Lista completa de Questões sobre Produção para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com respeito à teoria da produção, assinale a opção correta.
Quando os fatores de produção capital e trabalho são complementares, as isoquantas são linhas retas paralelas.
Se a produtividade marginal (PMG) de determinado insumo é superior à sua produtividade média (PME), então a PME, deve estar crescendo.
Em razão da existência de custos fixos elevados, a função de produção dos serviços providos pelo metrô caracteriza-se pela existência de retornos decrescentes de escala.
Considere que, aumentando-se a quantidade de determinado insumo e mantendo-se os demais constantes, seja obtida, sempre, uma redução da produção. Essa situação serve para ilustrar a lei dos rendimentos decrescentes.
Considerando-se que o problema da escolha em um ambiente de escassez constitui o cerne da análise econômica, julgue os itens subseqüentes.
A utilização de máquinas para vender diferentes tipos de produtos é consistente com a existência de custos marginais crescentes para o fator trabalho.
O estudo da microeconomia, que analisa o comportamento individual dos agentes econômicos, é fundamental para se avaliar a tomada de decisão no que se refere às questões econômicas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Se, aumentando-se a velocidade do veículo, aumenta-se também o consumo de gasolina, então, a taxa marginal de transformação técnica, ao longo de uma isoquanta, que relaciona litros de gasolina e o tempo gasto no trajeto percorrido, é sempre constante.
Considerando os conceitos de economia do setor público, julgue os próximos itens.
Os custos associados à insegurança e à falta de qualidade que caracterizam a produção de muitos software são suportados pelos consumidores. Por essa razão, os produtores não têm incentivos para solucionar esses problemas e, portanto, o nível de produção desse tipo de software é superior àquele que seria, socialmente, eficiente.
Um problema fundamental da Economia é a escolha do uso de recursos escassos na produção de bens alternativos. Suponha que o objetivo da atividade econômica em uma economia de mercado seja o de maximizar o bem-estar econômico, no sentido da conhecida condição de otimização de Pareto.
Assinale a alternativa incorreta na análise dessa questão.
A produção de bens e sua distribuição entre os consumidores precisam ser tais que a taxa marginal de substituição técnica de qualquer produto por outro seja igual à taxa de transformação dos produtos.
O sistema de preços, em qualquer condição, leva a economia ao equilíbrio geral com máximo bem-estar econômico.
A distribuição das produções precisa ser tal que a taxa marginal de substituição de qualquer produto por outro produto seja a mesma para todos os consumidores.
Haverá uma série diferente de condições de ótimo de Pareto para cada diferente modelo de distribuição de renda.
A alocação de recursos produtivos precisa ser tal que a taxa marginal de substituição técnica de qualquer recurso por outro seja a mesma na produção de todos os produtos para os quais estes recursos possam ser utilizados
A análise de longo prazo da produção de uma firma com dois fatores de produção variáveis e um determinado nível de tecnologia indica que
ocorrem rendimentos crescentes de escala quando a taxa marginal de substituição técnica entre os fatores é positiva.
as curvas isoquantas (isoproduto) não se cruzam, mas podem se tangenciar.
como não se tem fatores fixos, não ocorrem rendimentos decrescentes de escala.
quando ocorrem rendimentos crescentes de escala, a produtividade média dos fatores de produção aumenta.
quando ocorrem rendimentos crescentes de escala aumenta a distância entre as curvas isoquantas ao se afastarem dos eixos cartesianos.
Considere uma função de produção de curto prazo, com dois fatores de produção - terra (K) e trabalho (L) - e tecnologia dada. As relações entre o produto total, médio e marginal permitem definir três estágios de produção, os quais são simétricos quando observados do ponto de vista do insumo variável e do insumo fixo. Considere PL, PMeL e PMgL as siglas para representar respectivamente o produto total, médio e marginal quando o trabalho for o fator variável e o capital o fator fixo; e PK, PMeK e PMgK as siglas para representar respectivamente o produto total, médio e marginal quando a terra for o fator variável e o trabalho o fator fixo.
Nessas condições, assinale a alternativa correta.
O PMeK atinge seu máximo quando o PMgL atinge nível zero.
O PMeL está diminuindo quando o PMgK é negativo.
O PMgK atinge nível zero quando o PMgL atinge seu máximo.
O PMgL está diminuindo quando o PMeK está diminuindo.
O PMgK é positivo quando o PMeL está diminuindo.
Considere uma firma produtora de dois bens com uma base fixa de recursos produtivos e tecnologia dada. Os preços de mercado são dados para a firma e ela objetiva maximizar seus resultados. Nessas condições é correto afirmar que
existe uma única possibilidade de a firma produzir os dois bens com um custo total mínimo.
existe uma única possibilidade de a firma obter uma receita total máxima com a venda dos dois bens no mercado.
a firma pode estar em equilíbrio, maximizando seus resultados e obtendo, por meio da venda dos seus produtos, uma receita total abaixo da máxima receita total possível.
para que a produção de um dos bens seja aumentada de uma quantidade constante, o sacrifício em termos de redução da quantidade produzida do outro bem necessita ser cada vez maior.
as possibilidades de produção dos dois bens não são obtidas a partir do conjunto de produção tecnicamente eficiente.
Considere a função custo C = C0 + C(X) onde C = custo total, X a produção e C0 o nível de custos quando a produção é nula. Considere ainda que essa função seja crescente em relação a X, crescendo a taxas decrescentes até um determinado ponto a partir do qual passa a crescer a taxas crescentes. Com base nessas informações, é incorreto afirmar que
Seja a função de produção
Q = Q(K, L)
E a função custo total
C = r.K + w.L
Onde:
Q = produção;
K = capital;
L = trabalho;
C = custo total;
r = custo unitário do capital;
w = custo unitário do trabalho.
Para maximizar a produção sujeita a um dado custo total e dados os preços dos insumos, o produtor deve comprar os insumos em quantidades tais que a razão produtividade marginal do trabalho ÷ produtividade marginal do capital seja igual a
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...