Lista completa de Questões sobre O Setor Externo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as instituições do Sistema de Bretton Woods, julgue os itens abaixo.
O FMI foi criado com o objetivo de assegurar estabilidade cambial, auxiliar os países-membros na correção de desequilíbrios de pagamento e na progressiva liberalização dos fluxos de investimento no plano internacional, com o que se almejava garantir a expansão sustentada do comércio internacional.
Considerando as instituições do Sistema de Bretton Woods, julgue os itens abaixo.
O surgimento do GATT e a não ratificação, pelos EUA, da Carta de Havana em seguida foram determinantes para o fracasso dos esforços para a criação da Organização Internacional do Comércio (OIC).
São computados no saldo em conta corrente do balanço de pagamentos:
Importação de mercadorias, recebimento de aluguéis do exterior e amortização de empréstimos estrangeiros.
Exportação de mercadorias, pagamento de fretes ao exterior e diminuição das reservas internacionais
Recebimento de lucros de empresas estrangeiras, envio de donativos ao exterior e amortização de empréstimos estrangeiros.
Aumento das reservas internacionais, obtenção de financiamentos no exterior e remessa de royalties para o exterior.
Pagamento de juros a outros países, exportação de mercadorias e recebimentos de donativos do exterior.
A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Com base nessa teoria, julgue os itens a seguir.
Os lucros auferidos pelas empresas estrangeiras instaladas no Brasil, assim como a importação de matérias-primas industriais dessas empresas, são computados no PIB brasileiro.
A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Com base nessa teoria, julgue os itens a seguir.
A queda recente do preço das commodities reduz as perspectivas inflacionárias, mas não altera a renda disponível da economia brasileira.
Acerca do balanço de pagamentos, intrumento que registra as transações de um país com o resto do mundo, assinale a opção correta.
Quando brasileiros que trabalham no exterior remetem parte de suas economias para suas famílias que residem no Brasil, essas transações são contabilizadas na conta financeira do balanço de pagamentos brasileiro.
Se a despesa doméstica superar o PIB, então o país tornar-se- á exportador líquido de bens e serviços.
Mesmo considerando-se que a rubrica erros e omissões seja
nula, o balanço de pagamentos de um país pode apresentar
deficit e superavit.
Aumentos dos gastos públicos, por reduzirem a poupança nacional, conduzem à depreciação da moeda nacional e, portanto, reduzem as importações líquidas.
Os desequilíbrios na balança de transações correntes refletem, inequivocamente, a existência de desequilíbrios internos.
As questões de comércio internacionais tornam-se cada vez mais relevantes em um mundo globalizado. Com referência a essas questões, assinale a opção correta.
A idéia de que a superioridade tecnológica dos países industrializados reduz a competitividade dos países mais pobres nos mercados internacionais decorre diretamente da teoria das vantagens comparativas.
Diferenças nas dotações dos fatores de produção, que conduzem a custos de produção distintos, dificultam a possibilidade de comércio entre países.
As quotas à importação são superiores às tarifas em virtude de não terem impactos distributivos.
O argumento da indústria nascente para a imposição de tarifas constitui uma justificativa para a adoção de um sistema permanente de proteção à produção doméstica.
A existência de economias de escala eleva os ganhos do comércio internacional porque a redução dos custos, decorrentes da concentração da produção, aumenta a eficiência produtiva da economia mundial.
Assinale a opção correta em relação ao sistema financeiro internacional (SFI).
A globalização financeira expande o estoque de poupança disponível para investimentos, mas reduz, substancialmente, a capacidade dos países de se proteger contra choques macroeconômicos.
A mobilidade crescente dos capitais internacionais, associada à maior complexidade das estruturas de financiamento, contribui para aumentar as instabilidades dos fluxos de capital e explica, em parte, as crises financeiras recentemente observadas.
As enormes flutuações e oscilações que atingem as taxas de câmbio e de juros e os preços dos ativos financeiros são exemplos típicos de contágio, hoje inerente ao SFI.
O mercado de eurodivisas, que correspondem aos dólares depositados nos bancos europeus, obedece às regras que prevalecem no mercado norte-americano.
Entre as instituições que compõem o SFI, o Fundo Monetário Internacional ocupa-se, unicamente, dos problemas de curto prazo do balanço de pagamentos.
A crescente globalização do espaço econômico faz que as economias domésticas sejam cada vez mais influenciadas pelos cenários internacionais, incluindo-se os referentes aos movimentos de bens e serviços e dos fluxos financeiros. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
A eliminação das quotas restritivas que os EUA impunham a diversos países, no âmbito do acordo sobre têxteis e vestuário (ATV) da Organização Mundial do Comércio (OMC), não provocou impactos alocativos e redistributivos nesses países porque a remoção dessas quotas não alterou o preço de mercado desses produtos.
A crescente globalização do espaço econômico faz que as economias domésticas sejam cada vez mais influenciadas pelos cenários internacionais, incluindo-se os referentes aos movimentos de bens e serviços e dos fluxos financeiros. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
A volatilidade do investimento internacional altera os padrões de comércio exterior, por meio da taxa de câmbio, porque variações dessa taxa alteram o balanço comercial, exigindo, assim, mudanças compensatórias nas políticas monetárias, fiscais e creditícias dos países afetados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...