguir, indique aquela para a qual as opiniões NÃO são majoritariamente consensuais:
reduzir, nas fases de crescimento, sua dependência em relação à poupança externa;
estabelecer políticas ativas de comércio exterior, com expansão continuada das exportações brasileiras;
expandir investimentos destinados ao aumento das exportações, de modo a obter uma capacidade produtiva adicional à já existente;
adotar esforços diplomáticos de negociação em foros internacionais e junto a governos nacionais de modo a ampliar e diversificar a entrada de produtos brasileiros no mercado externo;
priorizar a estabilidade monetária como estratégia para o desenvolvimento econômico.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Em seus mais de 50 anos de história, o BNDES esteve presente nos mais diversificados setores de atividades e contribuiu largamente para o desenvolvimento de nosso país.
A seguir, apresentam-se algumas áreas de atuação características do BNDES em determinados períodos:
I - Anos 50 – Infra-estrutura econômica (energia e transporte), siderurgia.
II - Anos 60 – Indústria de base, bens de consumo.
III - Anos 70 – Insumos básicos, bens de capital, substituição de importações.
IV - Anos 80 – Energia. Agricultura.
V - Anos 90 – Infra-estrutura privada, exportações, privatização.
Estão corretas as associações:
I, III e V, apenas;
I, II e IV, apenas;
II, III e V, apenas;
I, II, IV e V, apenas;
I, II, III, IV e V.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
As principais funções do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento - são:
I - empregar fundos captados junto a mercados financeiros, seu capital próprio e outros recursos disponíveis para financiar o desenvolvimento de seus países membros mutuários;
II - suplementar investimentos privados quando não houver capital privado disponível em termos e condições razoáveis;
III - antecipar recursos para pagamentos de serviços das dívidas externas dos países membros;IV - fornecer assistência técnica para a elaboração, financiamento e implementação de projetos de desenvolvimento.
Estão corretas as afirmativas:
I e II, apenas;
I, II e III, apenas;
I, II e IV, apenas;
II, III e IV, apenas;
I, II, III e IV.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
No que se refere aos processos de crescimento e desenvolvimento econômico, julgue os itens a seguir.
Nos países subdesenvolvidos, baixos níveis educacionais combinados com uma relativa escassez de capital restringem o incremento da produtividade e contribuem, assim, para a redução das possibilidades de crescimento desses países.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
No que se refere aos processos de crescimento e desenvolvimento econômico, julgue os itens a seguir.
A doutrina estruturalista, tal como desenvolvida por Raul Prebisch, afirmava que, nos países periféricos, as desvantagens do comércio externo, sumariadas nos problemas de balanço de pagamentos e na redução secular dos termos de troca, superam os eventuais benefícios, em termos de eficiência, advindos de uma maior inserção nos mercados internacionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...