Lista completa de Questões sobre Produção para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os fabricantes I e II, os dois únicos empresários da indústria de antenas digitais, têm conhecimento da matriz de payoffs acima, que mostra pares ordenados, em que os números representam, respectivamente, o lucro médio mensal esperado do fabricante I e do fabricante II, que estabelecem suas estratégias de forma independente. Quando os fabricantes I e II combinam conjuntamente sua produção de forma a maximizar os lucros totais da indústria, a estratégia de cobrar um preço alto resulta em um par ordenado (400, 300), em vez de (300, 240). Com o objetivo de reforçar a competitividade da indústria nacional de antenas digitais, o governo impôs uma legislação antitruste.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Dado que os fabricantes I e II estabelecem suas estratégias de forma independente, a melhor estratégia para o fabricante I é ameaçar cobrar um preço baixo, caso o fabricante II passe a cobrar um preço baixo.A curva de possibilidade de produção (CPP) tem como finalidade:
Considere a análise da função de produção no curto prazo. O ponto máximo de produção será alcançado quando
Tendo em vista que o consumidor, muitas vezes de forma inconsciente, obedece a determinadas regras de comportamento em sua atuação no mercado, julgue os itens que se seguem. O conjunto de todas as combinações possíveis entre dois insumos capazes de produzir uma mesma quantidade de produto é denominado isoquanta.
Tendo em vista que o consumidor, muitas vezes de forma inconsciente, obedece a determinadas regras de comportamento em sua atuação no mercado, julgue os itens que se seguem. A relação entre insumo e produção é afetada tanto pela proporção em que os insumos são combinados quanto pela escala de utilização desses insumos.
Em uma estrutura de mercado, as empresas A e B produzem mercadorias homogêneas; e, nessa circunstância, P(Q) = 70 Q é a representação da curva de demanda, na qual Q é a produção total das duas empresas. Cada empresa tem conhecimento do custo marginal da outra, e os custos totais dessas empresas são: CTA = 10 × Q + 2 e CTB = 30 × Q + 1.
A respeito dessa estrutura, julgue os itens seguintes.
Se a empresa A determinar seu volume de produção e, após observar a produção da empresa A, a empresa B decidir o seu volume de produção, então, nesse caso, as quantidades de equilíbrio associadas às empresas A e B serão, respectivamente, QA* = 40 e QB* = 0.Em uma estrutura de mercado, as empresas A e B produzem mercadorias homogêneas; e, nessa circunstância, P(Q) = 70 Q é a representação da curva de demanda, na qual Q é a produção total das duas empresas. Cada empresa tem conhecimento do custo marginal da outra, e os custos totais dessas empresas são: CTA = 10 × Q + 2 e CTB = 30 × Q + 1.
A respeito dessa estrutura, julgue os itens seguintes.
Se, nessa concorrência, os preços forem decididos simultaneamente, então a empresa B deverá abandonar o negócio; a empresa A dominará o mercado e estabelecerá o preço de monopólio PA = 40.Uma empresa usa dois fatores de produção, cujas quantidades são representadas por K e L, e produz com retornos constantes de escala. Sendo Y a quantidade de produto da empresa, qual das funções abaixo NÃO pode ser sua função de produção?
É o índice multiplicador que se aplica sobre o CMV, Custo de Mercadoria Vendida, líquido para determinar o preço de venda. Esse índice, muitas vezes, é determinado de forma empírica ou aleatória, sem qualquer sustentação técnica:
Riani (1990, p. 27) ensina, consistentemente, que a impossibilidade de atingir a produção ótima, por imperfeições da concorrência, é denominada de falhas de mercado, decorrentes de indivisibilidade do produto, externalidades, custo de produção decrescente e mercados imperfeitos e riscos e incertezas na oferta de bens e serviços. A respeito das falhas de mercado identificadas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para os bens indivisíveis, por esse motivo denominados bens públicos, pode-se estabelecer preços através do mercado.
( ) Os bens públicos ou indivisíveis são considerados bens não rivais, implicando que o consumo de um indivíduo não implicará em menor consumo de outro.
( ) As externalidades ocorrem quando os benefícios e custos privados, medidos pelos preços de mercado, diferem dos benefícios e custos sociais.
( ) Os custos de produção, sendo decrescentes, ocasionam falhas no funcionamento do mercado.
( ) Os riscos e incertezas ocasionam falhas no funcionamento do mercado na medida em que os agentes econômicos não possuem certeza absoluta sobre a estabilidade dos preços e custos, o que lhes garante o prêmio de risco aos preços que praticam.
A sequência está correta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...