Lista completa de Questões de Economia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o economista brasileiro Gílson de Lima Garófalo, pela Teoria do Consumidor, a microeconomia estuda a intenção dos indivíduos, com base em suas respectivas rendas, de se apropriarem de uma quantidade de bens que lhes propicie a maximização de suas satisfações, originando as procuras (individuais e agregadas) que se traduzirão em rendimentos para as firmas. Com base no exposto e considerando outros pressupostos gerais da microeconomia, julgue os itens a seguir.
A microeconomia se interessa pelo estudo dos agregados como a produção, o consumo e a renda da população como um todo.
O estudo da economia do setor público inclui tópicos como análise econômica das funções do governo e conceitos básicos da economia do setor público, assim como o financiamento das atividades do Estado. Com referência a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A privatização dos setores de infra-estrutura que ocorreu na maioria dos países ampliou a função reguladora do Estado, sobretudo, nos casos em que esses setores apresentam características de monopólio natural.
Julgue os itens que se seguem, quanto a teoria e política do comércio internacional.
Evidências empíricas comprovam que o comércio internacional conduz à equalização, entre os países, dos preços de fatores como mão-de-obra e capital conforme postula a teoria neoclássica do comércio.
O estudo da economia do setor público inclui tópicos como análise econômica das funções do governo e conceitos básicos da economia do setor público, assim como o financiamento das atividades do Estado. Com referência a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A razão dívida/PIB é tanto maior quanto mais elevada for a taxa de crescimento da economia e quanto menor for o deficit primário do setor público.
Julgue os itens que se seguem, quanto a teoria e política do comércio internacional.
A política comercial estratégica, que se baseia na existência de falhas de mercado para justificar a intervenção estatal, coloca em evidência a relação assimétrica de poder entre os países.
O estudo da contabilidade nacional diz respeito à mensuração dos agregados macroeconômicos. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A exemplo das pensões e aposentadorias, os rendimentos dos aluguéis, por não contribuírem para a produção corrente, não entram no cômputo do produto interno bruto (PIB).
Quando as despesas de investimento bruto excedem os gastos com depreciação, ocorre um aumento do investimento líquido às expensas da redução no estoque de capital da economia.
Despesas com a construção de escolas e hospitais bem como aquelas referentes ao pagamento dos funcionários públicos são contabilizadas como gastos do governo, contribuindo, assim, para elevar o PIB, quando computado sob a ótica da despesa.
Aumentos das importações de bens de capital, por elevarem a capacidade produtiva, contribuem para expandir a produção e a renda bruta da economia.
O desenvolvimento econômico e social requer que o crescimento econômico se faça acompanhar de melhorias significativas dos indicadores socioeconômicos. A respeito desses aspectos, que são particularmente relevantes no Brasil em razão das desigualdades entre indivíduos e regiões que caracterizam o país, julgue os itens subseqüentes.
No âmbito das parcerias público-privadas, a criação das sociedades de propósito específico, além de canalizar recursos privados para viabilizar investimentos em infraestrutura e serviços de utilidade pública, permite, também, acompanhar e fiscalizar os projetos de investimentos referentes aos setores mencionados.
Julgue os itens que se seguem, quanto a teoria e política do comércio internacional.
A teoria nacionalista do comércio preconiza uma política comercial que estimule a preservação e o desenvolvimento da indústria nacional, mediante subsídios, tarifas, cotas e barreiras não-tarifárias, entre outras formas de proteção.
Julgue os itens subseqüentes, que versam acerca das teorias macroeconômicas e contas nacionais.
Normalmente em países desenvolvidos o produto nacional bruto (PNB) é maior que o produto interno bruto (PIB).
Economia - Crescimento x Desenvolvimento Econômico Brasileiro no Século XX - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito do cenário econômico brasileiro e de suas implicações sobre as pequenas e as microempresas no Brasil, julgue os itens subseqüentes.
No período de 2003 a 2008, o crescimento da massa salarial no Brasil deveu-se unicamente ao aumento do emprego, visto que o rendimento real médio dos trabalhadores não se alterou durante esse período.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...