Lista completa de Questões de Economia da Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
A política de abertura comercial em condições de sobrevalorização cambial teve como resposta um intenso processo de reestruturação da industrial brasileira na década de noventa. Esse processo acarretou:
fechamento de linhas de produção consideradas não competitivas.
redução substancial da importação de bens de capital.
rigidez dos contratos de trabalho
especialização da produção industrial em atividades de alto valor agregado.
reduções de produtividade acompanhados de aumento do emprego.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à teoria do desenvolvimento endógeno.
Percebe o crescimento econômico como um processo caracterizado pela incerteza e pelo acaso, sendo condicionado pelas características mutáveis do mercado e pelas decisões dos atores.
Considera a acumulação de capital e o progresso tecnológico fatores chaves no crescimento econômico.
Busca interpretar o processo de desenvolvimento a partir de uma perspectiva territorial, introduzindo o espaço na discussão.
Defende a flexibilidade frente às formas rígidas de organização da produção.
Tem uma visão hierarquizada e linear da inovação, na qual os passos que vão do descobrimento científico e da invenção à inovação são dados sucessivamente.
Sobre a estratégia de desenvolvimento equilibrado, elaborada por Rosenstein-Rodan, assinale a alternativa CORRETA.
Consiste na realização de um conjunto de investimentos numa gama variada de indústrias, promovendo-se um grande impulso na economia (big push).
Baseia-se no princípio de que o processo de crescimento pode ser visto como se desenvolvendo num intervalo de tempo relativamente breve de duas ou três décadas, durante as quais a economia se transforma de tal maneira que o crescimento econômico se torna, subseqüentemente, mais ou menos automático.
Representa o resultado final de uma série de desequilíbrios ou de avanços desiguais dos diferentes setores.
Resulta do processo de crescimento econômico que distribui diretamente a renda entre os proprietários dos fatores de produção.
Chama a atenção para as decisões de investimento da empresa motriz, que, com sua capacidade inovadora e liderança, exerce um efeito impulsionador sobre as demais empresas.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Tratando-se da análise de Shumpeter sobre o processo de Desenvolvimento Econômico, é INCORRETO afirmar que:
o fluxo circular constitui um sistema de equilíbrio geral, em que as relações entre as variáveis ocorrem em condições de crescimento equilibrado e são determinadas pelo ritmo da expansão demográfica.
o desenvolvimento econômico deriva de novas combinações dos fatores de produção e de mudanças revolucionárias e irreversíveis da função de produção agregada.
as novas combinações significam destruição de combinações antigas.
a fase ascendente do ciclo econômico shumpeteriano prolonga-se pela existência de direitos de patente, que permitem aos inovadores manter por mais tempo preços elevados de seus produtos.
na recessão, as firmas concorrenciais aumentam sua participação na economia, em detrimento das firmas com maior poder de mercado, que mantêm combinações antigas.
Acerca dos Fundos Constitucionais de Financiamento, criados pela Lei n.7.827, de 27 de setembro de 1989, que regulamentou o Artigo 159, Inciso I, alínea "c", da Constituição Federal, de 1988, assinale a alternativa CORRETA.
Têm por objetivo promover as exportações das regiões menos desenvolvidas.
Estão sob a administração da Adene-Agência de Desenvolvimento do Nordeste.
Têm por objetivo integrar e desenvolver as regiões brasileiras, por meio do financiamento de atividades produtivas, atuando nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Constituem um mecanismo de incentivo fiscal, atuando como meio de criar vantagens comparativas para as regiões menos desenvolvidas
Servem de importante mecanismo para o financiamento da infra-estrutura nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
O desenvolvimento econômico define-se pela existência de crescimento econômico contínuo, em ritmo superior ao crescimento demográfico, envolvendo mudanças de estruturas e melhoria dos indicadores sociais. Com o desenvolvimento, NÃO se pode afirmar que:
a economia adquire maior estabilidade e diversificação.
o setor de mercado interno aumenta simultaneamente sua participação na economia, passando a ser o elemento dinâmico do sistema.
o progresso tecnológico e a formação bruta de capital tornam-se gradativamente fatores endógenos.
as estruturas econômicas tornam-se inadequadas à adoção de inovações tecnológicas e ao crescimento econômico sistemático.
as exportações de produtos manufatureiros se diversificam e o comércio exterior se amplia.
O crédito rural pode ter as seguintes finalidades: crédito de custeio, investimento e comercialização. O crédito de custeio destina-se:
a converter em espécie os títulos oriundos de sua venda ou entrega, pelos produtores ou suas cooperativas.
a cobrir despesas normais dos ciclos produtivos.
a aplicar em bens ou serviços, cujo desfrute se estende por vários períodos de produção.
a converter em espécie os títulos oriundos de sua venda ou entrega, pelos produtores ou suas cooperativas, e a cobrir despesas normais dos ciclos produtivos.
a cobrir prejuízos ocorridos durante a comercialização.
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Indique a afirmativa INCORRETA.
As linhas de orçamento deslocam-se para a direita em resposta a um aumento na renda do consumidor.
As linhas de orçamento fazem uma rotação em torno de um ponto fixo quando o preço de uma mercadoria é modificado, mantendo-se constante a renda do consumidor e o preço da outra mercadoria.
Os consumidores maximizam sua satisfação sujeita à restrição orçamentária
Quando um consumidor maximiza sua satisfação, a taxa marginal de substituição é igual à soma dos preços das duas mercadorias.
Às vezes, a maximização da satisfação é obtida por meio de uma solução de canto.
Economia - O Plano de Metas e a Industrialização Brasileira - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
O Plano de Metas adotado no governo Juscelino Kubitschek pode ser considerado o auge do modelo de Substituição de Importações no Brasil. Na sua elaboração, visava-se atacar os pontos de estrangulamento existentes e impedir o aparecimento de novos. Os setores que foram identificados como pontos de estrangulamento são:
energia, transporte e alimentação.
educação e saúde.
indústria de bens não duráveis e semi-duráveis.
exportadores de produtos primários.
siderurgia e construção civil.
Economia - O Plano de Metas e a Industrialização Brasileira - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Um dos mecanismos utilizados para evitar crises cambiais e proteger a indústria nacional brasileira durante a vigência do modelo de substituição de importações foi o sistema de taxas múltiplas de câmbio que consistia:
no estabelecimento de vários mercados cambiais, destinando-se a cada um deles alguns tipos de demanda e oferta de divisas.
no estabelecimento de um sistema de licenças para importar, controlando o acesso dos demandantes de divisas à moeda estrangeira.
na promoção de uma forte desvalorização da taxa de câmbio nominal, acima do aumento dos preços internos.
na elevação das tarifas de importação.
na limitação da quantidade do produto importado a um valor pré-estabelecido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...