Lista completa de Questões de Economia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos modelos teóricos de macroeconomia aberta, julgue os próximos itens.
No modelo keynesiano simples, a condição Mashall-Lerner pressupõe, ceteris paribus, que a desvalorização do câmbio real só aumenta o saldo comercial se a soma absoluta das elasticidades-preço das demandas por exportação e por importação for menor que 1.
Em relação a questões de desenvolvimento econômico e social, julgue os itens subseqüentes.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mensura o nível de desenvolvimento humano dos países e, para tal, leva em conta indicadores de educação e longevidade, porém, exclui a dimensão renda, já que essa dimensão já está contemplada no cômputo do PIB.
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A análise do consumo, da poupança e do investimento é fundamental para e entender a determinação da renda e do produto de equilíbrio. A esse respeito, assinale a opção correta.
A incorporação da renda futura esperada na função de consumo constitui a principal contribuição da teoria keynesiana do consumo.
De acordo com a hipótese do ciclo de vida, o consumo depende tanto da renda como da riqueza dos consumidores.
Restrições ao crédito, por desestimularem o consumo, elevam a poupança, provocando, assim, um deslocamento ao longo da função de poupança da economia.
Acelerações na taxa de crescimento das inovações tecnológicas deslocam a curva de demanda de investimento para baixo e para a esquerda.
Acerca dos modelos teóricos de macroeconomia aberta, julgue os próximos itens.
A trindade impossível identificada por Mundell refere-se à impossibilidade de combinar livre mobilidade de capital, taxa de câmbio flutuante e política monetária autônoma.
Em relação a questões de desenvolvimento econômico e social, julgue os itens subseqüentes.
As agências de fomento estaduais, cujo objetivo é financiar capital fixo e de giro associados a projetos nos estados, podem praticar operações com recursos próprios e recursos provenientes de repasses originários de fundos constitucionais e dos orçamentos federal, estadual e municipal.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A ação do Estado é crucial para garantir a produção eficiente e eqüitativa de bens públicos, bem como de bens privados ofertados pelo setor público. Baseando-se nos princípios básicos da economia do setor público e das finanças públicas, julgue os itens subseqüentes.
A existência de bens públicos puros - não-excludentes e não-rivais - justifica a intervenção do Estado na economia, visto que esses bens não são eficientemente providos pelo setor privado.
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando uma economia fechada e sem governo, descrita pelas seguintes relações: Y = C + I; C = 80 + 0,8Y; I = 120, em que Y é a renda interna bruta, C representa o consumo das famílias e I corresponde ao investimento autônomo, é correto afirmar que
a propensão média a consumir é superior à propensão marginal, e o nível de consumo é igual a 880.
um aumento de 50% nos investimentos autônomos expande a renda de equilíbrio de 6%.
a propensão marginal a poupar dessa economia aumenta com o nível de renda.
a renda de equilíbrio é igual a 1.000 e o multiplicador keynesiano do consumo eleva-se a 1,25.
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O modelo da oferta e da demanda agregada constitui um instrumento extremamente útil para a análise das flutuações econômicas de curto prazo. Com base nesse modelo, assinale a opção correta.
A curva de demanda agregada é negativamente inclinada porque uma contração da oferta de moeda aumenta as taxas de juros e o nível geral de preços, reduzindo, assim, a procura por bens e serviços.
Se a atual crise econômica dos Estados Unidos da América (EUA) reduzir as importações norte-americanas provenientes do Brasil, então, a curva de demanda agregada da economia brasileira se deslocará para cima e para a direita.
Quando a economia está operando abaixo do seu nível de pleno emprego, a produção total cresce mais rapidamente do que os custos de produção e, portanto, a curva de oferta agregada é menos inclinada.
Os aumentos recorrentes do preço do petróleo corridos nos últimos anos, por se transmitirem aos preços finais dos bens e serviços, provocam um deslocamento ao longo da curva de oferta agregada da economia.
Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, que versam sobre mercado de trabalho e sobre a complexidade e multirreferencialidade nos processos de formação profissional.
Os jovens de 15 a 24 anos de idade vêm experimentando uma queda quase contínua na taxa de participação no mercado de trabalho desde a década passada, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A teoria macroeconômica analisa a mensuração e o comportamento dos grandes agregados econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Aumentos da emissão monetária e das taxas de juros elevam o deficit público, entendido em seu conceito operacional, porém não alteram o resultado primário, que corresponde à diferença entre as despesas e a arrecadação não-financeiras do governo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...