Lista completa de Questões sobre O Setor Externo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre o mercado e a economia.
No caso brasileiro, o balanço de pagamentos é parte integrante da balança comercial do país.
Sobre os tipos de regimes cambiais, é INCORRETO afirmar que:
um regime de flutuação cambial pura é caracterizado pelo fato de que a taxa de câmbio é determinada, exclusivamente, por meio da atuação das forças de mercado.
um regime de câmbio fixo é aquele em que uma paridade entre moeda doméstica e estrangeira é estabelecida por meio de uma decisão do governo ou de uma lei.
nos chamados conselhos de moeda (currency boards), a quantidade de moeda (primária) na economia é determinada pelos fluxos de oferta e demanda de moeda estrangeira.
no regime de bandas cambiais, as mudanças na taxa de câmbio são feitas com freqüência e, em geral, obedecendo a determinadas regras.
no sistema de flutuação suja (dirty-floating), o Banco Central intervém basicamente para evitar volatilidade excessiva da taxa de câmbio.
Os principais fatores a determinar o saldo da balança comercial são: o nível de renda da economia e do resto do mundo, a taxa de câmbio e os termos de troca. Sobre o assunto, é possível afirmar que:
quanto mais valorizada a moeda nacional em relação às moedas estrangeiras, menor a competitividade dos produtos nacionais, e, portanto, maior o estímulo às exportações e o desestímulo às importações.
quanto menor a renda do país, menor será a demanda por produtos importados; logo, piora o saldo da balança comercial.
quanto menor a renda do resto do mundo, menor a demanda por produto do país, melhorando o saldo da balança comercial.
quanto melhores os termos de troca, isto é, quanto mais caros forem os produtos exportados em relação aos produtos importados, melhor será o saldo da balança comercial.
quanto mais desvalorizada a moeda nacional em relação às moedas estrangeiras, maior a competitividade dos produtos nacionais e, portanto, maior o desestímulo às exportações e o estímulo às importações.
A oferta de divisas no mercado brasileiro de câmbio tem sido particularmente afetada pela entrada de capitais externos, atraídos pela taxa de juros oferecida no mercado financeiro nacional. O influxo de capitais causa, portanto, a valorização do real. Como conseqüência, ocorre um déficit em transações correntes, ou seja, uma entrada de poupança externa. É possível afirmar que o déficit em transações correntes atua como "fator de promoção do desenvolvimento econômico"?
Sim. Na análise histórica dos ciclos de desenvolvimento da economia brasileira o crescimento econômico sempre esteve atrelado a um alto índica de poupança interna.
De forma alguma, pois o maior determinante da poupança no longo prazo é a estagnação econômica. A América Latina tem cronicamente uma baixa poupança, que é das causas da região ter baixo e volátil crescimento econômico.
Com certeza, pois as políticas econômicas voltadas ao controle de preços reduzem a poupança por longos períodos e, deste modo, a dependência da economia em relação aos fluxos de capital volátil diminui consideravelmente
Não. Quando corretamente mensurados, os influxos de capitais na América Latina estão associados com movimento de crescimento da poupança interna e redução do fluxo de capitais externos.
De modo geral, as evidências não confirmam esse princípio. No caso brasileiro, observou-se que o crescimento precede a poupança e não o inverso. É somente depois de um sustentado período de crescimento que a poupança passa a ser importante
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
Uma desvalorização cambial é um instrumento eficaz para proteger a indústria nacional.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
O superavit na balança comercial implica em sucesso no balanço de pagamentos de um país.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
O saldo do balanço de pagamentos de um país revela se houve aumento ou redução das reservas internacionais desse país.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
Uma união aduaneira pressupõe a existência de uma alíquota tarifária comum a ser praticada somente entre os países-membros dessa união.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.
Teoricamente, se uma política de câmbio fixo, como a da Argentina, for praticada por um longo período, o país tende a perder o controle de sua política monetária.
As questões de economia internacional são cruciais à compreensão das economias de mercado em um mundo globalizado. Com base nessa análise, julgue os itens a seguir.
O modelo ricardiano das vantagens comparativas afirma que o comércio internacional é nefasto para um país, se a remuneração da mão-de-obra utilizada na produção de bens comercializáveis for inferior à que prevalece no resto do mundo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...