Questões sobre Outros temas de economia

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Julgue os itens que se seguem, relativos à crise financeira deflagrada desde 2007.

Em resposta à crise, o governo brasileiro adotou, em 2008, medidas de política fiscal que visavam estimular o consumo e o investimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

O método de avaliação utilizado como técnica de análise de projetos, aplicada para pequenos valores, mas que não assume valor e dinheiro no tempo, é denominado

  • A.

    índice de lucratividade

  • B.

    payback simples

  • C.

    payback descontado

  • D.

    Valor Presente Líquido (VPL)

  • E.

    Taxa Interna de Retorno (TIR)

  • A.

    do sistema de pedágio

  • B.

    da administração pública

  • C.

    dos proprietários dos veículos individuais

  • D.

    das empresas de transporte coletivo

  • E.

    das entidades representativas das diferentes categorias de trabalhadores

Além das empresas e de suas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), o conjunto de instituições que contribui para a inovação e a ligação entre elas compreende o Sistema Nacional de Inovação.

Com relação ao ciclo da inovação,

  • A.

    a introdução de uma inovação associada a um processo de invenção dá origem ao que se denomina inovação incremental.

  • B.

    a introdução de inovações permite a introdução de outras variações denominadas imitação.

  • C.

    o processo de imitação com introdução de melhorias é denominado introdução de inovações radicais.

  • D.

    as invenções, quando associadas às patentes, são lançadas no mercado com sucesso comercial.

  • E.

    as patentes, quando empresariais, transformam-se em inovações.

No tocante à comunicação com o mercado, julgue os itens que se seguem.

O público-alvo, objeto das redes de relacionamento corporativo de qualquer empresa, representa a rede primária da interação empresa-sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No tocante à comunicação com o mercado, julgue os itens que se seguem.

Cupons, prêmios, brindes, sorteios e demonstrações no ponto de venda são ferramentas de promoção de vendas realizadas pelo marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

No tocante à comunicação com o mercado, julgue os itens que se seguem.

O macroambiente de marketing é formado pelo conjunto de todos os operadores do mercado que exercem influência direta na empresa, como fornecedores, intermediários, concorrente e clientela.

  • C. Certo
  • E. Errado

A correção de falhas de mercado que possam impedir a alocação eficiente de recursos na economia é a principal função do governo na esfera econômica. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Ações governamentais que visam à melhoria do nível de informações dos consumidores sobre os bens de consumo relacionadas à esfera legal, no que concerne aos direitos do consumidor, não se qualificam como ações no âmbito da correção de falhas de mercado.

  • B.

    Um bem público deve ser gerido com base no princípio da exclusão, ou seja, o consumo do bem por um indivíduo impede o seu consumo por todos os demais. Por essa razão, o provimento do bem público deve ser garantido pelo governo, de forma que toda a sociedade tenha acesso a serviços fundamentais.

  • C.

    A instituição de leis de proibição do fumo em locais públicos e em ambientes fechados é um exemplo de atuação do Estado na correção de falhas de mercado.

  • D.

    Diz-se que um mercado é incompleto quando um bem ou serviço deixa de ser ofertado em razão de seu custo de produção estar acima do valor que os consumidores estão dispostos a pagar por ele.

  • E.

    As externalidades positivas, ou seja, as ações econômicas que produzem benefícios para outros agentes que não aqueles diretamente envolvidos em sua produção ou consumo, não se qualificam como falhas de mercado.

A Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) é uma entidade econômica multilateral dedicada à promoção do comércio e dos investimentos entre seus membros. Em relação à integração econômica em seu âmbito, é correto afirmar que

  • A. a APEC conforma, no presente, uma área de preferências tarifárias em transição para uma área de livre comércio a ser conformada até 2020.
  • B. a APEC objetiva estimular a liberalização do comércio e dos investimentos mediante a cooperação econômica e técnica, a promoção de medidas de facilitação do comércio e não pela via da expansão e do aprimoramento de acordos preferenciais ou compromissos mandatórios entre seus membros.
  • C. objetiva a criação de uma área de livre comércio que resultará da convergência dos acordos comerciais regionais já celebrados entre seus estados membros.
  • D. a Associação atua no sentido de fortalecer e aprimorar os acordos comerciais regionais já celebrados entre os países membros e de facilitar, ao mesmo tempo, a instauração de um regime de livre comércio na Associação.
  • E. a APEC foi constituída almejando o estabelecimento de um mercado comum entre os países membros.

A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) é a maior organização latino-americana voltada para a integração econômica. Sobre sua atuação neste campo, é correto afirmar que

  • A. a Associação provê um foro de discussão e negociação de temas econômicos comerciais com vistas à formação de posições comuns nos foros negociadores internacionais.
  • B. alcança eminentemente temas de política comercial como tarifas, classificação de mercadorias, medidas de facilitação do comércio, salvaguardas, regras de origem e defesa da concorrência.
  • C. se restringe a prover o marco jurídico para acordos de integração bilaterais ou sub-regionais e a supervisionar as medidas adotadas pelos países membros na implementação dos acordos celebrados no marco da Associação em matéria de cooperação econômica
  • D. define-se em torno da articulação de iniciativas de cooperação financeira e monetária, de facilitação do comércio e de apoio aos países de menor desenvolvimento relativo.
  • E. provê marco jurídico para iniciativas de integração econômica entre os países membros e uma área de preferências comerciais constituída com base na Preferência Tarifária Regional e em acordos de alcance parcial e de complementação econômica celebrados entre os países membros.
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