Lista completa de Questões sobre Produção para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma agência reguladora deve definir a forma de cobrança por serviços de telefonia de uma empresa. Duas alternativas são consideradas: a cobrança de um preço constante por unidade de serviço prestado e a combinação de uma tarifa fixa mais um preço por unidade de serviço prestado (tarifa em duas partes). Sabe-se que a receita que a empresa regulada obteria, caso cobrasse por seus serviços um preço unitário igual ao seu custo marginal, não é suficiente para cobrir seus custos. Sem maiores informações, pode-se afirmar que, para estruturas de tarifa em duas partes e para preços constantes por unidade de serviço que façam com que a empresa prestadora do serviço não tenha prejuízo,
é possível encontrar uma tarifa fixa e um preço por unidade de serviço que, combinados, garantam que o serviço seja fornecido com custo de eficiência inferior ao que seria gerado caso a cobrança se baseasse apenas em um preço por unidade de serviço.
a cobrança de uma tarifa fixa sempre leva a um resultado socialmente superior à cobrança baseada exclusivamente em um preço constante por unidade de serviço, independentemente dos valores da tarifa fixa e do preço por unidade de serviço.
sempre é possível fazer com que o máximo de eficiência na provisão do serviço seja obtido com a cobrança da tarifa em duas partes.
nunca é possível fazer com que o máximo de eficiência na provisão do serviço seja obtido com a cobrança da tarifa em duas partes.
a cobrança da tarifa em duas partes sempre leva a um resultado socialmente inferior à cobrança baseada exclusivamente em um preço constante por unidade de serviço, independentemente dos valores da tarifa fixa e do preço por unidade de serviço.
Considere um bem Y, que se produz utilizando trabalho (K), e cuja função de produção é:
Calcule quais são os valores das Produtividades Média [PM(K)] e Marginal [PMg(K)] do trabalho quando a empresas contrata 4 (quatro) trabalhadores:PM(K) = 04; PMg(K) = 35.
PM(K) = 10; PMg(K) = 5.
PM(K) = 15; PMg(K) = 2.
PM(K) = 10; PMg(K) = 10.
Em um mapa de ISOQUANTAS, se nos deslocamos ao longo de uma mesma curva, temos distintas:
combinações de fatores produtivos para obter a mesma quantidade de produto.
relações marginais de substituições entre os bens para diferentes níveis de produção e custo.
funções de produção, de custo e de isocusto.
funções de produção combinadas a uma única função de produção e de isocusto.
Suponha uma economia em que se produz dois bens, X e Y, utilizando trabalho (L), com produtividades médias e marginais constantes em ambas produções. Sabemos que a produtividade marginal no setor X é 4 (quatro) [PMg(Lx) = 4] e que no setor Y é 8 (oito) [PMg(Ly) = 8]. Quantas unidades de Y há que se deixar de produzir para aumentar a produção de X em 24 (vinte e quatro) unidades?
46,8.
48,6
84
48.
Se a produtividade marginal do trabalho é decrescente e os preços do trabalho e do produto triplicam, a produção que maximiza os lucros de uma empresa em Concorrência Perfeita:
permanecerá constante.
poderá diminuir, porém em nenhum caso poderá cair mais que 3/3.
triplicará se a elasticidade da demanda de mão-de-obra for igual a 1,8.
Uma função de produção do tipo x = ay1 αy2 βy3 γ (α > 0; β > 0; γ > 0; a>0), onde x é o fluxo de produção por unidade de tempo, y1, y2, y3 as quantidades aplicadas dos fatores ou insumos por unidade de tempo, apresenta:
Rendimentos constantes de escala quando: α + β < 2; e α + γ = 1.
Rendimentos decrescentes de escala quando: α + β + γ < 1.
Rendimentos decrescentes de escala quando: α + β + γ = 1.
Rendimentos crescentes de escala quando: α + β + γ = 0,5.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
As isoquantas, que mostram as diferentes combinações fatoriais que asseguram lucros idênticos, não podem se cruzar.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
Em virtude de a relação entre capital e trabalho ser constante, no curto prazo, a expansão da produção conduz a um aumento da produtividade marginal do trabalho, tornando esse fator mais produtivo.
A Razão Benefício/Custo é um indicador de grande valia para a análise de investimentos aplicados em projetos econômicos e sociais, principalmente em projetos públicos, em que a principal meta do Governo é a geração de efeitos positivos (emprego/ renda) ou o controle de efeitos negativos (poluição ambiental). Assim sendo, considera-se que um projeto apresenta viabilidade quando apresenta a seguinte estrutura:
-Existem duas seqüências de fluxo de caixa sendo, uma de benefícios vb (i) e outra de custos vc (i) em que a razão benefício/ custo ou r(i) < 1 ou vb (i) ÷ vc (i) < 1
Existem duas seqüências de fluxo de caixa sendo, uma de benefícios vb (i) e outra de custos vc (i) em que a razão benefício/ custo ou r(i) = 1 ou vb (i) ÷ vc (i) = 1
Existem duas seqüências de fluxo de caixa sendo, uma de benefícios vb ( ) e outra de custos vc (i) em que a razão benefício/ custo ou r(i) ≤ 1 ou vb ( i ) ÷ vc (i) ≤1
Existem duas seqüências de fluxo de caixa sendo, uma de benefícios vb ( i ) e outra de custos vc (i) em que a razão benefício/ custo ou r(i) ≠ 1 ou vb ( i ) ÷ vc (i) ≈1
Existem duas seqüências de fluxo de caixa sendo, uma de benefícios vb (i) e outra de custos vc (i) em que a razão benefício/ custo ou r(i) > 1 ou vb ( i ) ÷ vc (i) > 1
Quando uma empresa emprega quantidades de seus fatores de produção de modo a tornar mínimo o custo de produção, é correto afirmar que
cada fator de produção é contratado até o ponto em que seu preço se iguala ao valor de seu produto médio.
cada fator de produção é contratado até o ponto em que seu preço se iguala ao valor de seu produto marginal.
os fatores de produção são contratados até o ponto em que o valor de seu produto médio é máximo.
os fatores de produção são contratados até o ponto em que o valor de seu produto marginal é mínimo.
quando dois fatores de produção são contratados em quantidades maiores do que zero, a razão entre seus produtos marginais é igual à razão entre seus preços.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...