Questões de Economia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Economia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O estudo da economia brasileira, incluindo-se aí o fenômeno inflacionário que a caracterizou durante um longo período, é importante para a compreensão da situação econômica atual do Brasil. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. O crescimento da economia brasileira, no período de 1955 a 1979, caracterizou-se pelas taxas elevadas de proteção, pela forte participação do Estado na economia, bem como pela presença do capital estrangeiro.
  • B. No Plano de Metas, a expansão do setor industrial, embasada na produção de bens de consumo duráveis e na ampliação do setor de infraestrutura, ocorreu sem pressões inflacionárias em razão do equilíbrio das contas públicas, que prevaleceu na vigência desse plano.
  • C. A diversificação da produção industrial no âmbito do modelo de importações, que prevaleceu no Brasil até o final da década de 70, deveu-se à valorização real do câmbio e à elevação das tarifas aduaneiras.
  • D. Na visão de Celso Furtado, a desvalorização substancial do câmbio no pós-guerra, por expandir as importações de bens finais e intermediários e elevar o custo de produção, contribuiu para reduzir a rentabilidade do setor industrial.
  • E. Entre 2000 e 2006, o crescimento dos gastos públicos deveu-se à expansão do chamado gasto social e das despesas de capital, evidenciadas pelo aumento substancial do investimento público nesse período.

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens de 68 a 72.

A disseminação da medição individualizada de água em condomínios, por reduzir a quantidade de água utilizada, conduz a um deslocamento ao longo da curva de demanda de água tratada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos aos instrumentos econômicos utilizados para promover a sustentabilidade.

I      Entre os instrumentos econômicos utilizados no combate à poluição se destacam os impostos pigouvianos — imposto que, quando acrescido ao preço de um produto, gera uma externalidade negativa tal que o valor cobrado iguala o custo marginal externo dos danos ambientais.

II     O sistema de comércio de cotas de poluição é um mecanismo de promoção da eficiência alocativa, pois estabelece um mercado para os direitos de poluir, emitindo créditos ou permissões negociáveis para a poluição. No entanto, tal sistema existe apenas em teoria e muitos acreditam que jamais poderá ser implantado dadas as suas dificuldades operacionais.

III    As políticas de promoção da sustentabilidade fazem uso de uma série de instrumentos de comando e controle, especialmente a fixação de padrões que determinam a qualidade do meio ambiente a ser atingida, padrões que especificam o tipo de equipamento e normas e recomendações acerca do método a ser utilizado na produção.

IV     As soluções com base em mecanismos de mercado, como impostos e subsídios, são sempre mais eficientes e efetivas que os mecanismos fundamentados em estratégias de comando e controle.

 

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Na tocante aos aspectos societários das empresas, assinale a opção correta.

  • A. As empresas organizadas sob a forma de sociedades por quotas de participação, além de serem de responsabilidade ilimitada, caracterizam-se, também, pela facilidade de transferência de propriedade, pelos baixos custos de formação e por sua existência perpétua.
  • B. Para reduzir os conflitos de agência nas sociedades por ações, os acionistas devem arcar com as despesas referentes à implementação de sistemas de incentivos e estímulos que induzam os gestores dessas sociedades a maximizarem o preço das ações, em vez de agirem em benefício próprio.
  • C. Um dos maiores problemas associados às sociedades para fins específicos decorre do fato de que esse tipo de organização empresarial, por não isolar as outras atividades comerciais dos acionistas controladores, eleva substancialmente os riscos do empreendimento tanto para esses agentes como para os financiadores do projeto.
  • D. Para fins de operações de fusão, cisão e incorporação, realizadas entre empresas independentes, exige-se, das sociedades por ações, que contabilizem os ativos e passivos da sociedade incorporada pelo seu valor histórico.
  • E. Nas sociedades anônimas, ao fim de cada exercício social, a diretoria deve apresentar, obrigatoriamente, as demonstrações financeiras referentes aos lucros ou prejuízos acumulados, ao resultado do exercício e aos fluxos de caixa, excetuando-se, porém, aquelas referentes ao balanço patrimonial e suas mutações ocorridas no referido exercício.

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens de 68 a 72.

Se determinado consumidor aloca mensalmente parte de seu salário entre dois bens, x e y, e se a utilidade marginal do bem x for superior àquela referente ao bem y, então, para elevar seu nível de utilidade, o consumidor deve reduzir o consumo de x e elevar o consumo de y.

  • C. Certo
  • E. Errado

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo-se aí, consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A presença de economias crescentes de escala em determinada indústria indica a existência de fortes pressões competitivas nesse mercado, excluindo, pois, a sua monopolização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das funções do governo relacionadas à economia, assinale a opção correta.

  • A.

    O fornecimento de bens e serviços públicos está diretamente ligado a duas das funções do governo relacionadas à forma e à intensidade de sua intervenção na economia, quais sejam, as funções alocativa e distributiva.

  • B.

    A fixação de taxa de juros de curto prazo (SELIC) em patamar inferior ao praticado no sistema financeiro por instituições financeiras oficiais, como o BB, é exemplo da função distributiva do governo de intervir na economia.

  • C.

    O setor público, no cumprimento da sua função estabilizadora da economia, realiza a provisão dos chamados bens meritórios, que geram externalidades positivas e são financiados compulsoriamente por meio da tributação.

  • D.

    Em uma economia de mercado, quando o governo realiza a tributação progressiva dos indivíduos de maior renda e subsidia aqueles com menores rendimentos, está exercendo a função de estabilizar a economia, em decorrência dos desequilíbrios do sistema.

  • E.

    Por meio da política monetária, o governo utiliza-se de instrumentos que afetam diretamente a atuação do sistema financeiro, como o recolhimento compulsório, a assistência financeira de liquidez e a instituição de imposto sobre as operações financeiras.

A administração financeira, que aborda técnicas e princípios de gestão financeira empresarial, constitui um ferramental importante para avaliar a situação econômico-financeira das firmas. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Empresas que apresentem índices de giro dos ativos totais bem inferiores à média das empresas do setor não geram um volume suficiente de negócios para o seu investimento em ativos e, portanto, devem expandir suas vendas e(ou) reduzir seus ativos.
  • B. O retorno residual sobre o capital investido, que é igual ao custo total do capital aplicado, pode ser visto como o valor agregado líquido da empresa em termos percentuais.
  • C. A lucratividade das empresas, mensurada pelo índice de margem operacional após impostos, será tanto maior quanto maiores forem o NOPAT (lucro operacional líquido após impostos) e as vendas líquidas dessas empresas.
  • D. A acumulação de estoque pelas empresas, decorrente da crise econômica atual, conduz ao aumento tanto do índice de liquidez corrente, quanto do índice de giro de estoques.
  • E. Uma das desvantagens de se utilizar o índice de coberturas de despesas financeiras fixas para avaliar a capacidade de as empresas honrarem suas dívidas decorre do fato de que esse indicador inclui apenas as despesas com juros.

Suponha que o nível ótimo de poluição e* seja dado pela interseção das curvas de benefício marginal e custo marginal de controle da poluição, representadas no gráfico acima. Considere, ainda, que esse nível ótimo é atingido mediante a fixação de um imposto, por unidade de poluição, representado pela linha horizontal no gráfico. Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes.

No equilíbrio eficiente, no sentido de Pareto, a arrecadação do governo decorrente da imposição do imposto sobre poluição é dada pela área A + B + C.

  • C. Certo
  • E. Errado

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo-se aí, consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Mercados organizados sob a forma de concorrência monopolista envolvem um número relativamente grande de firmas que operam de forma não-colusiva e caracterizam-se por adotarem estratégias de diferenciação do produto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...